EquipamentosNegóciosSegurança

Segurança dos negócios: entenda as principais características

Um negócio é composto de muitos aspectos, que vão desde os processos burocráticos, até elementos de organização espacial, compra de equipamentos e outros elementos. Porém, um ponto que é de extrema importância é a segurança.

A segurança está presente em muitos aspectos, tanto na parte estrutural fornecendo um projeto elétrico predial, como na parte de monitoramento e aviso de perigos externos como ações de criminosos, como invasões, roubos e furtos.

Por isso, é fundamental que durante o plano de negócio seja preciso pensar em todas as ações que serão tomadas para garantir que a segurança seja efetivada e melhor, que traga confiança aos clientes.

No decorrer deste artigo abordaremos diversos elementos que são usados pelas empresas, que vão de redes de proteção para escritórios em arranha-céus, até o uso de câmeras de monitoramento 24 hrs.

Entendendo os sistemas de segurança

O ambiente empresarial depende de inúmeros cuidados, afinal, este espaço agrega diversos elementos como:

  • Equipamentos de alto valor;
  • Ferramentas de precisão;
  • Dados financeiros;
  • Contratos, projetos;
  • Fórmulas e dados.

De modo que se cair em mãos errados pode trazer um grande estrago para os negócios. Assim, a segurança é um assunto que é discutido desde o planejamento de funcionamento do negócio.

Infelizmente muitas vezes o planejamento de negócios nem sempre consegue dar conta de tudo, porém, mesmo assim, é a melhor ferramenta para trazer segurança ao espaço.

Existem hoje muitas soluções modernas e eficazes para o espaço que podem ser colocadas de maneira rápida e eficiente e que permite o monitoramento de áreas específicas, a prevenção de ações como furtos e invasões, controle de acesso, e principalmente, fornecimento de energia para situações emergenciais.

Portanto, nos tópicos abaixo veremos algumas formas de fazer com que o seu estabelecimento seja mais seguro e consequentemente mais eficiente.

Equipamentos eletrônicos de segurança

Por conta da tecnologia a segurança dos espaço se tornou mais acessível, e portanto, indispensável para as empresas. O investimento nesses equipamentos seja alarme antifurto perimétrico ou câmeras de segurança permite evitar roubos, perdas, furtos, e invasões.

Neste tópico abordaremos alguns equipamentos eletrônicos de segurança que podem ser usados para garantir a segurança do espaço, dos colaboradores e dos produtos.

1. Instalação de câmeras de monitoramento

Um dos equipamentos mais conhecidos do grande público foi as câmeras de monitoramento, e isto acontece por diversos motivos, sendo um dos principais inibir as ações de criminosos que possuem receio de serem identificados pelas autoridades.

Para que a instalação de câmeras na sala comercial pequena ou grande seja de grande desempenho é importante contratar uma equipe especializada que estudará o espaço do estabelecimento, apontando as partes vulneráveis, os pontos cegos, e a quantidade de câmeras necessárias, os tipos de lentes e qual sistema de monitoramento será usado.

O sistema usado pode ser tanto por cabo que utiliza um guardador de imagens, como um HD ou DVD como por IP que transmite pela internet 24 horas por dia, permitindo que você observe o seu negócio em qualquer lugar do mundo, seja por computador, smartphones ou tablets.

Além desse tipo de monitoramento, é possível optar pelo CFTV que é o Circuito Interno de Televisão que é conectado a uma central, e quando acontecer algo fora da normalidade, essa central é ativada e conectada a política.

Sempre que possível contemple dentro do seu projeto de monitoramento micro câmeras para uma visualização mais detalhada de pontos escondidos como o estoque e os galpões.

2. Invista no treinamento de funcionários

Outra forma de garantir a segurança do estabelecimento e evitar tragédias é investir de forma intensa no treinamento dos funcionários quanto as ações a serem feitas e as que devem deixar de serem feitas em momentos de perigo iminente.

Esse treinamento permite que os funcionários ajam com calma fazendo com que todas os clientes se sintam seguros até que as autoridades sejam chamadas.

É indicado que o estabelecimento tenha um botão de pânico, podendo ser acionado em momentos críticos pelo funcionário sem que seja visualizado pelos criminosos.

Assim, o investimento em segurança é fundamental para que todos os negócios lucrativos consigam sobreviver de forma adequada e que os produtos e serviços sejam mantidos.

Investir em segurança é se preocupar não somente com seus produtos e serviços, como também, a segurança do próximo que visita seu estabelecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *