Produtos

Produtos que podem ajudar no raciocínio das crianças

É sempre muito importante incentivar a criatividade das crianças, e esse estímulo pode ser feito de diversas formas. Neste artigo abordaremos alguns fatores que podem te ajudar nesse processo, confira.

projeto de arquitetura e cidade é uma atividade que estimula afetivamente as crianças de vida urbana. Ela é dividida em módulos:

  • Minha Casa;
  • A Cidade;
  • Meio Ambiente.

Na etapa da “minha casa” é o momento em que as crianças brincam como arquitetos, usam pranchetas e lapiseiras, desenham a casa em planta baixa, em corte ou até em fachada.

Essa etapa visa trabalhar a percepção espacial e, também, que a casa é particular e única, partindo da interação da família e de como vivem nesse espaço.

Já na fase “a cidade” as crianças entendem a diferença dos espaços públicos e privados, exteriores e interiores, de uma cidade.

Ainda compreendem a importância de um patrimônio histórico e seu papel na arquitetura nas cidades. Para ajudar na conscientização é usado um jogo da memória.

O último módulo é o “meio ambiente” onde as crianças desenvolvem saberes sobre permacultura urbana e produção de lixo nas cidades.

Elas exploram espaços externos, plantam brotos e sementes em casca de ovo, fazem bombas de sementes brincam com caixas mágicas que contém resíduos.

Despertando no tempo de decomposição de cada material e refletem sobre caminhos alternativos para transformar a metrópole mais sustentável.

A cada fim de oficina, cada criança recebe uma cartilha para sua família, compartilhando e gerando assuntos e conversas entre eles.

Essa atividade lúdica desperta nas crianças a importância da sensibilidade de observar mais a cidade, experimentá-la, explorá-la com espontaneidade e curiosidade que só crianças possuem.

Além disso, esse projeto planta uma semente nas crianças: a semente de uma transformação significativa a médio e longo prazo, pois as crianças são o futuro.

A dança como aliada das crianças

Quando uma criança é inserida em uma escola de dança acaba ganhando muitos benefícios e desenvolvendo uma ótima condição física, pois ela permite conhecer o próprio corpo, amplia a comunicação e expressão, e aumenta a autoestima.

A dança consegue desenvolver mais a capacidade de concentração e raciocínio, porque ela trabalha com a organização, atenção e observação, alimentando o sistema nervoso com a prática de movimento e aprendizado mútuo com a execução.

O tipo de dança/escola pode ser qualquer um, como a Escola de dança sapateado, pois a dança, independentemente do estilo, consegue passar esses benefícios. Confira outros benefícios:

  • Mantém a saúde do corpo;
  • Alimenta o cérebro;
  • Estimula a coordenação motora;
  • Incentiva o controle emocional.

Esses foram só quatro benefícios, mas a prática da dança tem muito outras vantagens. Além disso, consegue-se combater a inseguranças, estimulando o compartilhar de experiências com o grupo de dança e ainda trabalham a coordenação motora, deixando-os mais sagazes.

Vale a pena colocar qualquer criança para aprender algum tipo de dança, aliás, não só elas, mas adultos também podem experimentar e curtir os benefícios.

Bloquinhos de montar no desenvolvimento de seu filho

Sabe aquele bloquinho que se assemelham a Peças para maquete em sp que monta e desmonta o que quer, tendo inúmeras possibilidades de criação?

Ele foi criado em 1949 pelo dinamarquês e carpinteiro Ole Kirk Kristiansen e é até hoje muito usada para entreter as crianças na hora da brincadeira.

Apesar da tecnologia ter invadido o mundo das crianças, oferecendo muitos tipos de distrações em tablets e smartphones, o brinquedo de montar ainda é uma ótima opção entre a criançada, dando um leque de montar e desmontar o desenho de lego da forma que eles quiserem.

Pois cada peça do brinquedo tem um formato diferente e contém muitos detalhes, trabalhando a coordenação motora dos baixinhos na hora de montar as peças uma em cima da outra, ou seja, é uma atividade manual que permite a exploração no manuseio da peça.

Exemplo: algumas peças requerem mais forças que outras para encaixar, ou seja, é uma tarefa que exige pressão em diferentes níveis, ajudando na parte motora.

Estimula a criatividade porque instrui os pequenos a ver “edificações” ou “construções” pelo seu olhar ou seguindo as instruções da caixa. Ainda estimula na interpretação de várias mensagens visuais múltiplas.

Além disso, a criança pode começar a fazer enredos de histórias, narrativas, ao montarem a construção que quiserem como, por exemplo, construir uma cabana no meio da floresta ou uma indústria.

Isso só é possível porque o brinquedo traz outros elementos como carrinhos, bonecos, entre outros, para complementar a brincadeira. Geralmente, pode-se comprar Kit multiblocos 600 peças.

Detalhe: é uma brincadeira para os pais fazerem com os filhos, resultando em um laço mais fortalecido e um tempo para família. E o brinquedo ensina de maneira lúdica a montar objetos, organização, fazer experiências, entre outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *