EmpreendedorismoMarketingNegócios

O que é SEO em marketing digital?

Você provavelmente já ouviu muitas vezes que o SEO em marketing digital é uma ferramenta essencial. Na verdade, o Search Engine Optimization (SEO, ou Otimização de Mecanismo de Busca) é um composto de vários elementos. 

Em suma, o SEO é serve para tornar seu site mais visível, o que significa mais tráfego e mais oportunidades de converter clientes potenciais em compradores.

Além disso, o SEO é uma ferramenta valiosa para o reconhecimento da empresa, a construção de relacionamentos com clientes e o posicionamento da marca. 

Conheça então, quais os principais elementos de SEO que são levados em conta para seu site alcançar melhores posições no Google, sem a necessidade de pagar por anúncios.

Palavras-chave

Palavras-chave são palavras e frases que os usuários da Internet usam para encontrar conteúdo online, e que as marcas podem usar para se conectar aos seus clientes em potencial que procuram seus produtos e serviços no Google.

Antigamente, as palavras-chave eram a única técnica de SEO que importava. Ainda hoje, elas são bastante importantes, mas não fazem o trabalho sozinhas. 

A diferença é que agora, as palavras-chave devem ser extremamente bem pesquisadas, escolhidas com cuidado e criteriosamente usadas no conteúdo para serem eficazes.

Conteúdo

O conteúdo é uma parte vital do SEO, porque é um canal importante de informação, usado para envolver seu público espontaneamente. 

Por exemplo, se você tem um escritório de arquitetura e quer aumentar sua visibilidade, pode criar um blog com dicas de decoração, construção, paisagismo, etc. 

Mesmo se sua empresa trabalha com algo bastante técnico, como formalização de empresas, é bastante possível criar conteúdo informativo sobre abertura de empresa, impostos, etc. 

O conteúdo produzido para uma marca deve ser educativo, mas também interessante, relevante, envolvente e compartilhável. Ele pode aparecer em diversas formas, como vídeos, blogs, infográficos, podcasts, e-books, etc.

SEO off-page

O SEO off-page envolve práticas de otimização que acontecem fora do seu site. A principal técnica usada para SEO off-page é a criação de backlinks, já que links de qualidade “informam” aos mecanismos de pesquisa como o Google que seu site é valioso e de alta qualidade. Isso cria o que chamamos de autoridade do site.

Existem muitas táticas para criar backlinks, e algumas das melhores práticas atuais incluem guest posting, criação de infográficos para serem compartilhados e menção de influenciadores.

SEO Local

O SEO local está se tornando cada vez mais importante. Cada vez mais pessoas usam dispositivos móveis para pesquisa de estabelecimentos comerciais próximos de onde elas estão.

Se você, por exemplo, é dono de uma escola de mergulho, o SEO local garante que quando as pessoas procurarem as melhores escolas de mergulho da região, elas encontrem o seu site. 

Além de usar palavras-chave locais, outras práticas de SEO local são listagens de diretórios, criação de páginas específicas de local para o seu site e páginas para sua empresa no Google Meu Negócio e no Google Maps.

Se você quer que sua empresa apareça em boas posições no Google, converse com uma agência de marketing digital. Bons profissionais podem trabalhar técnicas de SEO para sua marca e fazer com que muito mais clientes potenciais tenham acesso ao seu site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *