DicasEmpreendedorismoSegurança

Procedimentos que reforçam mais a segurança

segurança

Em uma empresa, seja ela do ramo industrial ou não, existem alguns detalhes que são importantes se atentar para garantir a segurança tanto do patrimônio, como dos funcionários.

Devido à importância essa temática, esse artigo vai tratar sobre procedimentos que servem para reforçar ainda mais a segurança em seu estabelecimento. Não deixe de conferir!

Instalações elétrica: a importância de um gerador

Um dos sistemas mais importantes dentro da indústria se refere às instalações elétricas. Elas precisam ser feitas de forma assertiva para evitar sobrecarga no sistema e um possível curto-circuito. Isso causaria um grande dano à empresa, funcionários e também aos equipamentos do local.

No âmbito das instalações elétricas, existe também a preocupação em prevenir um possível apagão, no caso de uma queda na rede de distribuição de energia no município. É por isso que se pode utilizar um gerador.

Um gerador de energia é um equipamento elétrico bastante importante que trabalha transformando energia mecânica em elétrica.

Por meio desse equipamento é possível ficar tranquilo caso haja alguma pane no sistema elétrico. Isso porque, no caso de panes ele é ativado, suprindo a carência de energia elétrica no local, até que o sistema se estabilize.

Dentre os benefícios em fazer o uso do gerador, podemos destacar:

  • As rotinas da indústria não precisam parar por conta da pane elétrica;
  • Reduz custos para a empresa;
  • Reduz os riscos de acidentes elétricos;
  • Reduz a possibilidade de perda do material.

Ainda, um detalhe interessante se refere à tecnologia incorporada aos sistemas geradores. Por exemplo, a automação de grupos geradores, automatiza alguns processos, de modo que a máquina já é programa para operar no caso de uma pane, sem que haja uma ativação humana naquele determinado momento.

Isso garante bastante eficiência ao processo, além de otimizar o tempo de intervenção e ação diante de uma falha no sistema.

Prevenção contra incêndios

Uma das grandes preocupações dentro do ambiente industrial se refere à possibilidade de incêndio. Para uma indústria funcionar, ela precisa apresentar algumas documentações, no que se refere à segurança do patrimônio.

Um dos documentos exigidos se refere ao Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB, que tem validade de 5 anos (podendo reduzir a depender do prédio).

Esse laudo demonstra que o local possui técnicas de segurança e contenção de incêndio, caso ele apareça. No caso da AVCB renovação, que pode ser solicitada junto ao corpo de bombeiros.

Outras ferramentas de segurança

Além de se prevenir contra incêndios, é importante adotar outros procedimentos, por exemplo, instalar uma camera de segurança, em pontos específicos da sua empresa. Com a câmera é possível monitorar os departamentos, trabalhadores assim como quem entra e sai da empresa.

Equipamentos como câmeras de segurança ajudam a inibir a ação de bandidos, reforçando ainda mais a proteção do local. Também é possível investir em alarmes conectados a centrais de segurança, assim como investir em softwares de tecnologia que facilite a monitoria do local.

Outro elemento bastante interessante que pode ajudar a garantir a segurança do local é realizar a contratação de uma empresa de portaria e limpeza.

A empresa de portaria consegue monitorar e cadastrar as pessoas que aderem ou saem do local, além de pedir as liberações necessárias.

Já de limpeza consegue manter o local organizado e limpo, o que evita problemas de saúde e uma possível pane nos equipamentos por conta de excesso de poeira e sujeira. Geralmente, esses serviços já são terceirizados e por isso, contam com uma equipe especializada nos segmentos.

Segurança dos trabalhadores

Existem diversos ramos dentro do mercado de trabalho e a depender do tipo, varia o risco de vida que se oferece ao trabalhador. É por isso que para a realização de procedimentos, torna-se necessário adotar medidas de segurança.

Dentro das empresas, principalmente as de grande porte, existe o departamento responsável pela segurança do trabalho.

Esse setor pode ser formado pelo médico do trabalho assim como técnicos que entregam os equipamentos de proteção individual (também conhecido como EPI), psicólogos e pessoas para orientar os trabalhadores sobre os melhores procedimentos, assim como os mais seguros.

Esse setor vai ser responsável por garantir procedimentos de segurança para os trabalhadores, desde os que praticam rotinas administrativas, até mesmo os que estão em ambiente operacional.

É muito importante que uma empresa adote um departamento de segurança do trabalho para reduzir os índices de acidente no ambiente do trabalho, afetando sua saúde e manchando a imagem da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *