EquipamentosMateriaisSegurançaUniformes

O uso de equipamentos para a segurança de funcionários

Equipamentos de segurança para funcionário

Em um negócio, independentemente de qual segmento seja, os funcionários são peças fundamentais para o bom andamento do local e das atividades como um todo. Isso porque eles podem atuar nas mais diversas áreas, como na logística, vendas, marketing e comunicação, limpeza e administração, fazendo fluir as demandas de serviços.

No entanto, não basta apenas realizar a contratação de funcionários, é importante pensar em sua segurança e constante atualização.

Para auxiliar na questão da seguridade do colaborador, existem os equipamentos de proteção individual que são desenvolvidos para evitar acidentes e problemas no local de trabalho.

Se você é empreendedor ou toma conta de um negócio, saiba que seu funcionário e sua segurança são responsabilidades da empresa que contrata. Por isso, esse artigo separou algumas dicas no que se refere a equipamentos de proteção individual e que podem ser de extrema importância para garantir a segurança dos seus funcionários. Não deixe de conferir!

Invista na segurança dos funcionários

Também conhecidos como EPIs, os equipamentos de proteção idividual são fundamentais para garantir a segurança dos seus funcionários na realização de atividades. Como eles podem ser necessários e se adequam as necessidades de muitas situações e ambientes, diversos setores podem precisar utilizar esses equipamentos, esse é o caso do:

  • Setor varejista;
  • Comércio;
  • Setor hospitalar;
  • Atacadista.

Mas, afinal, quais seriam esses equipamentos? É preciso pontuar aqui, como já mencionado, que existem diversos modelos e tipos disponíveis no mercado, mas alguns itens merecem destaque por terem uso frequente nos mas diversos segmentos.

Nesse contexto, um dos principais EPIs, sem dúvidas, é o protetor auricular silicone. Isso porque audição é sentido importante e muito delicado do corpo humano, assim, diversas atividades podem comprometer a boa qualidade auditiva.

Para se ter uma ideia de sua importância, os protetores podem ser usados em trabalhos que envolvem lojas e espaços de construção, uso de máquinas e ambientes ruidosos, barulhos por parte de engrenagens, atuações industriais ou dentro do setor automobilístico.

Com isso, torna-se necessário investir em um protetor que ofereça segurança à audição de seu funcionário, sendo que o modelo de protetor auditivo silicone ganha certo destaque no mercado. Isso porque, além de oferecer segurança, ele evita dores de ouvido, sendo um material mais flexível e de fácil encaixe.

Além disso, a limpeza desse material é facilitada e sua durabilidade merece destaque. Vale ressaltar que esse equipamento, assim como os demais EPIs devem ser entregues ao funcionário pela empresa.

Por fim, dentro do aspecto auricular, outro material bastante interessante é o abafador tipo plug. Esse abafador é um tipo de protetor bastante flexível que também pode ser utilizado nos ouvidos.

Seu custo de fabricação é considerado baixo e sua resistência alta. Por isso, muitas pessoas investem nesse tipo de material para os seus funcionários.

Outro equipamento bastante interessante são as botas de segurança industrial. isso porque ela previne diversos riscos relacionados à queda de objetos e até choques. Para saber mais itens e a segurança com relação a indústria confira o tópico seguinte.

Proteção e ambiente: o setor industrial

O setor industrial é um dos que mais precisa ter atenção quando o assunto é proteção. Isso porque os funcionários estão o tempo todo lidando com sistemas automatizados, de corte, peso, contato direto com metais, barulho e outros fatores considerados de risco.

Por isso, o uso da roupa adequada é essencial nesse ambiente e é nesse contexto que surge uso de botas de segurança industrial como um elemento importante. Afinal, as botas conseguem proteger os pés de ferimentos, equipamentos cortantes, escorregões e, como já dito, choques.

Existem diversos modelos de botas, a depender do local de uso. Outro material que também serve como uma bota, mas que apresenta uma proteção até o tornozelo é a botina industrial.

Essa botina apresenta diversas qualidades como a resistência, durabilidade, flexibilidade, proteção elevada e adaptabilidade aos meios. Seu uso também pode ser considerado bastante versátil.

Além do uso das botas, é importante também pensar nas mãos, sendo que o mercado disponibiliza diversas luvas. Outro material que pode ser utilizado nas mãos é o creme de proteção para as mãos epi.

A depender do material que o técnico e profissional vão manusear, é de extrema importância pensar em um creme de proteção.

Assim como as pessoas utilizam protetor solar quando precisam se expor ao sol, é fundamental investir no uso de cremes ao se expor diante de materiais inflamáveis, contaminantes e pesados. Desse modo, é importante destacar o uso conjunto das luvas e de proteção reforçada.

Outros meios de segurança

Além do uso de botas e de proteção para os ouvidos, é possível utilizar roupas com outro tipo de revestimento. O uso de óculos também é de extrema importância para auxiliar na proteção da visão.

Por fim, o ideal é buscar informações no setor de segurança do trabalho, verificando quais elementos de proteção são necessários para a função desempenhada em seu estabelecimento se a empresa está cumprindo com isso, prezando pela segurança de seus funcionários.

Assim, pode-se recorrer, inclusive, aos serviços de vistoria e monitoria para implementar a segurança de seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *