Serviços

O que é necessário para realizar o içamento?

O içamento de cargas pesadas exige, além de cuidado e atenção, o uso de ferramentas e recursos eficientes, a fim de prevenir acidentes e situações de riscos, além de facilitar o procedimento.

Realizado em diversos locais, para a locomoção de diversos tipos de materiais, o içamento, de acordo com as ferramentas utilizadas, pode suportar objetos pesados e grandes

E para que o resultado seja positivo, é preciso que o serviço seja executado da melhor forma. Agora saiba como realizar um içamento eficiente e seguro, seja em obras, indústrias ou mudanças.

A segurança dos profissionais

O içamento de cargas pode ser feito através da contratação de empresas especializadas ou de forma independente e, para a segunda opção, são necessário ainda mais cuidados e atenção aos detalhes.

Todos os procedimentos executados em indústrias, na construção civil e outras empresas exige o cumprimento das leis e normas estabelecidas para determinado segmento.

Este cumprimento é uma forma simples de manter os processos realizados e, consequentemente, a empresa regularizada, além de evitar acidentes envolvendo os colaboradores ou os materiais e cargas que serão transportados, gerando multas e o atraso do projeto, por exemplo.

Para isso, é essencial realizar pesquisas sobre as normas e leis vigentes, além de adquirir serviços para prevenção de acidentes, como a Inspeção de cintas de içamento.

Estes serviços podem evitar acidentes de diversas proporções e ainda certifica a qualidade, segurança e eficiência dos equipamentos.

Cuidados com os equipamentos

Averiguar a estrutura e funcionamento de todos os equipamentos e ferramentas, deve ser feito com antecedência, mesmo com a aquisição de produtos alugados. Desta forma, é possível reduzir as chances de acidentes.

Além disso, a verificação do funcionamento do equipamento de forma prévia, possibilita a troca do produto com a empresa contratada.

Caso o responsável pelo procedimento realize o aluguel dos equipamentos, as empresas ficarão responsáveis por realizar este tipo de análise, porém, é importante obter a certeza de que tudo está como planejado e necessário.

Para isso, a manutenção preventiva de todos os equipamentos deve ser realizada antes da execução do içamento, ou comprovada pelas empresas que irão disponibilizar as ferramentas.

Estes equipamentos podem ser de grande porte e importância ou ferramentas que, apesar das proporções, sejam tão essenciais para o içamento quando outros equipamentos, como uma lanterna, corda e gancho, por exemplo.

Acessórios necessários

Além dos equipamentos que serão responsáveis pelo sustento das cargas, são necessários acessórios para otimizar o manuseio deles, além de outras atividades.

Um dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) necessário e muito utilizado em processos de içamento de cargas, é a Bota de segurança preço.

Além de luvas, suportes e outras ferramentas, a bota é essencial para proteger os profissionais de queda de materiais e objetos cortantes.

Para isso, é importante que todos os materiais sejam produzidos de acordo com as exigências das normas trabalhistas, principalmente a Norma Regulamentadora número 6.

Esta que garante a procedência a qualidade dos materiais utilizados, a fim de manter a eficiência e segurança dos procedimentos realizados.

Dentre os tipos de EPIs, é possível destacar:

  • Cintos de segurança;
  • Botas e botinas;
  • Mangotes e luvas;
  • Óculos e viseira;
  • Máscaras;
  • Protetores auriculares;
  • Entre outros.

O uso do modelo mais adequado de Equipamento de Proteção Individual, pode variar de acordo com as características do ambiente em que o procedimento será executado e dos riscos que a atividade oferece ao profissional. Desta forma, é selecionado o modelo e tamanho de equipamento mais apropriado.

Estes acessórios e EPIs são essenciais para diversas tarefas, como uma Lanterna a prova de explosão, principalmente se o içamento será executado em um obra ou em uma indústria, por exemplo, onde é possível encontrar materiais nocivos e contaminantes, além de espaços que ofereçam risco ao bem-estar dos colaboradores.

As medidas necessárias

De acordo com as necessidades do projeto, o içamento exige máquinas e ferramentas específicas, além de mão de obra e empresas altamente qualificadas.

Para isso, é essencial sempre pesquisar sobre os produtos e serviços disponíveis no mercado, a fim de obter os resultados esperados com a finalização do projeto.

O processo de içamento pode ser feito de diversas formas e qualquer descuido, por menor que seja, pode provocar consequências indesejadas.

Desta forma, são necessários diversos cuidados para a execução do processo. Além disso, é importante destacar que o içamento, muitas vezes, é somente uma etapa de um procedimento.

E, por isso, qualquer erro pode afetar outras etapas, como o atraso de um construção ou reforma ou, ainda, acidentes causados em espaços industriais. Tome os devidos cuidados e torne o processo de içamento mais seguro e proveitoso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *