Empreendedorismo

Veja os detalhes internos de uma empresa

Dê a devida importância a alguns detalhes que são primordiais no funcionamento de sua empresa!

Ao abrir uma empresa, o empreendedor precisará estar por dentro de diversos setores e detalhes do funcionamento da mesma.

Esses detalhes são importantes para que se mantenha e se cumpra as devidas legislações vigentes.

Vamos expor aqui alguns aspectos do interior da operação de uma empresa.

Detalhes esses que vem para garantir aspectos de segurança do trabalho, para resguardar o empregado e o empregador e também para melhor agilizar o desempenho do empreendimento.

Vejamos quais são esses detalhes e como você pode deixá-los em conformidade com os requisitos legais.

AVCB

Talvez você já tenha ouvido falar em avcb, mas você sabe realmente o quê é?

Bom, avcb ou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é um documento deferido pela instituição, que confere se o estabelecimento ou edifício está em conformidade com as normas de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação vigente em cada estado em particular.

Ele é importante porque tem como objetivo conferir periodicamente se as edificações estão cumprindo as normas de segurança, e se as mesmas estão fazendo a manutenção de seus equipamentos anti-incêndio.

Isso garante, que espaços de alta circulação ou reunião de pessoas, estejam aptos para casos de incidentes graves e perigosos à segurança das pessoas, como incêndios e etc.

Então, se você possui uma empresa ou pretende abrir uma, fique atento ao avcb.

Para que sua edificação receba o documento, anteriormente ela precisará do PPCI, que é o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, onde constam os equipamentos de segurança necessários, para que se tenha um ambiente mais seguro possível contra incêndios.

Caso você já tenha, é importante ficar atento à renovação deste.

renovação de avcb é necessária pois os documentos têm uma validade média de 1, 2 ou até 3 anos, e, ao vencer, é necessário passar por esse processo.

Se também houveram alterações na planta, aumento da área construída ou grande reforma, a renovação também tende ocorrer.

Exame médico para admissão

Ao contratar algum funcionário, é importante que a empresa resguarde os interesses próprios e do contratado em questão.

Isso evita problemas jurídicos no futuro e assegura que ambas as partes terão seus devidos direitos resguardados pela legislação.

O exame médico admissional está presente no Art.168 da CLT, o qual diz: É obrigatório o exame médico, por causa do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas diretrizes complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho: I – na admissão; II – na demissão; III – periodicamente.

Ele é utilizado para comprovar o bom estado físico e mental do funcionário a ser contratado, e se ele está apto fisicamente para desempenhar as condições na qual será designado.

Serve de segurança ao profissional, caso tenha algum problema de saúde decorrente de sua função na empresa, ele possa ser indenizado corretamente.

Essa mesma segurança serve para o empresário, que poderá realmente atestar se o funcionário adquiriu esse problema de saúde em decorrência de sua funções no trabalho ou não.

exame admissional é aquilo que dará confiança e segurança a ambas as partes envolvidas numa contratação.

Pagamentos

A folha de pagamento é algo que, por vezes, pode trazer problemas ao administrador.

Além do conteúdo demasiado a ser feito, é preciso focar a máxima atenção para que equívocos não sejam cometidos na hora de preencher a folha de pagamento.

Isso evitará imbróglios jurídicos e possíveis erros no repasse de benefícios e descontos de cada funcionário.

Muitas vezes esse serviço ocupa um grande tempo da equipe de RH e pode diminuir a produtividade de funcionários envolvidos em desenvolver a tarefa.

Nesse caso, cabe considerar a sua terceirização.

A terceirização folha de pagamento é um método muito eficaz para controlar a movimentação financeira com pessoal.

Ela funciona de maneira simples, com a contratação de uma empresa especializada em folha de pagamento, e trará diversos benefícios para você e sua empresa.

Como:

  • Aumento de produtividade;

  • Eliminação da ocorrência de erros recorrentes;

  • Diminuição de custos e riscos;

  • Disponibilidade para que a equipe de RH atue em outros segmentos.

Existem no mercado diversas empresas que trabalham no ramo.

Cada qual com um específico método de trabalho.

É importante pesquisar bem sobre essas empresas e quais facilitações elas oferecerão para seu negócio.

O ponto é sempre optar pela comodidade, qualidade e custo justo.

Esses foram alguns detalhes do funcionamento interno de uma empresa.

São muito úteis para que você possa oferecer um ambiente de trabalho onde todos se sintam fisicamente seguros, juridicamente seguros e também com uma boa produtividade e praticidade em questões mais técnicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *