EmpresasEquipamentosExportaçãoLogísticaServiçosTransporte

Transporte aduaneiro e transporte fracionado

As operações logísticas são fundamentais para o sucesso de um empreendimento. Transportadoras, veículos que funcionam como Transporte fracionado e outras empresas semelhantes são fundamentais neste processo, pois garantem o translado de mercadorias em longas distâncias.

Neste contexto, como descobrir quais são os serviços que podem combinar mais com o seu estilo de negócio? Qual é a rotina das transportadoras e empresas que prestam serviços de carga e descarga de mercadorias?

Essas dúvidas são comuns em qualquer empresa e mapear esses caminhos é fundamental para evitar falhas no processo das operações logísticas. Entender esse contexto, sem dúvidas, é alimentar formatos de transporte mais efetivos e, assim, evitar o desperdício financeiro no seu empreendimento. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo esse post!

Transporte fracionado: saiba como funciona

Considerando que nem todas as cargas e mercadorias estão disponíveis em grande quantidade, o Transporte fracionado surgiu justamente para atender as empresas que precisam desse tipo de apoio. Ou seja: não é porque a entrega não é tão ampla que uma empresa de transporte vai deixar de atender a demanda.

No entanto, o grande diferencial deste modelo que é o transporte em frações está, justamente, na possibilidade de dividir os custos com outras empresas e, assim, garantir a operação.

É por essa versatilidade que o Transporte fracionado se destaca muito em relação a outros modelos. Entre as principais vantagens desse modelo, é possível destacar:

  • Redução de custos;

  • Otimização do tempo e da produtividade na hora de entrega;

  • Possibilidade de reunir vários produtos na mesma carga;

  • Facilidade para entregas menores.

Para garantir todas essas vantagens, é muito importante que você faça um planejamento logístico e considere aspectos como: custos do manuseio, cumprimento dos prazos, segurança na entrega e controle de rotas.

Assim, é essencial garantir também que a transportadora tenha uma frota preparada para essas situações e que todos os veículos estejam com a documentação em dia.

Empresas de desembaraço aduaneiro

Para quem trabalha com processos de importação de mercadorias, cuidar da parte logística é um desafio ainda maior. Felizmente há solução: os serviços que são prestados pelas chamadas empresas de desembaraço aduaneiro.

Na prática, esse processo serve para verificar se as mercadorias que você importou estão de acordo com a legislação brasileira. Ou seja: é uma forma de conferir as mercadorias e liberá-las na alfândega para entrada/saída em um país, mediante o pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ISCMS).

Ou seja, os serviços aduaneiros assumem uma relevância muito grande perante qualquer negócio. Ao contar com uma empresa especializada na área, você tem a garantia de que o processo tenha maior qualidade, desde o desembaraço que é a verificação dos documentos até o despacho.

Mas qual a diferença entre o desembaraço e o chamado despachante aduaneiro? O despacho é o processo que trata especificamente da conferência física das mercadorias e dos documentos. Caso não haja nenhuma irregularidade, como o próprio termo sugere, as mercadorias são despachadas para a etapa seguinte.

Como escolher uma empresa para serviços aduaneiros?

Seja no desembaraço ou no apoio do processo que envolve o serviço, contar com uma empresa que tenha credibilidade na área é fundamental para o seu negócio. Isso porque, na prática, uma empresa com esse porte, lida com processos complexos como tributação de mercadorias, qualidade nas operações logísticas e o próprio caixa financeiro da empresa.

Neste cenário, a escolha das empresas de desembaraço aduaneiro deve ser com muita cautela. Uma dica inicial para você que está iniciando os processos de importação, é observar quais são as empresas que atendem a concorrência. A experiência dos profissionais envolvidos na área de logística conta muito neste cenário.

Considerando que essas empresas lidam com processos de importação, vale reforçar que isso faz referência ao comércio exterior internacional.

Portanto, nada mais justo do que analisar o perfil dos profissionais que estão na empresa e a experiência que eles possuem nesta área.

O ideal, neste contexto, é escolher empresas de desembaraço aduaneiro que acompanham o processo da mercadoria, do início ao fim. Ou seja: da importação até o destino final.

Não importa o formato do transporte e o tipo de mercadoria, planejamento e gestão estratégica são critérios essenciais em qualquer cenário que seja focado nas operações logísticas. Por isso, se você tem um empreendimento que ainda não possui um plano de ação para a área logística, é hora de começar a pensar nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *