EnergiaEquipamentosSegurança

Saiba quais são os benefícios de uma boa eletricidade ao negócio

eletricidade

A energia elétrica foi uma das principais descobertas da sociedade, tornando os processos e atividades mais simples e fáceis de serem executadas, transformando a sociedade. A energia elétrica, atualmente, é um item essencial e que promove o crescimento e desenvolvimento da população e do mundo.

Atualmente, com os avanços da tecnologia várias atividades e tarefas são executadas por máquinas e equipamentos eletrônicos, tanto no ambiente empresarial quanto no doméstico, fazendo com que a eletricidade se torne um artigo ainda mais importante e necessário.

Promovendo conforto, avanços e descobertas, crescimento, comodidade e mais competitividade as empresas e às pessoas a eletricidade precisa estar presente para que um empreendimento seja bem sucedido.

Assim é importante conhecer todas as etapas e processos necessários para ter uma rede elétrica funcional, segura e estável ao negócio, para o aproveitamento de todos os seus benefícios.

Como desenvolver um projeto elétrico comercial?

O projeto elétrico é o documento que compila todas as informações referentes a eletricidade de um local, incluindo todos os detalhes para que a eletricidade atenda todas as especificações e necessidades de uma casa, empresa ou parque fabril.

Sendo desenvolvido por um profissional, as informações são apresentadas por meio de tabelas, dados elétricos, lista de componentes, desenhos de peças e layouts.

As principais vantagens em investir no projeto elétrico são:

  • Dimensionamento correto;
  • Personalizado da energia;
  • Otimização dos recursos;
  • Aumento da segurança aos processos;
  • Otimização da mão de obra;
  • Economia de conta elétrica.

O projeto é dividido em quatro etapas, a primeira delas é chamada de memória e nela o profissional projetista descreve e justifica a solução.

A segunda parte é composta pela planta eletrica, desenho descritivo do local com todos os elementos e detalhes necessários ao desenvolvimento correto, e otimizado do projeto.

A terceira etapa são s especificações, ou seja, descrição do material e das normas  que precisam ser aplicadas para seu manuseio e uso adequado. A última etapa é realizada a lista de todos os materiais e suas quantidades, que serão necessários para a execução do projeto.

Qual profissional responsável pelo projeto elétrico?

O projeto para a eletricidade do empreendimento precisa ser desenvolvido por um técnico ou engenheiro elétrico devidamente qualificado, ou seja, que saiba realizar todos os cálculos, fazer o desenho das plantas, criar layouts e tabelas necessárias ao projeto.

Além disso é necessário ter o registro de classe no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

A responsabilidade técnica do projeto é conferida pelo CREA, por meio da expedição do documento ART, anotação de responsabilidade técnica, que vincula o profissional ao projeto, com isso ele passa a responder legalmente por quaisquer falhas ou problemas desenvolvidos ao longo do projeto.

Por isso, é importante que todos os profissionais que atuam na execução das instalações elétricas estejam com uniforme para eletricista risco 2 preço, óculos de proteção, luvas e sapatos de segurança evitando acidentes e danos a integridade física dos funcionários.

Principais materiais e efeitos da eletricidade

A eletricidade dentro das empresas tem uma produção mais complexa, visto que há mais pontos e setores que precisam de energia para operar com qualidade, eficiência e segurança.

Dessa forma, há alguns elementos que são essenciais para manter a organização e qualidade da energia.

cabine primária blindada é uma exigência da NR 14309 para estabelecimentos comerciais, industriais ou condomínio que demandam o uso uma carga maior que 75 KWA.

Responsável pela distribuição de energia elétrica em baixa ou média tensão conforme a necessidade de cada local. Instaladas estrategicamente elas não ocupam muito espaço e o modelo blindado evita a propagação do fogo e danos aos fios e a conectividade.

painel de comando preço é uma caixa ou quadro de metal  que tem como função alocar todos os materiais e peças que são utilizados para o controle do sistema elétrico de um ambiente.

Com o objetivo de comandar ou controlar o sistema, ele é composto por temporizadores, interruptores, disjuntores e reles.

Com todos os sistemas montados é preciso que eles sejam também devidamente monitorados para evitar quaisquer incidentes que danificam as estruturas bem como a saúde e bem-estar de todos os colaboradores.

Assim, a camera de monitoramento precisa atender a esse setor de instalações elétricas para identificar falhas, alterações e problemas prontamente, evitando problemas e complicações futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *