NegóciosNormasProfissõesTrabalhador

Quais são as funções do advogado do trabalho

Quem atua como advogado trabalhista, exerce a função de garantir os direitos dos trabalhadores, de forma terceirizada, autônoma ou através de serviços prestados à uma empresa.

O advogado do trabalho cumpre suas atividades adequadamente, e de acordo com as leis indicadas.

É essencial ter um bom advogado trabalhista dentro de qualquer empresa para seu bom funcionamento, principalmente no caso de empresas estatais.

Pois elas apresentam mais complicações relacionadas a uma relação de trabalho e ao trabalhador.

Saiba como o advogado trabalhista pode ajudar em sua vida profissional

O advogado trabalhista, dentre todas as suas funções, tem como objetivo proteger o empregador contra imprevistos, tornando-se um auxiliador para os colaboradores, para que estes possam conhecer os mais recentes desenvolvimentos no setor trabalhista.

Com isso, a empresa ou o trabalhador serão notificados antes de qualquer evento, seja ele negativo ou positivo.

Outras funções importantes desempenhadas pelo advogado de trabalho são de manter-se informados, bem como aconselhar os trabalhadores sobre seus direitos, com o objetivo de que a empresa para qual presta serviços tenha a opção de economizar custos, como o de demissão. 

Em um possível caso de demissão sem justa causa, como resultado de um grave erro, por exemplo, pode trazer prejuízos econômicos para uma empresa.

Como se sabe, qualquer perda econômica para uma companhia é muito preocupante, não apenas para ela, mas também para todos os trabalhadores ou pessoas relacionadas a essa empresa.

Um advogado tem a função de informar sobre todos os direitos ou obrigações trabalhistas em vigor, além da prevenção de ações por uma Inspeção do Trabalho, incluindo possíveis reclamações que, em alguns casos, podem vir a ser registradas pelos próprios funcionários ou pela empresa.

Entre outras funções exercidas por advogados trabalhistas, está a obrigação de assessorar no desenvolvimento de acordos coletivos, objetivando encontrar a opção certa para a empresa.

O aconselhamento respeitoso referente à conclusão ou rescisão de contratos, além do processamento de autorizações de trabalho para trabalhadores estrangeiros, mantém uma negociação adequada com os sindicatos, além de conceder assistência por escrito sobre os processos que ocorrem em uma jurisdição social.

Eles também cumprem a função de processar demissões e compensações por demissão, por deficiência ou, em alguns casos, por acidentes de trabalho.

Um advogado do trabalho é até responsável ​​por aplicar uma sanção contra trabalhadores que violaram os regulamentos da empresa.

Além do mais, possuem a capacidade de manter os departamentos da empresa coordenados e realizar uma intermediação entre a gestão de conflitos e a folha de pagamento, sobre as dúvidas que surgem de diversos pontos, como férias, horários, remuneração, entre outros.

Por fim, um advogado do trabalho tem a capacidade de assessorar as possíveis negociações com o comitê de uma empresa, com o objetivo de resolver os conflitos e propor ideias que ofereçam uma solução imediata e segura.

Texto por: WNWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *