EmpresasNegócios

O que é IoT?

Internet das coisas ou IoT (internet of things) surgiu através da junção de diversas tecnologias. O conceito se refere à interconexão de objetos do dia a dia com a internet através de sensores inteligentes e softwares que transmitem os dados para a rede mundial de computadores.

Em outras palavras, são objetos que, conectados à internet, geram e transmite dados e funcionam de maneira inteligente.

Mas afinal, como e quando surgiu o termo IoT?

O termo IoT foi criado pelo pesquisador britânico do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Kevin Ashton. Ele explicou em uma entrevista à revista “Inovação Em Pauta”, que o termo surgiu durante uma apresentação para executivos da Procter & Gamble em 1999, quando ele falava da ideia dos produtos da empresa serem etiquetados eletronicamente, para facilitar a logística da cadeia de produção, através de identificadores de rádio frequência.

Com o avanço tecnológico e devido às infinitas possibilidades que a internet das coisas oferece, os custos estão ficando cada vez menores e chegando com mais frequência ao consumidor final com as mais diferentes aplicações.

Hoje, mais da metade da população mundial já vive em ambientes urbanos. Em 2050, em uma previsão da ONU, considera-se que a proporção suba cerca de 66,7%.

Sendo assim, surgiu a necessidade das cidades serem lugares sustentáveis e bem organizados, que suportem mudanças climáticas e o nascimento de milhões de habitantes.

O IoT veio revolucionar não só o cotidiano das pessoas, mas principalmente o ambiente empresarial, podendo ser adotado nos mais diversos segmentos de mercado, mantendo sempre o objetivo de maximizar a produtividade e manter o fluxo de trabalho com baixos custos de onde se originam diversos benefícios, como uma maior segurança da informação, pois segredos industriais, por exemplo, ficam salvos em sistemas.

Mas vale a pena lembrar que é de suma importância contar com profissionais e fornecedores qualificados para monitorar e garantir que a implementação da IoT seja um sucesso. A B2ML, por exemplo, é pioneira na área e tem um ótimo portfólio de soluções em IoT para empresas de diversos portes.

Texto produzido por B2ML Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *