EmpreendedorismoOrganizaçãoSegurança

Saiba como ter um ambiente seguro para o trabalho

seguro

Atualmente uma das maiores exigências sociais estão relacionadas à segurança das pessoas tanto em espaços corporativos, públicos e privados. Isso porque muito tem se conversado e debatido sobre essa necessidade que aumenta a expectativa de vida e, consequentemente o bem-estar social.

Além disso, ambientes mais seguros conseguem, em locais corporativos fazerem com que as pessoas produzam mais e com uma qualidade maior no trabalho desenvolvido, devido a isso as empresas tem investido e respeitado mais as legislações que abordam essas normas e padrões de qualidade.

Assim, diante desse novo mercado que vem sempre ascendendo há muitas empresas que são especialistas em ofertar produtos e serviços que podem ser aplicados dentro destes ambientes que fazem com que a segurança física do local bem como a integridade das pessoas não sejam violadas.

Com isso houve um movimento de aumento da concorrência e consequentemente um desenvolvimento tecnológico dos produtos e serviços disponíveis que podem ser adquiridos para realizar essa gestão da segurança.

A Importância da Segurança

Além de influenciar na na qualidade e produtividade dos colaboradores, um local mais seguro para a realização dos trabalhos também influencia no:

  • Cumprimento da legislação;
  • Respeito a vida;
  • Respeito ao meio ambiente;
  • Maior controle e organização da empresa.

Assim, o seu investimento promove muitos benefícios que são rápido e visivelmente perceptíveis. Além disso, locais seguros evita que a mão de obra fique acidentada, ou seja, não prejudica o trabalho e evita processos trabalhistas que na maioria das vezes são bem custosos à empresa.

Portanto, assim que o projeto de empreender é iniciado a segurança precisa ser prioridade.

Empreendendo em um ambiente seguro

A segurança tem obtido tanto destaque que para iniciar o processo de empreendimento, ou seja, locação de galpão ou espaço para empreender é necessário ter um documento que certifica que o espaço está seguro e pode funcionar.

Ou seja, sem esse documento a empresa não consegue nem realizar a abertura do CNPJ e se regularizar quanto pessoa jurídica e começar a operacionalizar.

Por isso, antes de locar o espaço é necessário já solicitar a vistoria do corpo de bombeiros e verificar com o contador responsável se é viável empreender no ambiente ou não.

Assim, o documento conhecido como auto de vistoria do Corpo de Bombeiros MG é uma exigência nacional que permite ou não operacionalizar empresas e prédios em todos os locais do país.

Algumas normas precisam ser respeitadas dentre elas equipamentos de combate a incêndio como mangueiras e extintores bem posicionados e sinalizados, além disso há a capacidade máxima que precisa ser respeitada e demais exigências que cada tipo de empresa precisa respeitar.

O documento é obrigatório nas seguintes situações:

  • Construção e reforma;
  • Mudança de uso;
  • Mudança de ocupação;
  • Regularização das edificações;
  • Áreas de risco;
  • Construções provisórias.

Ou seja, qualquer alteração no cenário físico da empresa a vistoria é necessária. Outro detalhe que precisa se atentar também é que esse documento possui data de validade, assim é necessário ficar atento e ele e suas normas de regularização.

Segurança Interna

Além da medida de segurança estrutural que é assegurada pelo corpo de bombeiros é necessário investir em equipamentos tecnológicos que permitam esse controle e inibam comportamentos que são ilegais ou imorais, como invasão e furtos.

Para isso a instalação de cameras de segurança precisa ser realizada de forma estratégica, garantindo que nenhum ponto fique sem ser monitorado. Além disso, há também os alarmes sensoriais que servem para reforçar a segurança.

No mercado há diversos modelos de câmeras e alarmes, por isso antes de realizar a aquisição destes produtos é necessários consultar especialistas na área para garantir a melhor relação entre o custo e o benefício, ou seja, conseguir o produto que melhor atende as demandas e necessidades pelo menor preço.

Assim com a camera de monitoramento e alarmes a segurança está quase completa. Basta investir em um sistema de controle para permitir o acesso ao estabelecimento, pois com isso é fácil de identificar e tornar o espaço mais seguro.

Além disso é necessário investir em uma boa equipe de segurança para realizar o monitoramento e vigilância do local, para isso há empresa de monitoramento de alarmes e câmeras que podem ser contratadas para que o serviço seja em todas as etapas realizados por profissionais capacitados na área que com isso haja uma segurança integral no espaço.

Investindo nesse setor é possível proporcionar mais conforto e segurança, além de agir legalmente a empresa com um sistema de segurança completo consegue diminuir os gastos e produzir mais, aumento a sua capacidade de competitividade no mercado produtivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *