MarketingServiços

O que é OLAP (Online Analytical Processing)?

Dentre o meio corporativo, tão importante quanto a execução de tarefas é saber analisar os dados, de preferência de forma objetiva e prática. Isso ajuda a gerenciar e direcionar a empresas e as devidas estratégias a serem traçadas, como é o caso do OLAP.

Neste texto, falaremos sobre o conceito do OLAP, ou online analytical processing, e como sua aplicação pode ser benéfica às empresas que as adotam.

OLAP

O olap é um software, no qual sua tecnologia de estruturação permite que os analistas corporativos, gerentes, dentre outros cargos, possam analisar e ter um panorama geral de dados corporativos de forma rápida, consistente e principalmente de forma interativa.

Para que se entenda a funcionalidade do olap, podemos definir que inicialmente ela é caracterizada por realizar uma análise dinâmica e em diversas dimensões dos dados colhidos de uma empresa, possibilitando que o usuário tenha uma experiência de navegação no software mas também de análise.

Sua aplicações e ferramentas são projetadas para que possam trabalhar com banco dados desnormalizados. Eles podem navegar por dados de um Data Warehouse (um depósito de dados orientado por assunto, de forma integrada, não volátil e variável com o tempo) e detém uma estrutura específica que é capaz de realizar pesquisas e apresentar informações diversas.

Uma comparação necessária – OLTP vs OLAP

A sigla OLTP, que significa Online Transactional Processing, ou os também conhecidos como sistemas transacionais, ou então sistemas analiticos, são os que, dada a sugestão do nome, se baseiam em transações. Para que fique devidamente claro e explicativo, segue exemplos:

  • Sistemas contábeis;
  • Sistemas de compra;
  • Aplicações de cadastros;
  • CRMs e ERPs.

Uma característica muito específica desse tipo de sistema é a sua alta taxa de atualização, a grande movimentação de volumes de dados e também acessos pontuais que tratam de pesquisas com resultados de menor volume.

Já o software que estamos neste ponto do artigo se baseiam em fornecer o subsídio para as decisões, partindo de análises sólidas em determinadas bases de dados, que podem chegar a ter milhões de registros em sua totalidade.

Métodos e desempenhos

Os métodos mais populares de armazenamento de dados que são usados pelos sistemas OLAP são o que chamam de ROLAP e MOLAP, onde a única diferença são as diferentes tecnologias utilizadas de banco de dados.

O método ROLAP  utiliza uma tecnologia na qual os dados permanecem armazenados em uma série de colunas e tabelas.

Já o MOLAP usa a devida tecnologia em que os dados são armazenados em arrays multidimensionais (estrutura de dados que possuem duas ou mais dimensões).

No entanto ambos fornecem uma base sólida de análise e possuem vantagens e desvantagens neste processo.

Vamos entender de uma maneira mais simples:

ROLAP é o sistema mais indicado para o DATA WAREHOUSE, já que tem uma grande quantidade de dados e necessita de um número alto de funções além das diversas especificações a serem aplicadas.

Já o MOLAP é muito mais indicado para DATA MARTS, em que os dados tendem a ser mais específicos e o aplicativo é encaminhado para fazer uma análise de dimensionalidade limitada, pequena e com poucos detalhamentos no quesito de informação.

No quesito desempenho o MOLAP precisa de um período longo de execução da carga desses dados e dificilmente essa carga é diária. Isso ocorre porque há um número alto de informações a serem atualizadas de forma que para que se possa haver um retorno rápido para as consultas de interface OLAP.

Já o método ROLAP, permite um carregamento muito mais rápido devido suas estruturas feitas com tabelas e colunas, que são bem menos complicadas em comparação com as utilizadas pelo MOLAP. Além disso, o menor número de informações a serem pré-calculadas e resumidas se dão como outro importante fator relacionado com a velocidade.

 Por fim, pudemos compreender com este artigo que o sistema OLAP é importante para empresas que desejam realizar a análise de dados de uma maneira mais eficiente.

O sistema OLAP traz para a empresa que o adere ganhos importantes no quesito de produtividade, já que ele auxilia firmemente na tomada de decisões que podem ocorrer de forma imediata e consistente.

Além disso o sistema fornece respostas em alta velocidade para a consulta de gerentes ou analistas. Todo esse tratamento às informações e benefícios trazidos pelo OLAP, mostram o quão importante e necessário é sua função para qualquer negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *