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O que é Automação de Marketing?

Automação de Marketing é um método que consiste na prática de recursos para automatizar os processos de relação com seus leads, apresentando dados importantes para atingirem até o momento da compra. E, também, com consumidores, automatizando o pós-venda para garantir uma experiência agradável, até gerar novos negócios.

Há diversas histórias a respeito da automação de marketing, por isso, é fundamental explicar por que a estamos apresentando.

Muitos pensam que uma ação produzida automaticamente (como seguir de volta ou combinar publicações em redes sociais) já seja automação de marketing em sua forma total.

Mas essas são só atividades simples e estão muito aquém do que julgamos como automação de marketing na prática.

Primeiramente, essa ferramenta é quando se realiza de forma caracterizada e escalável com as pessoas que compartilham com seu trabalho nos muitos meios online.

É compreender porque diretamente o Lead que está envolvido naquele período de compra. Dando à ele todos os dados de que precisa, em algum tempo, de forma automatizada, como efeito do processo.

Algumas vantagens para a sua marca

Por que investir em automação de marketing causa melhoria, negócios e receita? E, também, por que pode reduzir custos de alcance de leads e aumentar a concentração de consumidores?

Veja mais sobre cada um desses benefícios:

Captação de leads que não estão finalizados

É normal nos depararmos com o caso de o consumidor não estar no tempo certo de aquisição. Por muitas vezes, ele pode ter:

  • Gasto o orçamento do ano;
  • Outras prioridades;
  • Realizado uma compra;
  • Não ter observado que tem um problema e deve resolvê-lo.

Em todas essas condições, são contatos que não estão prontos e que não irão finalizar a compra agora, mas podem vir a comprar logo.

O relacionamento ainda é importante nesse caso. O que muitas vezes falta é a marca educá-los, dando mais dados para gerar demanda.

Pode ser só uma questão de timing também, mas, nessas condições, seguir próximo e aumentando valor é o bastante para gerar segurança e manter sua marca na mente do cliente em potencial quando o momento de compra chegar.

A automação possibilita fazer essa relação de forma eficaz e com poucos custos.

Funil com eficiência

Sabemos que em toda aquisição há um sistema com alguns pontos pelos quais todo consumidor deve passar. É como se fosse um pré-requisito de uma parte saber as informações básicas do período anterior.

Não adianta promover inscrições para o vestibular a quem ainda não resolveu sua profissão, por exemplo. No caso da R4 Digital, não faz sentido apresentar uma base como o RD Station para quem ainda não compreende de marketing digital.

Por meio da prática do cliente, a automação de marketing permite conhecer o estágio de compra, os interesses de cada potencial cliente, conduzindo o conteúdo devido para levá-lo ao próximo período.

O que vemos como efeito é um funil que se movimenta, ou seja, no meio das pessoas que entram na mira da sua marca, um número menor caminha para as partes finais e, de fato, se torna consumidor.

Tickets para leads preparados

Você conhece alguém que compra vinhos mais caros? Ou alguém que não conhece muita coisa e quer alguma opção no mercado para tomar no jantar? Ou quem já teve aulas sobre esse assunto, leu livros, estudou e se tornou conhecedor do tema?

Quanto mais o lead sabe sobre o assunto, maior sua tendência de reconhecer a dificuldade e se sentir determinado a investir mais no resultado.

Leads mais responsáveis geram tickets maiores e a automação de marketing assegura esse papel de gerar o conteúdo devido e colocar à venda.

Comunicação com a persona

Com as ações de automação, é possível separar os leads por muitos fatores, como função, trabalho, seção, momento de aquisição, etc.

A partir dessas possibilidades de segmentação, sua marca pode customizar muito melhor a relação. E fazer com que as diversas personas cumpram suas próprias etapas e não mais um caminho comum.

A solução, na prática, é uma produção extremamente alta no relacionamento, inserindo valor a cada estágio e mantendo os leads desejosos pelos próximos conteúdos.

Mais facilidade para o marketing

Com a automação, uma grande parte da organização do lead que o marketing teria que fazer para negócios é automatizada.

Claro que há uma força grande na produção dos “caminhos” que os diversos leads precisam seguir, mas, quando estão corretos, não é necessário ficar o tempo todo partindo do zero.

Isso reduz a vontade de um grupo de marketing, que está voltada em fazer, de forma manual, esse contato.

Leads mais preparados pelo vendedores

As tratativas com o vendedor são bem distintas quando o lead está começando a descobrir o assunto e quando ele já procurou, entende bem o tema, sabe das suas exigências e quer apenas um apoio para tomar a decisão final.

Se os leads estão bem realizados, os vendedores devem investir menos horas fazendo contato para realizarem a venda.

Ciclo menor de vendas 

Como todo projeto de organização é realizado pelo sistema, os vendedores podem captar leads já nas últimas partes do processo de compra.

Isso faz com que o potencial cliente passe menos tempo debatendo com o vendedor. Por isso, o tempo do responsável de vendas fica mais proposto a ajudar o consumidor a definir a melhor solução.

Vendedor mais produtivo

Com todos os passos iniciais do meio de venda conduzidas pela ferramenta de automação e temas criados anteriormente, os vendedores podem ser muito mais produtivos.

Uma vez que a ferramenta faz corretamente o trabalho, eles se sentem mais à vontade para concentrar-se naqueles leads que estão mais consumados. Confiam também que os contatos que ainda não estão no período certo, voltarão à ele depois de um tempo.

Como não há a obrigação de fazer todo o conhecimento original, também devem se especializar nas fases finais do meio, assegurando uma taxa de conclusão mais alta.

Mais sucesso com Leads mais preparados

Da mesma maneira como discutimos que as pessoas com maior base costumam ter tickets mais elevados, elas também já sabem bem o que aguardar e como realizar o seu produto ou serviço.

Isso faz com que tenham mais resultado, fiquem por mais tempo e tenham mais referências. Os bens, quando somados, geram um resultado ainda maior!

Texto produzido por R4 Digital

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