Segurança

Pensando na segurança e conforto da sua empresa

Para garantir a segurança de uma empresa é solicitado que ela tenha a certificação da Auto de vistoria do corpo de bombeiros, mais conhecido como AVCB. Essa certificação serve como um comprovante de que o local ou edifício está apto e dentro das normas de proteção contra incêndio.

O documento também assegura que todos os dispositivos de incêndio como, por exemplo, extintores, estão funcionando e sua validade varia de 1 a 5 anos e, após esse tempo, é necessário renová-lo. Para isso, faz-se necessário solicitar uma nova vistoria no corpo de bombeiro.

O AVCB pode ser aplicada nos segmentos:

  • Comercial;
  • Industrial;
  • Evento;
  • Empresa de prestação de serviço.

Ou seja, em qualquer edifício que comporta circulação em massa de pessoas ou em condomínios residenciais, é obrigatório realizar essa vistoria, pois esta é uma forma de garantir que os transeuntes não corram nenhum tipo de risco de vida.

Mesmo se responsável por solicitar a vistoria, esquecer do prazo de validade e passar do dia, pode-se agendar a renovação sem problema. O Laudo avcb também defende que cada lugar tenha uma brigada de incêndio para ajudar nos procedimentos em possíveis cenários de risco.

O documento para ter validade e, de modo correto, o laudo final da vistoria deve constar que todos os lugares como escada de emergência, saídas, placas e equipamentos estão funcionando  dentro das regras, ou seja, das normas de segurança.

Todo esse processo é fundamental para deixar o prédio seguro, sendo essencial a sua solicitação junto ao Corpo de Bombeiro da Polícia Militar, pois eles podem solicitar os certificados do acvb a qualquer momento ou até mesmo se deslocarem para onde a empresa está endereçada para realizar a vistoria.

Em caso de dúvida, consulte os bombeiros para orientação completa.

Fique por dentro da brigada de incêndio

Como foi dito no texto anterior, é essencial manter os prédios seguros contra incêndio, para que transmita que o ambiente é confiável, proporcionando ainda bem-estar e credibilidade.

Para isso, além dos equipamentos de prevenção, é preciso um contingente qualificado e capacitado para prestar os primeiros atendimentos em uma situação de emergência, pois dessa forma é possível evitar o caos e minimizar o máximo dos danos pessoais, patrimoniais e materiais.

Você sabe o que é brigada de incêndio? São grupos de profissionais que são responsáveis pelas atividades no começo e durante um sinistro enquanto equipes mais especializadas (bombeiro) não chegam ao local.

Eles focam no risco em potencial que pode ocorrer em prédios ou condomínios verticais. Estes precisam conhecer o plano de emergência da edificação, participar de exercícios de simulação, entre outras atividades essenciais.

De acordo com o Código de Segurança Contra Incêndios e Pânico e dentro da Norma de Procedimento Técnico número 17, é necessário que no mínimo 80% dos funcionários de um prédio, somado com mais um morador de cada andar, possuam o curso de brigada de incêndio.

Esses cursos devem contemplar as aulas teóricas e práticas, das quais estimule a integração entre os participantes, permitindo uma formação adequada com táticas contextualizadas.

Hoje, a brigada de Incêndio é uma exigência das vistorias do Corpo de Bombeiro e, também, são realizadas questões sobre o sistema de proteção contra incêndio.

Saiba sobre a instalação de ar condicionado

Para realizar uma instalação de ar condicionado seja parede ou de janela, o primeiro passo essencial é escolher o aparelho. É preciso se atentar aos detalhes como, por exemplo, ver a tensão de alimentação do aparelho de acordo a tensão de onde será realizada a sua instalação.

Após a verificação da parte elétrica, é necessário observar as dimensões do caixilho para o ar condicionado (janela ou parede), pois a caixa do aparelho precisa ter o tamanho menor que o espaço disponível no caixilho.

Apesar de ser fácil a instalação, o ideal é contratar uma Empresa de instalação de ar condicionado para garantir a efetividade do serviço. Ela saberá se o caixilho está pronto ou não, pois somente com ele pronto é que o aparelho pode ser colocado no lugar.

Saiba que a empresa fará uma vedação com uma espuma. Normalmente, esta já vem com o dispositivo, não sendo uma preocupação.

Depois de ligado, sempre verifique se ele está gelando ou se não está formando gelo no condensador e o filtro. Em caso de dúvida, sempre consulte um profissional, pois ele saberá orientá-lo melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *