EmpreendedorismoOrganizaçãoSegurança

Saiba como possuir um empreendimento seguro

empreendimento

Um empreendimento precisa de investimento em diversos setores da própria empresa, para alcançarem um desenvolvimento sólido e constante.

Investir no plano de negócios é primordial, mas além das investir nessas estratégias é necessário investir em outros aspectos que não estão contemplados diretamente nos planos dos empreendedores.

Uma das áreas que demanda muito investimento é a segurança, sendo um dos pré-requisitos para a abertura de empreendimento, a segurança precisa atender todas as demandas e setores dentro do negócio, priorizando sempre a saúde e bem-estar de todos os colaboradores.

Por conta dos avanços e desenvolvimentos tecnológicos manter um local seguro contra invasões, furtos e roubos ficou bem mais fácil, atualmente há muitos sistemas de segurança e proteção, mas além desse tipo de segurança há outras que são igualmente importantes e necessárias.

Para que o empreendimento seja completo no quesito segurança continue a leitura e saiba como tornar o negocio mais confiável.

Projetos Contra Incêndios

Antes de abrir o empreendimento é necessário que ele possua alguns elementos estruturais que possibilitem a segurança das pessoas, alguns acessórios e objetos são comuns a todos, sendo eles:

  • Extintores;
  • Alarmes de incêndio;
  • Hidrantes e mangueiras;
  • Luzes de emergência;
  • Saídas de emergência;

Todos eles precisam ser posicionados em lugares estratégicos e devem estar bem sinalizados, além desses requisitos o projeto de segurança contra incêndio ou projeto de bombeiro precisar atender outras demandas de acordo com a estrutura e as atividades que serão desenvolvidas.

Essas são medidas obrigatórias e cobradas no Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB, após a vistoria e regularização da segurança quando necessário é emitido o laudo que aprova o funcionamento do empreendimento, apenas após a permissão dos bombeiros é que o alvará de licença ou funcionamento pode ser emitido e garantir que a empresa opere regularmente.

O documento emitido pelos bombeiros conhecidos como CLCB bombeiros SP – Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros é emitido com uma data de validade, ou seja, periodicamente serão necessárias as vistorias para a atualização dos certificados.

Esse processo garante aos colaboradores e comunidade ao entorno que a empresa não apresenta riscos à sociedade.

Tecnologia e Segurança

Como mencionado o desenvolvimento tecnológico contribuiu para reforçar os sistemas de segurança dentro de estabelecimento, dessa forma produtos específicos foram desenvolvidos.

Como as câmeras de segurança com softwares integrados que permitem que o estabelecimento trabalhe com empresa de portaria virtual, são portarias que funcionam de forma automatizada por meio de sistemas que permitem controlar o acesso de todas as pessoas.

Essas empresas terceirizadas possem profissionais que são especialistas na área e atuam na vigilância e controle 24 horas por dia, dessa forma invasões e furtos são impedidos de ocorrer e caso aconteçam a polícia é acionada de forma instantânea, proporcionando mais segurança e agilidade na atuação destes profissionais.

Outro equipamento que também atua na segurança do estabelecimento, o alarme industrial pode ser inserido para compor o sistema de combate à incêndio ou para evitar problemas durante a linha de produção.

Pois, esse equipamento pode ser definido como qualquer dispositivo visual ou auditivo que indique uma condição inesperada no processo, máquinas ou equipamentos que exige uma ação corretiva em tempo restrito.

Equipamentos de Segurança

É importante ressaltar que mesmo que haja segurança no local é necessário proteção específica aos trabalhadores nos processos produtivos.

Desta forma, a segurança do trabalho foi desenvolvida e novas medidas foram adotadas pela indústria para garantir a segurança do colaborador, tanto os que atuam em trabalhos mais ariscados aos que atuam em ambientes mais seguros.

Para os eletricistas há muitos equipamentos de proteção individual (EPI), conhecidos como EPI para eletricista eles são utilizados em todos os serviços que são executados por eles.

Por atuarem com eletricidade a maioria dos equipamentos são aborrachados ou com materiais que não são condutores elétricos.

Além dos equipamentos mais padrões como óculos, capacetes, sapatos e luvas há também o cinto de segurança para eletricista que são utilizados quando os trabalhos precisam ser realizados em lugares mais altos.

É importante ressaltar que mesmo que não seja necessário utilizar equipamentos de proteção a segurança ao trabalhador pode ser com acessórios que contribuam com uma postura mais correta ou com equipamentos que exigiam menos esforço, assim cada área demanda dos profissionais da área da segurança um planejamento e muita observação.

Investindo em todas as frentes é possível ter um negócio de sucesso e seguro para todos que se beneficiam com o trabalho desenvolvidos dentro dos estabelecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *