EmpresasExportação

Processos para começar a exportar os produtos da sua empresa

As exportações brasileiras são responsáveis por uma grande movimentação diária de produtos e cargas nas fronteiras, nos aeroportos e nos portos do país, de modo que as empresas contam com serviços diversos para a garantia de que seus produtos serão devidamente despachados e chegarão no seu destino com segurança e de forma legalizada.

Dessa forma, é importante que os empreendedores que possuem interesse nesse tipo de transação se atentem aos detalhes dos serviços relacionados com a exportação de seus produtos.

Sempre levando em conta a importância de se obter instruções aprofundadas sobre o assunto por parte de empresas e profissionais confiáveis.

No artigo que você confere a seguir, reunimos alguns dados que são muito pertinentes nesse caso e que podem contribuir para uma série de esclarecimentos sobre a exportação de produtos por parte de sua empresa e os requisitos necessários que podem estar associados a esse tipo de movimentação.

O que é a exportação de produtos?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que é a exportação e como o comercio exterior lida com os procedimentos relacionados com o recebimento de produtos oriundos de outros países.

De modo a conferir sempre o mais rigoroso critério de controle de qualidade a fim de gerar segurança e proteção conforme as prescrições da legislação.

Dessa forma, a exportação se caracteriza, basicamente, pelo envio de um produto fabricado em território nacional para outro país.

Existem diferentes tipos de exportação, que pode ser indireta, direta, perfeita ou imperfeita. Cada modalidade se refere a um tipo de transação de acordo com os detalhes da movimentação do produto em questão.

Para que seja possível exportar o seu produto, é necessário contar não só com empresas de exportação de qualidade, que possuam expertise na área e uma excelente reputação no mercado desse segmento, como também com o devido cumprimento de todas as etapas que fazem parte do roteiro de exportação.

Sendo algumas delas:

  • Identificação dos possíveis compradores externos;
  • Enquadramento às normas nacionais e internacionais;
  • Registro e credenciamento da exportação;
  • Emissão da fatura para o importador;
  • Contratação da empresa para o transporte;
  • Contratação do aduaneiro.

Aduaneiros

O serviço de despachante aduaneiro é um dos mais importantes quando estamos falando da exportação de produtos pelos mais diversos segmentos do mercado nacional e internacional.

Isso porque, esse tipo de procedimento se refere à autorização de envio por parte da alfândega após revisados todos os documentos associados ao produto em questão.

Assim, os despachantes representam as exportadoras e as importadoras, operando tanto nas demandas do comércio internacional como também na logística de armazéns, bancos, empresas certificadoras, portos, aeroportos, etc.

Isso sem falar, ainda, que uma empresa despachante aduaneiro SP pode prestar serviços relacionados com o assessoramento, realizando a liberação das mercadorias a outros países.

Isso porque, os procedimentos legais, administrativos e tributários desse tipo de operação são extremamente complexos, de modo que é necessária a aplicação de uma equipe de profissionais com os conhecimentos técnicos e operacionais capazes de auxiliar na sua devida conclusão.

Tradução sob juramento

Dentre os serviços necessários nos procedimentos relacionados com a exportação de produtos dos mais variados segmentos de empresas nacionais e internacionais, é preciso destacar a importância da tradução de documentos.

Isso porque, como sabemos, muitos países que importam e exportam entre si falam idiomas distintos, de modo que é importante contar com tradutores qualificados para o entendimento de documentações e processos em geral.

Sendo assim, a chamada tradução juramentada é fundamental, pois se trata de uma modalidade de tradução extremamente importante nos dias de hoje e sem a qual seria impossível atribuir qualquer autoridade aos documentos que vêm de outros territórios, assim como o contrário também não seria possível.

Esse serviço, diferente da tradução de um livro ou de um artigo, exige que o tradutor faça um juramento e estejam devidamente cadastrados na Junta Comercial do Estado, de modo que possam fornecer traduções de fidelidade garantida e com a certeza de que as informações são idôneas.

O tradução juramentada preço pode variar bastante de acordo com a quantidade de laudas do documento em questão, sua origem, entre outros fatores.

O mais importante, portanto, é sempre contar com profissionais qualificados e devidamente habilitados perante a lei para a execução desse tipo de tarefa, tão importante para as operações comerciais de exportação e importação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *