EmpreendedorismoEquipamentosProdutosServiços

Você conhece a origem dos carimbos?

Os carimbos são produtos confeccionados para marcar papéis com tinta. A palavra carimbo é derivada de uma triste realidade passada, os escravos africanos tinham uma marcada feita a ferro antes de fazerem o desembarque nas Américas, o termo usado por eles foi inserido à língua, se tornando o nome oficial desse produto.

Qual é a origem do carimbo?

O termo carimbo vem de origem africana, especificamente do quimbundo “kirimbu” o que significa “marca”.

Desenvolvimento do produto

Os carimbos eram conhecidos no passado como selos ou sinetes, usado para marcar empregados ou lacrar e assinar documentos. Da mesma maneira, as palavras selo se referem às marcas que foram deixadas através da forte compressão do instrumento no lacre ou na cera aquecida.

Conforme a empresa foi expandindo-se junto com a fabricação de vários tipos móveis, os carimbos tiveram a sua popularidade, de maneira a permitir uma ampla produção, com carimbos modernos que haviam almofada com tinta em bojo, (auto-tintados, em Portugal) e na forma de uma caneta, possibilitando conforto durante a limpeza.

Esse é o meio mais antigo para um escritório que atualmente permanece, alguns desses carimbos suportam ao tempo e a atualidade estética por mais de 1 anos sem passar por modificações, como é a situação dos carimbos de borracha ou de madeira, material confeccionado a partir do procedimento de vulcanização em 1844 por Charles Goodyear.

Nos dias atuais os carimbos feitos em madeira são parcialmente trocados por carimbos de plástico que são auto- entintados

Quais são os modelos de carimbo atuais?

Os modelos de carimbos mais utilizados na atualidade são:

  • Carimbo datador
  • Carimbo numerador
  • Carimbo automático
  • Carimbo de madeira
  • Carimbo elétrico

Qual a utilização dos carimbos?

Os carimbos são essenciais em variados escritórios, governamentais ou particulares, em cartórios ou diversas repartições públicas, lugares onde os arquivos são marcados com frequência.

Os carimbos possuem grande serventia desde o início do selo postal, excluindo a estampa, também tiveram espaço nas escolas, com desenhos recreativos, possibilitando a repetição das tarefas pedagógicas.

Dicas para quem está começando no ramo de carimbos

Uma das melhores dicas para quem quer começar no negócio de carimbos é revender esses produtos de algum fabricante local para conhecer todo o potencial reduzindo maiores investimentos desses equipamentos, diversas instituições como papelarias visam terceirizar esse serviço, para não perderem o foco do seu negócio principal.

Com o investimento menor e um retorno significativo o equipamento cabe em qualquer lugar e você poder possuir seu empreendimento até a sua casa.

Um breve histórico

O carimbo que conhecemos atualmente, composto de madeira ou de metal com a sua base em borracha, a qual apresenta textos, letras e figuras em relevo, era um equipamento que marcava selos pessoais de correspondências e arquivos oficiais de autoridades e figuras notórias dos tempos mais antigos.

Desde o seu surgimento, o carimbo era muito aplicado e foi uma das causas que inspirou Johannes Gutenberg a criar as famosas prensas, que eram produtos que revolucionou a maneira de imprimir livros e documentos diversos.

No começo da carreira de Gutenberg, inventor da máquina de imprensa, utilizava inicialmente pequenos carimbos feitos em metal com as letras do alfabeto, quando posicionadas lado a lado elas formavam palavras.

Da inspiração na antiga xilogravura até hoje em dia, podemos observar que aconteceram poucas alterações, geralmente em procedimentos que envolvem a tecnologia para a sua produção.

Hoje os carimbos cumprem o seus objetivos como um instrumento pedagógico, estando presente em variadas atividades do processo de aprendizagem no público infantil.

Fora isso dispõe uma enorme oportunidade para instituições e empreendedores que procuram destacar e diferenciar seus equipamentos e embalagens por meio de um estilo único e customizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *