Diversão

Tudo o que você precisa saber sobre playground

“Playground” é uma expressão em inglês que dá nome a parquinhos infantis. A tradução para o português seria algo próximo a “espaço ou terreno de brincar”. Esse ambiente de recreação é encontrado, na maior parte das vezes, em áreas externas e são planejados com o foco no público infantil. Sendo assim, o Playground é visto como um grande estimulador de várias áreas importantes para o crescimento das crianças, como a parte física, motora, social, entre outras.
Os playgrounds podem ser instalados nos mais diversos locais, como escolas, prédios, condomínios, restaurantes, shoppings, clubes, praças, residências, etc. Assim como se variam os locais de instalação desses terrenos de recreação, também podem variar os seus tamanhos, e consequentemente os brinquedos que vão compô-lo. A variedade de brinquedos presente no Playground infantil é evidente, pois é comum encontrarmos brinquedos como gangorra, balanço, caixa de areia, casinha, cavalinho de madeira e até laguinho; e tudo isso numa variedade de cores que atrai ainda mais a criançada para a brincadeira e diversão.
Muitas cidades tomam conta dos playgrounds, no caso dos localizados em parques e praças, abertos ao público em geral. Existe também o playground interno, como por exemplo, aquele presente em shoppings e aeroportos, cuja entrada é cobrada. Por fim, também não se pode esquecer a presença desses terrenos em escolas – sejam elas privadas ou públicas, cujo acesso se limita aos estudantes das instituições de ensino.

Benefícios do playground para a criança

Como já dito, nessa brincadeira as crianças são estimuladas a exercer atividades físicas, trazendo diversão e amizade; assim sendo, podem ser resumidos os benefícios às crianças que brincam nos playgrounds em alguns pontos:

  • Quanto às habilidades físicas, a criança trabalha as partes motoras e consequentemente, domina seus próprios movimentos, aprende a aprimorá-los e ter mais equilíbrio, agilidade e resistência;
  • Benefício à saúde, evitando o sedentarismo;
  • Ajuda no desenvolvimento escolar da criança, ao se tomar – inconscientemente ou não – conhecimento de ideias como gravidade, movimento de pêndulo (balanço), impacto (caixa de areia), equilíbrio (gangorra);
  • Socialização: principalmente em tempos atuais em que, não só em cidades grandes, crianças crescem em prédios e condomínios fechados, diferente de antigamente, quando se brincava mais na rua. Assim sendo, os playgrounds servem como um meio de contato entre crianças, o que é extremamente importante para o crescimento e a noção de sociedade, divisão e amizade do pequenino. Além da noção de limite, a brincadeira interpessoal também pode trazer melhorias comportamentais e emocionais;
  • Aprender a ter respeito às regras, como por exemplo, regras de utilização, segurança e de tempo permitido para se usar o playground;
  • Melhoria na relação com a família.

Regras e condutas de segurança

Nem sempre as famigeradas áreas de lazer do playground serão totalmente seguras, então existem algumas atitudes que podem ser tomadas quanto a esses espaços, principalmente se um adulto não estiver por perto (o que geralmente ocorre).
É importante e indicado que aparelhos que possam ocasionar uma queda, como trepa-trepas, balanços, escorregadores, gangorras, entre outros, sejam construídos em cima de terrenos macios, como borracha, grama e areia. Ainda sobre os aparelhos de onde se pode cair: que não sejam demasiadamente altos e fechados.
Outras regras importantes são as de não existir de forma alguma, objetos cortantes entre os materiais do playground; e a presença de algum adulto supervisionando, sempre que possível.

Tipos de playground

Uma das possíveis opções é o Playground de madeira. A madeira é um material relativamente resistente, então se encaixa perfeitamente às crianças que já estão mais “crescidinhas” e passam a se arriscar e aventurar mais nas brincadeiras. Entretanto, há de se ter cuidado com a madeira escolhida para garantir a segurança das crianças.
Para os menores, são indicados brinquedos para playground de plástico que não são tão rígidos quanto a madeira, nem possuem farpas ou enferrujam como os de ferro.
Para os mais velhos, existem os brinquedos para playground de ferro, que são mais resistentes, e consequentemente duram mais. Pode ser uma opção para quem deseja uma estrutura mais segura, uma estética diferenciada das comumente encontradas (madeira e plástico), ou simplesmente quem quer economizar com sabedoria ao adquirir um playground infantil usado que esteja em boas condições.
Seja lá o playground que escolher ou que a criança for brincar, o importante é sempre pensar na segurança dela e, é claro, no seu divertimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *