EquipamentosSegurançaServiços

Tipos de segurança que você precisa conhecer

Os serviços prestados por uma empresa de Consultoria em segurança no trabalho possuem como principal função auxiliar as empresas na execução e no cumprimento das normas de segurança estabelecidas como regras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A consultoria está diretamente ligada à segurança no trabalho, no qual tem a intenção de agregar resultados positivos com relação a redução ou neutralização de riscos de acidentes aos procedimentos do trabalho.

Grande parte das empresas brasileiras possuem uma grande preocupação em dar mais atenção aos processos de melhoria gradativa e contínua, que são ligadas ao cumprimento das obrigações e implementações em cima das prática das normas que tem o objetivo de difundir a segurança no trabalho.

São feitas fiscalizações do MTE para efetuar o serviço e, também, em algumas demandas trabalhistas e até em exigências das empresas para contratação do serviço. Devido a esses aspectos, a necessidade da consultoria em segurança do trabalho vêm crescendo bastante.

O departamento de Recursos Humanos da instituição pode se envolver com essa demanda de segurança do trabalho, pois ele também precisa estar de acordo com o progresso fundamental na valorização dos funcionários.

Dessa forma, ao implementar os serviços de consultoria em segurança no trabalho de forma eficiente, a facilidade de garantir e buscar bons colaboradores são enormes e, também, provoca a redução de turnover e entre outros gastos que envolve a área.

Conheça mais sobre o extintor de incêndio

Um item fundamental para segurança, e uma ação necessária, é Comprar extintor de incêndio com preço baixo para combater/ inibir o início de um incêndio. Ele é um aparato obrigatório em condomínios residenciais, indústrias, prédios comerciais, entre outros lugares.

Possuir um extintor é essencial, mas é preciso comprar em um fornecedor que assegure o padrão de qualidade e que transmita todas as instruções de utilização e de manejo do aparelho de forma correta.

Os extintores necessitam, de modo obrigatório, estar qualificados dentro de todas as normatizações nacionais e internacionais, somente assim, será assegurado um bom funcionamento e a eficiência no controle das chamas em caso de incêndio.

Essas chamas são classificas em alguns tipos: A, B, C, D e K. Cada uma das categorias necessita de um extintor específico para seu combate.

O extintor denominado pó ABC tem em sua composição com monofosfato de amônia, é utilizado em incêndios derivados em materiais de fácil combustão como:

  • Papel e plástico;

  • Madeira e Tecidos;

  • Líquidos inflamáveis;

  • Incêndios derivados de sistemas elétricos.

O extintor denominado de multiuso (A, B, C) e o tipo K são recomendados para combater incêndios em cozinhas industriais e comerciais, sendo muito eficiente em casos de chamas advindas de gorduras e óleo.

São extintores importados, pois não existe uma normatização própria brasileira, por isso, é fundamental seguir as normas internacionais.

De qualquer forma, sempre consulte uma loja especializada em caso de dúvida, pois eles orientarão da melhor maneira qual o tipo de extintor correto e o seu manuseio para as suas necessidades.

Conheça mais sobre a luva de helanca

O Equipamento de segurança individual, ou EPI, é composto por vários equipamentos como o oculos de proteção.

Esses equipamentos têm a função principal de proteger profissionais no manuseio de serviços perigosos e que impede o acontecimento de acidentes.

Eles são usados em muitas áreas da construção civil, indústria, entre outras, pois protegem e reduzem os impactos de algumas atividades que podem machucar os colaboradores.

Existem atividades que colocam em riscos seus funcionário e, por isso, requerem a utilização de equipamentos específicos e de forma correta, além disso, são obrigados para a proteção e para ajudar nos processos do trabalho.

A Luva de helanca, por exemplo, é ideal para mexer no gelo e em itens sensíveis ao toque.

Esse tipo de luva é bem confortável e possui boa aceitação na sua utilização. Elas ainda apresenta as seguintes qualidades: fácil de colocar e retirar; não deixa manchas ou solta resíduos; tem flexibilidade o que oferece boa mobilidade; e, efetiva proteção contra abrasão.

Ela é fabricada para uma área específica, mas o mercado também disponibiliza variados modelos que são personalizados para atender a demanda solicitada pelo cliente.

A fabricação da luva normalmente é produzida de poliamida, um tipo de termoplástico utilizado como fibra em que é tricotado sem costuras.

Esse composto é resistente à abrasão o que possibilita manuseá-lo de maneira em que a mão possa ficar livre além de proporcionar conforto. Junto com as luvas, é recomendável usar a bota de segurança, que visa proteger os pés.

Outra característica da luva de helanca é a de proteção dos objetos contra o suor das mãos. Ela ainda contém seu punho elástico, o que facilita sua colocação e retirada – como dito anteriormente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *