Equipamentos

Por que usar nobreak em um data center?

Toda empresa que possui um data center sabe a importância de manter essa central em pleno funcionamento, com todos os equipamentos em atividade. 

Uma das formas de garantir isso é com o uso de nobreaks. Neste artigo você vai saber mais sobre por que usar nobreak em um data center e a importância desse equipamento.

Primeiramente vamos conceituar o que é um data center: é um centro de processamento de dados que abriga diversos equipamentos, como roteadores, servidores, computadores, entre outros. 

O data center, além de processar, armazena milhares de dados e todo tipo de informação, que são essenciais para o funcionamento das empresas.

Por isso, quando um data center apresenta problemas ou para de responder, pode comprometer as operações da companhia.

Por que usar nobreak?

O nobreak ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, em inglês), é um equipamento que fornece energia constante aos aparelhos ligados a ele, estabilizando a voltagem da corrente elétrica que chega pela rede e deixando-a mais “limpa” antes de chegar aos aparelhos.

Assim, quando há queda da energia fornecida pela rede, o nobreak é acionado e passa a ser a fonte de energia dos aparelhos. Tais quedas repentinas podem provocar perda de dados e arquivos, além de danos temporários ou permanentes às máquinas.

Os erros e danos causados paralisam as operações, diminuem a produtividade e causam prejuízo financeiro às empresas. Por isso a importância de utilizar nobreaks em data centers.

Além do fornecimento de energia, estabilização da voltagem e melhora da qualidade da corrente, preservam a vida útil dos aparelhos conectados ao nobreak, trazendo economia à empresa. 

Uma vez que a corrente elétrica fornecida pela rede não tem sempre a mesma voltagem, os equipamentos eletrônicos podem ser prejudicados por picos de tensão ou subtensão de energia.

Para um melhor desempenho e preservação dos equipamentos de um data center, incluindo os nobreaks, é preciso restringir o acesso humano a ele, para que somente técnicos especializados no assunto tenham contato. 

Uma infraestrutura correta, incluindo sistema de ar-condicionado, também é fundamental.

A refrigeração do data center tem a função de manter a temperatura estabilizada para que todos os equipamentos funcionem corretamente, uma vez que o superaquecimento dos aparelhos eletrônicos causa danos a eles.

Já em relação aos nobreaks, é preciso entender os diferentes tipos para escolher corretamente seu equipamento e realizar a manutenção preditiva, preservando sua vida útil.

Escolhendo o nobreak

Existem 3 tipos de nobreak no mercado, com diferenças relevantes entre eles. Acompanhe o texto e entenda quais os pontos de cada um. 

Modelo on-line

O modelo mais indicado para data centers é o on-line. Além de estabilizar a voltagem da corrente que chega da rede elétrica, ele possui uma bateria interna que é abastecida a todo momento.

Quando a energia cai, o nobreak passa a abastecer os equipamentos imediatamente, uma vez que sua bateria interna está sempre em funcionamento.

Modelo off-line

O nobreak mais simples e indicado para ambientes domésticos é o off-line. Ele não possui um estabilizador interno, apenas uma bateria. 

A bateria é acionada quando acontece a queda de energia, precisando de um curtíssimo tempo para funcionar.

Nesse caso, ele funciona tempo suficiente para que as pessoas tenham tempo hábil para salvar arquivos, desligar máquinas ou realizar quaisquer processos que sejam necessários antes de ficarem sem energia, sem prejudicar as máquinas, nem perder dados.

Modelo de linha interativa

Há também a categoria intermediária, que é o nobreak de linha interativa. Ele possui um estabilizador, que regula a voltagem.

O acionamento da bateria interna é como o nobreak off-line: ocorre assim que falta energia na rede.

A importância da manutenção

Assim como todo equipamento eletrônico, o nobreak precisa de manutenção. Um dos pontos de atenção é a bateria interna do nobreak, que precisa ser trocada a cada 3 ou 5 anos, a depender dos aparelhos ligados a ele.

Uma boa opção é a locação de nobreak, pois alugar esse tipo de equipamento pode acelerar os processos de manutenção e troca de aparelhos, uma vez que eles ficam a cargo das empresas fornecedoras da tecnologia.

Os nobreaks, então, protegem os equipamentos de variações da energia elétrica, preservando sua vida útil e diminuindo os danos. 

Além disso, evita a perda de dados, arquivos, informações e o corrompimento de informações em caso de queda repentina de energia.

Agora que você já sabe por que usar nobreak em um data center, faça um projeto elétrico com empresa especializada e escolha bem seus equipamentos. Qualidade é essencial para o bom funcionamento do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *