Empreendedorismo

O poder do mindfulness no desenvolvimento de liderança

Um líder deve sempre estar atento às novas tecnologias e informações, entretanto também precisa de muito foco para desenvolver as atividades com excelência, pois dele depende toda uma equipe. Assim, com essas necessidades conflitantes, usar o mindfulness para o desenvolvimento de liderança está entre as tendências do futuro.

O conceito de mindfulness refere-se a um estado de total atenção ou consciência plena que pode ser alcançado realizando meditação e também exercícios de concentração que possibilitam melhorar o foco. Assim, o objetivo da prática é que as atividades sejam realizadas com a mesma atenção que da primeira vez, no chamado “mente de principiante”.

Portanto, quando se fala em associar o mindfulness à liderança, refere-se ao desenvolvimento de um líder plenamente consciente, o que tem um grande impacto no crescimento da carreira e também no alcance de objetivos pessoais e profissionais.

Como o mindfulness impacta no desenvolvimento da liderança?

A grande complexidade de cargos de liderança atualmente exige que os profissionais desempenhando essas funções tenham um amplo preparo para conseguir lidar, além das atividades diárias, também com muitas cobranças por resultados e com as demandas da equipe, seja por suporte, incentivo ou apoio.

Devido esses diversos fatores, o líder precisa ser um profissional com capacidade de discernir prioridades e também dar tempo a cada atividade, pois muitas vezes a ansiedade para realizar diversas ações ao mesmo tempo acaba por prejudicar a qualidade das execuções e comprometer o resultado final.

O principal benefício do mindfulness para o líder nesse cenário é permitir que ele aprimore algumas habilidades importantes para o dia a dia, como, por exemplo a atenção total à tarefa em desenvolvimento naquele momento e também a capacidade de não fazê-la no automático, como resultado de repetições prévias, mas a execute com a mente de principiante.

Outro resultado dessa prática no dia a dia do profissional que pretende investir no desenvolvimento da liderança é relacionado aos benefícios inter-relacionais proporcionados. Assim como a atenção total deve ser dedicada às tarefas realizadas, ela também precisa estar presente no relacionamento com os demais colaboradores. Para a equipe, ter um líder que presta atenção nas sugestões, críticas e contribuições é essencial para estabelecer um ambiente de trabalho positivo.

Dessa forma, o mindfulness consegue extrapolar o benefício específico de melhorar o desenvolvimento das atividades e impacta ainda a relação com os outros profissionais de forma a torná-lo um líder mais respeitado por todos.

Como adotar o mindfulness?

Dados os benefícios possíveis de serem atingidos com a técnica de mindfulness no ambiente corporativo, muitos líderes questionam-se sobre como adquirir tais competências com um cotidiano tão atribulado. Inicialmente é necessário dedicar tempo à prática, afinal, só é possível dominar aquilo que se leva tempo aprendendo e aprimorando. Confira algumas dicas:

  • tire alguns minutos por dia para atentar-se a respiração, sentindo profundamente a inspiração e a expiração;
  • quando estiver desenvolvendo uma tarefa ou em um diálogo treine sua mente para dedicar total atenção ao momento, quando pensamentos diversos surgirem, foque novamente e continue aprimorando a técnica;
  • procure ajuda profissional para se aprimorar no mindfulness, incluindo com um coaching de liderança;
  • se informe sobre o tema com base em artigos e livros.

O desenvolvimento de liderança, assim como o mindfulness, não é algo que acontece de um dia para o outro e exige dedicação, auxílio profissional e também foco, portanto, inicie agora mesmo esse projeto de crescimento pessoal e profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *