EmpresasEquipamentosSegurança

Segurança do trabalho: saiba o que é e sua real importância

Segurança do trabalho

Existem muitas empresas que realizam atividades consideradas perigosas. Trabalhos nas alturas ou que envolvam equipamentos diferenciados são alguns exemplos disso.

Mas você sabia que há práticas vindas da Segurança do Trabalho para proteger os trabalhadores e as empresas? Pois é.

Neste texto, vamos falar sobre o que é a Segurança do Trabalho e qual sua importância para o dia a dia das empresas. Continue com a gente.

O que é a Segurança do Trabalho?

Prevenção de acidentes e conscientização de colaboradores. Esse é o objetivo da Segurança do Trabalho. Assim, a empresa de consultoria em segurança do trabalho tem esse papel: deixar o ambiente mais tranquilo para o dia a dia do trabalhador e dos próprios proprietários.

A quantidade de acidentes envolvendo o dia a dia de trabalho ainda é grande. Por conta disso, ainda é muito necessário realizar essa função de conscientização.

Inclusive, existem diversas empresas que fazer o papel de ensinar e auxiliar outras empresas sobre esse assunto. Elas praticam a assessoria em segurança do trabalho, analisando o cenário e ajudando nas mudanças.

De maneira geral, a Segurança do Trabalho é basicamente um investimento no material humano das empresas.

De acordo com a Norma Regulamentadora 4 (NR-4), dependendo do tamanho e do tipo de empresa, é necessária a contratação de alguns profissionais de Segurança do Trabalho. São eles:

  • Médico e enfermeiro do Trabalho;
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho;
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
  • Técnico de Segurança do Trabalho;
  • Dentista do Trabalho;
  • Psicólogo do Trabalho;
  • Tecnólogo de Segurança do Trabalho.

Nem todos são obrigatórios. Por isso, é necessário consultar a NR-4 para saber quais devem estar presentes.

Ao contrário do que muitos pensam, as questões de Segurança do Trabalho devem começar antes mesmo do início das atividades.

No momento de edificação da empresa, por exemplo, o dono do local precisa ir atrás de um laudo chamado de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (laudo AVCB preço). É esse laudo que garante que o local possui itens de segurança contra incêndios.

Por fim e de maneira mais resumida, a equipe de Segurança do Trabalho irá analisar os fatores de risco de cada função. Após isso, as estratégias de controle para minimizar acidentes e problemas são feitas e implantadas no dia a dia dos trabalhadores.

Equipamentos, uniformes, treinamento NR e maneiras de se portar são algumas das atitudes. Um exemplo disso é o próprio treinamento trabalho em altura, obrigatório para trabalhadores que atuam dessa forma.

Importância da Segurança do Trabalho

Como vimos acima, investir em Segurança do Trabalho é investir, também, na maior riqueza de uma empresa: os trabalhadores.

Dessa forma, não só o local se torna mais seguro como o ambiente passa a ser mais tranquilo e leve. Isso influencia diretamente na qualidade do trabalho realizado.

A relação entre os empregados e os empregadores também se fortalece dessa forma. Isso proporciona uma fidelidade maior por conta do trabalhador. Tudo isso influencia na produtividade e na qualidade das atividades realizadas.

E não é só de sentimentos e sensações que estamos falando. Investir em Segurança do Trabalho também é uma forma de economizar.

Isso porque os gastos com remediações de acidentes são muito maiores, sem contar todas as questões legais que isso acarreta.

Quando a empresa oferece todos os pontos essenciais para garantir a segurança, ela não pode ser responsabilizada por nenhum problema relacionado a isso.

A organização é outro ponto importante quando o assunto é a Segurança do Trabalho. É que, oferecendo ao ambiente um local mais tranquilo, ele também se torna mais organizado. Isso faz com que a própria imagem da empresa se fortaleça.

Por fim, a Segurança do Trabalho é também um diferencial quando se comparam várias empresas. Infelizmente, essa atitude ainda não é empregada por todas elas, apesar de ser uma questão obrigatória.

Dessa forma, a repercussão desse investimento pode ser muito positiva para a imagem de um negócio.

Contratar profissionais é a saída

Para que todas as ações sejam feitas de forma correta, o ideal é contratar empresas que realizam essa análise e montem as estratégias de segurança.

Por conta disso, a saída para que tudo isso seja alcançado é contratar profissionais de qualidade e especializados no assunto. Lembre-se que tanto os trabalhadores quanto a empresa têm muito a ganhar com essa atitude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *