Terceirização

Serviços essenciais para a sua empresa: Vale a pena terceirizar?

Você tem uma empresa e está querendo saber se vale a pena utilizar serviços terceirizados? Saiba aqui, de forma sucinta e bem explicada, os propósitos da terceirização, suas vantagens e os variados serviços essenciais para uma empresa, que você pode contratar!


Os serviços terceirizados têm sido cada vez mais utilizados hoje em dia, apesar de não serem invenções recentes. De forma breve a se explicar, serviços terceirizados são soluções que as empresas encontram para cobrir obrigações secundárias que não são o foco da empresa – ou até que por motivo de contingente de pessoal, não podem atender.

Vantagens de contratar serviços terceirizados

Antes de expandirmos acerca dos serviços essenciais para sua empresa, vamos ver algumas vantagens que provam que vale a pena terceirizar.

  • Redução de custos com encargos trabalhistas;
  • Redução da responsabilidade com planejamento administrativo;
  • Liberdade para cancelar vínculos após períodos determinados;
  • Acesso a profissionais especializados em áreas que não são o foco de sua empresa;
  • Melhoria na qualidade do serviço;
  • Concentração de seus funcionários no foco e objetivo real da empresa, sem se distrair com coisas secundárias.

Não se pode negar que deve-se pensar em questões como o entrosamento entre os funcionários terceirizados e os funcionários internos, mas essa e outras questões são solucionadas se a empresa se valer de organização e estratégias de contratação boas.

Mas qual o motivo da terceirização?

A resposta para essa questão é bem simples: quando se contrata uma empresa terceirizada em algum serviço, como, por exemplo, o de Portaria Terceirizada, as Empresas de portaria irão ceder profissionais a você. Dessa forma, apesar de o funcionário agora trabalhar para você, os encargos trabalhistas continuam sendo responsabilidade da empresa que foi contratada. Consequentemente, sua empresa não irá ter que arcar com despesas como horas extras, férias, décimo terceiro, licenças de saúde, licença maternidade, aviso prévio ou também previdência social.

Esses custos irão todos cair sobre o verdadeiro empregador, que no caso, é a empresa contratada. Você, enquanto empresa tomadora, vai precisar pagar, apenas, o valor estipulado pelo serviço que solicitou.
Além de trazer vantagens ao caixa da sua empresa, as vantagens que se notam, são também de ordem da responsabilidade para com os contratados. Terceirizando uma atividade, ao invés de contratar profissionais internamente, a empresa não tem a responsabilidade de mobilizar o departamento de RH e se exime de realizar uma série de atividades como traçar planos de carreira, avaliações de satisfação, planos de objetivos individuais, entre outros.

Em adição, a empresa contratada arca com as seguintes responsabilidades relativas ao planejamento administrativo: coordenação de escalas de trabalho, garantia de que os turnos serão cumpridos, garantir substitutos no período de férias, controlar faltas, entre outras. Um dos pontos negativos é que medidas punitivas só poderão ser aplicadas pelo real empregador, portanto, se qualquer responsabilidade dos terceirizados for descumprida, caberá somente ao real empregador puni-los, tirando, assim, o poder que o contratante tem sobre os funcionários.

Nem sempre você está buscando um serviço altamente especializado: às vezes você apenas quer solucionar a simples falta de serviços mesmo. Serviço de copa é um exemplo de serviços que podem ser contratados por empresas que não atuam nesse ramo. Ao contratar uma empresa cujo foco é esse serviço, se pode assumir que os contratados estarão preparados para desempenhá-los com qualidade. Por exemplo, é mais fácil achar uma empresa de serviço de copas com Copeira treinada para oferecer o melhor serviço de copa.

Outro serviço que pode ser terceirizado visando ao melhor atendimento dos clientes e o bem-estar interno da empresa, é o de recepcionista. Uma Empresa de Recepcionista estará mais preparada para realizar essa função do que funcionários soltos, contratados por aí. Isto tudo se deve ao fato de a empresa contratada já ter tido o esforço de contratar a pessoa mais apta para desempenhar o trabalho de Recepcionista, além de tê-la capacitado para tal.

Independente de qual for o serviço que você está procurando para sua empresa, é bom ter em mente, portanto, que a terceirização vale a pena: não somente em relação à economia gerada, como também a qualidade dos serviços a serem desempenhados melhoram, contribuindo assim para que o nome de sua empresa se sobressaia em relação a outras empresas, a relação interna entre os funcionários, etc.
Selecionar bem a empresa, estabelecer os termos de contrato atentamente e acompanhar a performance da prestadora de serviços contratada, são dicas finais para que a terceirização em sua empresa seja um sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *