EmpreendedorismoProdutos

Onde encontrar containers?

A globalização dos processos humanos, tem intensificado cada vez mais as relações comerciais internacionais. E quando a questão é relações econômicas de longa distância, não são, mais, apenas os materiais e métodos que importam, mas o transporte em si, como a compra de containers, adquire um grande peso na tomada de decisões.

O preço e efetividade do transporte, é fator decisivo para o estabelecimento dos acordos comerciais.

Transporte de mercadorias é um dos processos mais importantes no comércio. As mercadorias, muitas vezes, são produzidas em locais distantes de onde são consumidas. E ainda, por vezes, elas são produzidas usando materiais que também viajaram longas distâncias.

Na realidade a maioria dos produtos que usamos e temos contato, vieram, ou possuem componentes que vieram de longas distâncias. Essa regra vale tanto para bens de consumo, quanto para alimentos, já que hoje em dia é muito comum o comércio internacional de alimentos.

Para a maior parte dos setores da economia, o transporte é essencial. E se falando em transporte, temos que pensar em alguns pontos importantes:

  • Alocação dos produtos;
  • Características específicas de armazenamento (quando houver);
  • Distância do trajeto;
  • Tipo de produto;
  • Fragilidade;
  • Embalagem para transporte;
  • Meio de transporte.

Vamos falar um pouco dessas características, em especial das “embalagens para transporte”. Para um transporte eficiente, é necessária uma boa embalagem. Algo que possa ser usado de maneira a facilitar o processo.

Por isso, desde que foram inventados, os containers têm sido amplamente utilizados para o transporte de todo tipo de produtos e a venda de container apenas aumentou.

O que é um container?

Um container é uma caixa de grande dimensão construída de alumínio, aço ou fibra, que tem por finalidade o transporte. Uma característica do container é a resistência, pois ele é projetado para poder ser usado várias vezes.

O container é uma das formas de transporte mais usadas no transporte marítimo, amplamente utilizado no comércio internacional.

Mas, por que é tão usado?

O container é uma forma de padronizar as cargas para um transporte eficiente. Em um porto, por exemplo, existem diversos tipos de mercadorias de todos os tipos e tamanhos sendo transportados. Então seria muito trabalhoso alocar uma a uma, e planejar o espaço baseado em cada nova carga e descarga.

Por isso, padronizar as cargas é a melhor solução, até agora. Dessa maneira, facilita muito o transporte porque não há mais preocupação com o espaço nem com alocação de mercadorias, já que os containers têm área externa padronizada, já chegam cheios de produtos bem alocados prontos para serem empilhados e transportados.

O formato padrão do container o torna prático, pois não importa o produto de dentro, é sempre garantido que a carga terá as mesmas medidas de espaço e resistência. A única coisa que pode mudar é o peso.

Talvez um uso pouco conhecido do container seja para a construção civil. A tendência de comprar container para construir casas, alojamentos, edifícios comerciais e edifícios temporários, tem levado os projetistas a procurar o container a venda.

Eles têm sido utilizados em vários tipos de edificações e têm a vantagem de serem resistentes e terem uma estrutura sólida.

Assim como caixas comuns, containers podem ser usados para armazenamento também, e podem oferecer uma boa proteção para suas mercadorias de qualquer fator externo. O formato externo é padronizado, porém o compartimento interno pode ser modificado para qualquer necessidade.

Dependendo da finalidade, é necessário comprar um, mas em vários casos é possível recorrer ao aluguel de container. A locação de container pode ser utilizada para os casos em que se precisa excepcionalmente transportar ou armazenar algo por um período definido de tempo.

Ainda é possível dividir os custos de aluguel e frete ao dividir o espaço do container, já que as mercadorias nem sempre ocupam todo o espaço interno e essa acaba sendo a maneira mais barata.

Containers são muito usados em canteiros de obra porque são muito versáteis, podem servir como alojamentos e até escritórios de ponta, podendo ser transportados em caminhões. Além disso, podem ser mais práticos e confortáveis do que a maioria das instalações temporárias.

Por não precisarem de montagem, podem ser usados como instalações para eventos ao ar livre, podendo ter sistemas elétricos e hidráulicos. Para eventos, é uma ótima opção, pois podem ser usados na hora em que são posicionados, e podem ser removidos logo depois do uso, de uma maneira muito rápida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *