Empreendedorismo

Saiba como ter praticidade e rapidez alinhados em sua empresa!

Montar e comandar uma empresa não são tarefas fáceis. O funcionamento de qualquer empresa depende de muitas variáveis, e quem está no comando deve se preocupar com diversos fatores como, por exemplo, a segurança e a praticidade no funcionamento interno, que são pontos essenciais.

Os equipamentos que compõem o espaço empresarial devem, necessariamente, estar alinhados à rotina, comportamento e funcionalidade do estabelecimento.

Para isso, pensar em soluções estruturais que deixem o espaço de sua empresa de fácil locomoção e maneiras de facilitar o fluxo de funcionários e matérias, é muito importante para tornar a praticidade uma palavra frequente dentro do funcionamento da empresa.

Transportando cargas de forma fácil

O transporte de carga dentro do espaço da empresa deve ser pensado para não atrapalhar o andamento de outros processos paralelos que ocorrem no mesmo espaço.

Para isso, existem opções de elevadores com tal propósito. É possível encontrar diferentes tipos de elevador de carga em muitas empresas de elevadores sp.

Para a escolha do elevador ideal é importante levar em consideração alguns fatores referentes à carga que deseja movimentar:

  • Peso da carga;
  • Resíduos que a carga pode gerar durante o transporte;
  • Mobilidade da carga;
  • Espaço em que a carga será coletada;
  • Espaço em que a carga será descarregada;
  • Necessidade de trabalho humano para manejo da carga durante o transporte.

O elevador monta carga industrial pode ter diferentes mecanismos de funcionamento e estes devem estar de acordo com as condições da carga citadas acima.

O elevador automotivo, por exemplo, é o mais adequado para o transporte de peças automotivas. Seu design é pensado para o encaixe seguro, para a elevação deste tipo de peça.

Eles podem ser hidráulicos: movidos por um sistema de pistão com vasos completos de óleo que permitem a elevação. Esse tipo é muito usado para elevar carros em postos de gasolina, por exemplo.

Os elevadores podem ser também elétricos, movido por um motor elétrico e normalmente controlado por um sistema de botões acoplado ao próprio elevador ou por controle remoto.

Já o elevador industrial, por exemplo, possui outras opções de funcionamento e também outras dimensões, novamente, pensadas de acordo com cargas específicas e suas particularidades.

Seu sistema varia entre movimentações elétricas – para cargas mais pesadas e entre distâncias mais longas – e sistemas mais simples de elevação, para distâncias menores e cargas mais simples.

Um dos tipos mais simples é a plataforma elevatória. Essa modalidade é ideal para empresas que transportam cargas em prateleiras ou palletes.

Além de pensar o manejo da matéria-prima da empresa, a mão de obra também pode contar com sistemas e tecnologias que facilitam o manejo de controle e organização.

Manejando o controle de acesso biométrico

Quem comanda uma empresa deve estar atento ao fluxo de seus funcionários a fim de controlar horários, produção e a sua mão de obra.

O controle é essencial para manter a empresa longe de ações judiciais, uma vez que esse controle registrado deve ser pensado como uma oportunidade de gerar registros e provas sobre esse fluxo.

Existem alguns equipamentos que podem ser instalados em sua empresa em prol de tornar esse controle rápido e fácil.

Uma boa opção é o uso de biometria digital. Essa tecnologia é capaz de identificar os funcionários e gerar relatórios completos de frequência e horários. Essa é uma ótima ferramenta para registro e controle.

Além disso, livra os funcionários do uso de cartões e previne contra fraudes. O controle de acesso biométrico é seguro e rápido de ser instalado e utilizado. O registro dos dados varia dentro dos modelos de equipamento disponíveis no mercado.

Essa nova tecnologia já está inserida nos novos modelos de relógio de ponto. Os modelos antigos exigiam o uso de cartão pelos funcionários e geravam papéis de registro. Hoje em dia é possível otimizar esse processo.

O funcionário chega, coloca o dedo no local indicado, suas digitais são reconhecidas e então, o registro é feito.

Alguns modelos ainda emitem um recibo em papel, outros emitem recibo digital e os dados são automaticamente enviados para um sistema que fica sob controle do setor de RH da empresa ou sob controle do setor responsável.

O uso das novas tecnologias tanto para o controle de matéria-prima, quanto o de mão de obra é uma boa alternativa para investir na melhoria do ambiente e na praticidade do comando da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *