EmpreendedorismoNegóciosSegurança

Saiba o que é necessário para ter um estabelecimento seguro

estabelecimento

Empreender é uma atividade que requer muita dedicação, tempo, paciência e estudo, pois é preciso compreender a fundo o segmento do mercado em que o projeto está sendo desenvolvido, suas nuances, oportunidades, tendencias e comportamento dos concorrentes.

Além disso, há todos os processos internos que a princípio serão conduzidos e supervisionados pelos próprios proprietários.

Mesmo tendo alguns aspectos que diferem, há alguns elementos e processos que são comuns aos estabelecimentos comerciais, alguns fazem parte do processo de abertura e regularização e outros são estratégias para potencializar a venda e consumo dos produtos ofertados.

Saiba como ter um empreendimento seguro e funcional que possibilite e oportunize o seu crescimento competitivo no mercado escolhido.

Desenvolvendo a loja

A loja precisa ser autentica e ter características marcantes em sua decoração que dialoguem com os públicos do setor, assim um estabelecimento de produtos de cosméticos terá um ambiente moderno, confortável e bem bonito, já um loja de joias terá uma decoração mais delicada, sofisticada e elegante.

Um dos aspectos comum a todas elas é a vitrine de vidro que consegue ser bem segura e resistente ao mesmo tempo que permite que os consumidores visualizarem os produtos, aproximando e incentivando a entrar na loja e consumi-lo.

Além disso, a vitrine produzida com vidro tem um processo de instalação e limpeza simplificado.

Outro recurso estratégico é o local de instalação dos caixas, que em sua maioria são posicionados ao final da loja para que o cliente possa ver todos os produtos disponíveis e acrescentar mais produtos a sua compra ao longo do caminho percorrido.

Nas lojas os caixas funcionam de uma maneira simples, com um balcão caixa MDF para apoio tanto dos produtos quanto dos equipamentos necessário para otimizar o processo de compras os produtos são contabilizados e pagos em processos automatizados.

A composição da loja precisa ser planejada também para que todos os produtos possam ser expostos e que os espaços para uso exclusivo dos consumidores sejam bem delimitados.

É necessário ressaltar que as lojas precisam ter compartimentos de acessos controlados e exclusivos aos funcionários.

Dessa forma, além da estrutura externa voltada aos clientes, há os espaços internos com controles de acesso, ou seja, apenas para os funcionários como banheiros, copas e estoques.

O controle pode ser realizado de formas simples e modernas com sistemas tecnológicos de acesso via senha ou leitura da biometria.

Processos e documentações para abertura

Ao abrir uma empresa, além de planejar e construir seu espaço físico, é preciso realizar junto aos órgãos públicos o processo de abertura.

Dentre os processos necessários há o AVCB bombeiros, um documento que assegura que o estabelecimento está de acordo com as normas de segurança e combate a incêndio estabelecida a locais comerciais pelos bombeiros.

O laudo é obrigatório para emissão do alvará de funcionamento, caso não haja o auto de vistoria do corpo de bombeiros a abertura é inviabilizada.

Além disso, o laudo possui data de validade e precisa ser renovado sempre vencido para que a loja não seja obrigada a encerrar as suas atividade, por funcionado irregular.

O auto é solicitado sempre que:

  • Haja construção ou reforma do estabelecimento;
  • Alteração de ocupação ou uso;
  • Ampliação da área construída;
  • Construções provisórias;
  • Regularização das edificações;
  • Áreas de risco.

Para que o laudo seja emitido é importante que algumas estruturas de combate a incêndio e normas sejam cumpridas. Dentre elas a placa dizendo a capacidade máxima de pessoas dentro do estabelecimento, luminária de emergência, placas de sinalização de saídas de emergência e extintores de incêndio.

Atendendo todos os critérios estabelecidos pelo corpo de bombeiros o laudo é emitido e o processo de abertura pode ser realizado, respeitando todas as normas e procedimentos necessários.

Negócios modernos são tecnológicos

Sim, negócios modernos são os tecnológicos, isso não quer dizer que é preciso ser da área da tecnologia, mas sim que a empresa é atualizada quanto aos recursos tecnológicos disponíveis no mercado para que os processos sejam mais rápido, dinâmico e simples aos consumidores.

Desse modo, além de oferecer o serviço de compra física, atualmente, há o mercado online que traz mais comodidade aos seus clientes que não precisam se locomover e nem pegar filas para adquirir o produto.

O frete motoboy precisa ser pontual, seguro e satisfatório ao cliente, por isso os produtos precisam ser entregue sem danos ou problemas, aumentando a qualidade do processo de compra e entrega.

Além disso, esse serviço pode ser disponibilizado nas compras na loja física dependendo do volume e quantidade de produtos.

Por fim, há a emissão e envio da nota fiscal eletronica obrigatória e de direito do consumidor que servem para atestar a compra e serve como garantia em caso de problemas ou trocas das mercadorias.

Assim, sendo atualizadas e acompanhando as transformações mercadológicas os estabelecimento comerciais se mantêm competitivos no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *