Calibração de equipamentosEquipamentosSegurança

Serviço de produção de equipamentos de segurança

equipamentos

Existem diversas profissões e algumas delas apresentam riscos para os profissionais.

Trabalhos em altura, com manuseio de produtos químicos, ferramentas cortantes, com fogo dentre diversas outras situações obrigam os profissionais a fazerem uso de equipamentos de segurança para evitar um acidente ou que um acidente tome proporções maiores.

E para essas medidas de precaução e emergência existem diversos tipos de equipamentos que possuem variadas funções e um único objetivo: garantir a segurança e a integridade física do profissional.

Neste artigo falaremos sobre alguns deles, seus benefícios e para quê servem. Acompanhe.

A importância do kit

Com certeza você já ouviu falar sobre kit primeiros socorros completo e até tem ou teve um. Se trata de uma caixa ou bolsa que contém itens que ajudam a fazer os primeiros atendimentos emergenciais em casos de acidentes.

Existem diversos tipos de kits, mas todos eles visam atendem de alguma maneira as primeiras necessidades de uma pessoa ferida.

Mas, em empresas as características desse kit pode variar um pouco, de acordo com as funções exercidas, mas a legislação não define claramente como ele precisa ser. No entanto, esse kit precisa conter itens de autoridade terrestre como:

  • Pinças;
  • Tesouras;
  • Luvas cirúrgicas;
  • Máscara facial;
  • Óculos de proteção;
  • Bolsa térmica.

Mas, além desses itens, também é importante que contenha esparadrapo, soro fisiológico dentro da validade, cotonete, antisséptico dentre outros itens. Os itens de autoridade marinha que precisam estar presentes são:

  • Máscara de reanimação;
  • Spray analgésico;
  • Ligaduras;
  • Pomada para queimadura;
  • Manta térmica;
  • Medidor de glicemia.

Diversos outros itens precisam estar presentes também, como sacos de vômito, sacos quente e frio dentre outros. Um kit primeiros socorros ajuda a proporcionar mais conforto para o trabalhador que se acidentou, preservando sua vida e sua integridade física e mental.

Aliás, já que estamos falando desse kit, é interessante falarmos sobre a importância em prestar os primeiros importantes socorros.

Essas técnicas de emergência devem ser aplicadas imediatamente em pessoas que estejam em perigo de vida, tendo como objetivo principal manter os sinais vitais da vítima, evitando uma piora de seu quadro.

Com os equipamentos de primeiros socorros presentes no kit, salvar a vida de um profissional ou de qualquer outra pessoa fica ainda mais fácil.

Agora que você já conheceu o kit e a importância dele, no próximo tópico vamos conversar um pouco sobre outros equipamentos de emergência que são muito utilizados pelas empresas. Confira!

Demais equipamentos de uso emergencial

É claro que se formos falar sobre todos os equipamentos de uso emergencial, este artigo seria insuficiente. Mas é legal que você conheça pelo menos os principais para saber para quê eles servem, os utilizando corretamente.

E um dos equipamentos mais utilizados é o chuveiro de emergência. Este equipamento foi projetado para combater contaminações por meio de um fluxo controlado de água.

A velocidade dessa água é relativamente alta e inofensiva ao usuário, pois estes chuveiros foram fabricados de acordo com rígidas normas de fabricação.

Além disso, esse equipamento, visando oferecer ainda mais proteção, possui proteção contra insetos, poeira e respingos químicos.

Além dos chuveiros, outro equipamento que funciona à base de água e que é muito conhecido é o extintor. Os extintores de incêndio possuem diversos tipos e cada um deles é destinado a apagar um tipo de chama diferente, provocada de maneiras diferentes.

Esses equipamentos devem ser comprados de acordo com os riscos apresentados em cada local, e para saber qual modelo comprar, o ideal é conversar com um profissional que entenda do assunto.

Por fim, mas não menos importante, existe outro equipamento que é indispensável para uso em laboratórios que lidem com produtos químicos, tóxicos, vapores agressivos dentre outros.

Conhecido como capela, este equipamento oferece proteção coletiva e precisa ser utilizado seguindo algumas normas de segurança. Portanto, precisa ter um operador apto a manuseá-la, quando houver necessidade.

Para preservar a saúde do trabalhador e as empresas, existem diversos tipos de equipamentos que são desenvolvidos. A saúde, a integridade física e a integridade mental são muito importantes para que as pessoas possam continuar exercendo suas profissões de maneira segura e sem prejudicar suas capacidades.

Para que isso seja possível, é imprescindível o uso dos equipamentos que protegem a vida durante o exercer de suas atividades laborais, tão importantes para a sobrevivência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *