Empreendedorismo

Vale a pena alugar freezer para a sua padaria?

Com ou sem crise, todos precisam comer. É justamente o fato de a alimentação ser uma necessidade básica, que motiva muitos empreendedores a aventurar-se nesse campo, sejam eles donos de mercados ou padaria.

As estatísticas estão aí para provar: a Associação Brasileira de Franquias (ABF) afirma que o ramo alimentício subiu 9,4% em pleno 2015, ano no qual a crise se instalou.

Apesar disso, abrir um restaurante ou uma padaria, demanda um investimento considerável.

Por mais que alguns itens, como o laminador de massas, tenham valores acessíveis, há outros, como refrigeradores e fogões industriais, que podem custar uma pequena fortuna.

Do mesmo modo, nem todas as oportunidades de negócio que surgirão significaram trabalhar dentro do estabelecimento. Feiras e eventos podem levar a equipe em outros locais.

Estes e outros fatores, fazem com que os empreendedores do setor pensem em uma solução ainda relativamente desconhecida: o aluguel de equipamentos de cozinha profissional.

Como alugar equipamentos para a cozinha?

Pessoas que trabalham com cerimonial e eventos, estão habituadas a alugar móveis e itens decorativos para adornar salões.

O alto custo de itens culinários profissionais fez com que empresas adotassem o mesmo modelo de negócio para locar itens como:

  • Mesas e bancadas em inox;
  • Fornos industriais;
  • Freezers;
  • Fritadeiras;
  • Refresqueiras;
  • Caixas térmicas.

Normalmente, cobra-se uma taxa por hora ou dia de uso. Além disso, cabe ao locatário ressarcir a empresa por eventuais danos.

Trata-se de uma boa opção para economizar quando é preciso usar itens caros, como uma extrusora de massas, de modo eventual ou em qualquer outra situação, que não justifica o investimento em um novo item.

Vale a pena alugar um freezer para a padaria?

A cozinha de padarias deve seguir todo o rigor técnico e higiênico das de restaurantes. Portanto, é preciso que os equipamentos sejam de porte industrial e que itens como mesas e bancadas sejam de inox.

Como a montagem de um ambiente nestes moldes custa caro, o aluguel de freezer, item essencial para a conservação de gêneros alimentícios, pode valer a pena.

Confira algumas situações nas quais esta opção é vantajosa:

1. Picos sazonais de demanda

Datas como Natal, Páscoa e Dia das Mães trazem um pico de demanda no comércio em geral. As comemorações das datas também podem fazer com que padarias aumentem as vendas.

Isso, por sua vez, pode sobrecarregar a cozinha, que pode não ter a estrutura necessária para lidar com os pedidos extras.

Como o aumento de demanda não é permanente, a locação de freezer vale a pena. Afinal, paga-se apenas pelo período no qual ele é necessário.

2. Feiras e exposições

Feiras e exposições são excelentes oportunidades para ver e ser visto. Estes locais propiciam o contato com potenciais clientes e fornecedores, que podem agregar muito valor ao negócio.

Muitas vezes, estes eventos oferecem um espaço para que os expositores mostrem seu trabalho aos presentes. No caso de padarias, alguns equipamentos próprios podem ser levados sem problemas.

É o caso dos portáteis, como o laminador de massas manual. Outros, como fogões e freezer, têm um transporte muito trabalhoso. Nestes casos, vale a pena alugar o equipamento, usá-lo no evento e devolvê-lo.

3. Trabalhos externos

Além das feiras, é comum que, no ramo gastronômico, apareçam oportunidades de trabalhos externos ao estabelecimento.

É o caso de casamentos e eventos internos de empresas, por exemplos. Nestas horas, pode ser que o local escolhido pelo cliente não tenha a estrutura necessária;

Para que a equipe da padaria realize seus trabalhos, principalmente quando o evento é de grande porte. Mais uma vez, os itens portáteis não são um problema

Uma extrusora de massas manual pode ser levada até o local, assim como formas e pequenos utensílios. Já o freezer e demais equipamentos grandes podem ser alugados.

É possível negociar com o cliente, para que ele assuma pelo menos uma parte do custo trazido pelo aluguel do equipamento extra.

4. Orçamento apertado

Entre contratação de funcionários, locação do ponto e os custos da burocracia, empreender pode custar caro.

Por conta disso, é comum que, em um primeiro momento, o empreendedor não tenha orçamento para adquirir tudo que o negócio precisa logo de cara.

O aluguel de equipamentos mais caros da padaria, como o freezer, pode ser uma solução. Enquanto a verba para a compra de uma máquina pronta não está disponível, o item alugado é usado no dia a dia do negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *