EmpreendedorismoMarketingNegócios

Persona: Conheça seu cliente de verdade!

cliente

Conhecer o cliente a fundo é uma tarefa complicada, mas que todas as empresas precisam.

Em um mundo de ampla concorrência como o que vivemos hoje, onde uma rápida pesquisa no Google oferece infinidades de opções de escolha, saber quem é o seu consumidor é a chave para conseguir atraí-lo e convertê-lo sem grandes problemas.

Existem muitas formas de se fazer isso, como com estudos do comportamento do consumidor. Mas para te ajudar, vamos juntos conhecer a melhor técnica para colocar isso em prática: a Persona!

E então, vamos descobrir quem é seu cliente? Boa leitura!

O que é persona?

Podemos definir uma persona como sendo um personagem fictício, criado com base em dados reais, que representa o seu cliente ideal.

Ela funciona assim como um consumidor comum. Tem características complexas que a constroem e se estrutura de forma completa para responder a todas as dúvidas que uma empresa possa ter. Então, podemos até mesmo dizer que uma persona é como um cliente que está o tempo inteiro disponível para responder qualquer questão que a marca tiver.

A grande vantagem de se criar uma persona para sua empresa é que a partir dela você conseguirá desvendar uma série de dúvidas como: qual a melhor estratégia de marketing para meu público? O que eles procuram em um produto ou serviço? Que abordagem devemos usar com esses clientes? Onde posso melhorar e o que mais os atrai?

Essas são apenas algumas perguntas que a persona responde, mas podemos enumerar muitas outras.

O que torna a persona tão especial é que ela dará base para todas as decisões que uma empresa toma. Sempre devemos manter o foco total no cliente, e é isso que essa personagem fictícia proporciona.

Vale ressaltar que uma marca não precisa ter apenas uma única persona. A quantidade de clientes ideais pode variar de acordo com o tamanho do público e da própria empresa. Assim, marcas pequenas costumam ter de 1 a 2 personas, mas empresas multinacionais como a Coca-Cola apresentam várias personas específicas para cada país, fazendo a companhia acumular centenas de clientes ideias ao redor do mundo.

Para que você tenha um bom ponto de partida, aconselhamos que mantenha sua empresa entre 2 a 4 personas. Assim garante foco total nas necessidades destes clientes representados em suas personagens.

Como faço uma persona?

Fazer uma persona não é uma tarefa difícil, mas pede bastante dedicação e cuidado.

Como mencionamos, a persona é criada a partir de dados e informações reais de seus clientes. Desse modo, é preciso ter cuidado e fazer um boa curadoria dessas informações para que seu cliente ideal seja realmente confiável.

Se você procura um método mais fácil, pode recorrer a softwares do mercado que unem seus dados e criam a persona ideal para sua empresa de forma automática, como é o caso do Jornio

Outra possibilidade é encontrar templates pré-prontos na internet que se assemelham às suas necessidades.

Mas se você deseja fazer uma persona do zero, vamos te mostrar como apenas com alguns passos!

  1. Encontrando os dados

A primeira etapa é coletar os dados que vamos precisar, e para isso podemos aderir a técnica tradicional de criação de personas, fazendo entrevistas com amostras do seu público, ou partir para informações que achamos na internet.

Ferramentas como Facebook Insides e Google Analytics são ideias para esse momento, pois fornecem uma grande quantidade de dados demográficos que te auxiliam a desenhar sua persona.

  1. Crie o cliente ideal

Com as informações em mãos, é hora de organizar tudo!

Se der uma olhada na internet vai ver que existem diversos tipos de templates de persona, alguns com mais e outros com menos informações. Separamos aqui os dados que consideramos essenciais para que seu cliente ideal seja útil para sua marca.

  • Nome
  • Idade
  • Gênero
  • Status civil
  • Localização
  • Profissão
  • Renda média
  • Dores
  • Necessidades
  • Canais de comunicação que mais usa
  • Fontes de informação
  • Objeções a sua empresa
  • Argumentos válidos
  • Marcas que admira
  1. Revise

O terceiro e último passo para criar uma persona é revisá-la com grande frequência.

Lembre-se que seu cliente ideal funciona como uma pessoa de verdade, e assim como nós ele também muda e evolui. Por isso precisamos sempre conferir para ter certeza de que as informações da persona ainda são válidas.

Conclusão

Criar uma persona é o que falta para que sua empresa comece a atrair mais clientes!

Conheça seu consumidor e entregue o que ele deseja. Assim será fácil fazer seus leads aumentarem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *