Em nosso mundo acelerado, todos querem resultados instantâneos. Queremos que nossa comida seja preparada mais rapidamente, queremos nos comunicar com as pessoas instantaneamente e muitas vezes ficamos impacientes quando leva mais de cinco segundos para um site carregar.
O mesmo pode ser dito para quem deseja aumentar o número de vendas geradas a partir de seu site. Mas, como disse Beverly Sills, “não há atalhos para nenhum lugar que valha a pena ir”.
Felizmente, existem algumas maneiras de otimizar seu site para ajudar a gerar mais vendas com ele todos os dias.
Assim como acontece com a maioria dos métodos de marketing digital, muitas vezes pode demorar um pouco para ver os resultados.
No entanto, você pode implementar essas dicas em seu site hoje e simplesmente sentar e assistir enquanto elas funcionam para você.
1. Deixe sua Homepage o mais simples possível! não sobrecarregue seu público.
Isso pode ser surpreendente para alguns, já que muitas pessoas assumem que é melhor oferecer o maior número possível de produtos em sua página inicial para oferecer aos visitantes uma variedade de opções.
Acontece que oferecer menos produtos em sua página com mais texto descrevendo um tópico específico aumentará as vendas em geral.
Criar um site que seja eficaz e atraente pode ajudar a manter os usuários por mais tempo no seu site e assim podendo realizar até mais de uma venda.
Isso permite que sua empresa foque apenas em produtos específicos e você será capaz de responder a qualquer dúvida que seus usuários possam ter.
2. Adicione vídeos às suas páginas de conversão chave
Nossos cérebros processam informações visuais cerca de 60.000 vezes mais rápido que em texto, o que significa que seus visitantes absorvem as informações dos vídeos melhor do que lendo textos.
Portanto, adicionar vídeos nas suas principais páginas de destino pode resultar em um aumento médio de 86% nas conversões, isso porque é bem mais fácil para seus visitantes aprenderem sobre um produto ou serviço através de vídeo do que por texto.
3. Capture os e-mails dos seus usuários.
O e-mail marketing ainda é um método muito viável de marketing digital e produz um ROI significativo em todos os métodos de marketing.
Quando você captura os emails dos seus visitantes, você cria um relacionamento mai próximo com eles e ainda consegue uma chance de convidá-los a acessar seu site novamente através de campanhas de email marketing.
Uma das principais maneiras de capturar e-mails é oferecer algo de valor em troca, como o download de um e-book informativo, que não custará relativamente nada para sua empresa.
4. Construa confiança com depoimentos, associações e estudos de caso
Muitas empresas já entendem a importância da prova social, mas se você não tiver uma maneira de promover a confiança do cliente em seu site, estará perdendo suas recompensas.
Alguns recursos como depoimentos, imagens de sua equipe e estudos de caso sobre seus produtos ou serviços podem ajudar bastante a convencer um visitante a fazer negócios com você.
5. Crie conteúdo direcionado aos principais segmentos de mercado
Criar conteúdo de qualidade é uma maneira infalível de aumentar o tráfego e as conversões do seu site, mas você também deve gastar algum tempo segmentando diferentes segmentos de mercado.
Escrever conteúdo específico para determinados segmentos de mercado ajuda você a atrair clientes diferentes e oferece a oportunidade de expressar sua experiência em seu setor.
6. Incorporar Upselling
Com que frequência um vendedor de uma loja tenta vender um produto para você? Se eles estão fazendo o que o chefe dele pediu, sua resposta seria 100% do tempo.
Se as pessoas podem fazer upsell dentro de uma empresa, porque você não pode fazer upsell online também não é mesmo?
O up selling é 20 vezes mais eficaz do que o cross-selling na internet, embora vejamos o último com mais frequência.
7. Explique claramente sua proposta de valor em suas páginas de destino
Uma proposta de valor é simplesmente uma ou duas frases que promovem o valor de seus produtos ou serviços.
Uma boa proposta de valor deve ter pelo menos responder estas perguntas:
- Como seu produto resolve os problemas das pessoas?
- Quais benefícios específicos seu produto oferece?
- Por que as pessoas devem comprar de você em vez de seus concorrentes.
8. Instale um bate-papo ao vivo
As ferramentas de bate-papo são uma maneira fantástica de gerar vendas de comércio eletrônico, mas também podem ser usadas para esclarecer qualquer dúvida que os visitantes do seu site possam ter.
Eles também são mais propensos a serem usados do que um formulário de contato porque geram uma resposta imediata.
Quase todo tipo de site pode se beneficiar dessa ferramenta, até mesmo aqueles que não fazem vendas online.
Imagine que você é dono de um site que vende cursos de Investimentos como afiliado, por exemplo.
Você pode usar o chat online para explicar a seus clientes o que fazer antes de começar a investir na bolsa de valores.
Você também pode usar esta ferramenta de bate-papo ao vivo para coletar endereços de e-mail.
9. Foque nas objeções dos seus visitantes.
Uma ótima maneira de melhorar a qualidade do seu site é abordar quaisquer objeções ou perguntas que podem não ser respondidas diretamente por meio do conteúdo já disponível.
Vasculhe seu site e faça uma lista de quaisquer hesitações que você acredita que os visitantes possam ter com base nas informações já disponíveis.
Avalie criticamente seu site e procure garantir que tudo seja facilmente acessível ao seu usuário. Isso não apenas aumentará as conversões em seu site, mas também o tornará mais fácil de usar.
10. Realize testes A/B
Com todas as dicas sugeridas acima para aumentar as vendas em seu site, o mais importante é fazer um teste A/B de todas essas alterações
Cada empresa é única, o que significa que seus clientes são únicos, e certas coisas funcionam para algumas empresas que não funcionarão para outras.
Os testes A/B te ajudam a identificar o que funciona melhor para você, no seu negócio. Veja alguns exemplos de testes que você pode fazer a partir de agora:
- Alterar o texto em seus botões de chamada para ação é um teste clássico, mas fácil de executar. Não se surpreenda se essa simples mudança resultar em um aumento de 2% a 3% nas conversões.
- Teste títulos diferentes na parte superior de suas páginas de destino com tráfego intenso. Eu tive páginas saltando de uma taxa de conversão de 1% para uma taxa de conversão de 4,5% apenas testando títulos diferentes.
- Se você tiver imagens de estoque em seu site, tente substituí-las por fotos mais espontâneas de sua empresa ou funcionários.
- Para sua página de contato, teste usando menos campos em seu formulário de contato. Isso geralmente produz um resultado positivo.
Conclusão
Agora que eu já te mostrei o que fazer para aumentar suas vendas, você tem uma dívida comigo.
A partir de agora sua tarefa é implementar em seu site, ou blog todas as dicas que foram descritas aqui.
Claro que nem todas vão fazer sentido para seu negócio. Mesmo assim, anote aquelas que fazem sentido e coloque já a mão na massa.