6 dicas para empreender no mercado imobiliário

Trabalhar no mercado imobiliário exige grandes desafios. Pensando em esclarecer dúvidas para quem é corretor de imóveis ou mesmo para imobiliárias, produzimos este post contemplando 6 dicas para empreender e conquistar o tão sonhado sucesso no setor! Confira!

1. Forneça um bom conteúdo visual 

Nosso cérebro processa imagens mais rapidamente que o texto; portanto, se você realmente deseja atrair atenção, use recursos visuais.

Nesse contexto, fotos, infográficos, tabelas, gráficos e vídeos de qualidade são ótimas maneiras de adicionar interesse visual ao seu conteúdo. 

Muitos corretores de imóveis ainda dependem de imagens de baixa qualidade tiradas em seus telefones celulares (ou de seus clientes). 

Isso não impressiona os compradores on-line e faz com que sua marca pareça não profissional. 

Deste modo, uma dica é recorrer à contratação de um fotógrafo profissional. Afinal, essa é a maneira mais fácil de obter imagens incríveis para sua carteira de clientes. 

Além disso, pode ser interessante contratar um plano de vídeo, além de fotografias. Assim, os corretores podem criar apresentações de slides de fotografias que agem como um tour virtual pela casa.

O próximo passo seria filmar dentro do imóvel em questão. Alguns corretores de imóveis empreendedores até usam drones para capturar imagens aéreas da propriedade e arredores. 

Além dessas ferramentas, contar com anúncios em vídeos apresenta um desempenho especialmente bom no Instagram, Facebook e no YouTube. 

2. Esteja presente e ativo online

Um cenário é ter uma página de mídia social, outro é atualizá-la com frequência suficiente para ser eficaz.  O mesmo vale para ter um blog imobiliário. 

Basicamente, o marketing on-line pode criar um fluxo de renda contínuo que funciona para sua agência 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas, para isso, você precisa se esforçar para criar uma biblioteca de conteúdo.

Desse modo, não deixe o tempo passar. Afinal, imobiliárias em São Paulo e no Brasil, como um todo, estão adotando essa medida. Então, não fique pra trás! 

3. Crie uma rede de contatos

Ao vender uma casa, faça um mercado para os bairros vizinhos com folhetos, festas de bloco e casas abertas. Isso não apenas gerará mais interesse na propriedade, como os proprietários locais se lembrarão da sua agência quando chegar a hora de vender. 

Além disso, é primordial conhecer a sua área. Afinal, não basta apenas saber sobre imóveis na Vila Mariana, você precisa saber tudo sobre o imóvel que você deseja vender e as especificidades dessa região.

Desse modo, certifique-se de que seus corretores façam a lição de casa na área circundante, suas vantagens e peculiaridades e como o mercado imobiliário se desenvolve.

Quanto mais informados estiverem, mais fácil será responder às perguntas dos clientes e ganhar sua confiança. 

4. Use marketing de mala direta

As listas de mala direta estão mais baratas do que nunca e as taxas de resposta ainda excedem os e-mails em grande escala. 

Nesse cenário, seus corretores podem usar modelos de cartão postal on-line para projetar cartões postais personalizados que incluem informações relevantes sobre os serviços da sua agência e o mercado local. 

Além disso, é possível combinar o digital com a impressão. Deste modo, seus clientes que buscam por apartamento para alugar no Itaim Bibi podem ter o melhor dos dois mundos. 

Para mostrar a eles que sua marca é conhecedora de tecnologia, os corretores podem compartilhar apresentações e vídeos em um iPad. 

Em seguida, para mostrar a eles que sua marca está bem estabelecida, os corretores podem mostrar um lookbook impresso que cobre perguntas comuns e outras informações. 

Isso economizará tempo e esforço para seus corretores, mas você estará confiante de que a marca da sua agência está sendo representada de maneira consistente e profissional. 

Cada comunicação que um cliente recebe de um de seus corretores reforça a integridade da sua marca e assegura aos clientes que a confiança deles em você está bem colocada.

5. Esteja presente nas redes sociais

O setor imobiliário é uma indústria construída em rede, por isso não é surpresa que ocorra um ajuste natural para as mídias sociais. 

Nesse sentido, o marketing de mídia social pode elevar sua marca, manter seu nome em mente e conectá-lo a novos clientes. 

Confira algumas dicas que você pode compartilhar com corretores imobiliários sobre como aumentar sua presença nas mídias sociais:

  • Todas as postagens e ações de marketing devem ser feitas na rede da imobiliária;
  • Utilizar boas imagens e em grande quantidade;
  • Ter cautela com relação ao material que será publicado;
  • Realizar ações como vídeos com perguntas frequentes;
  • Promover promoções e concursos.

No primeiro caso é preciso que corretores imobiliários não usem seus perfis pessoais do Facebook para seu marketing imobiliário. 

Um perfil comercial parece mais profissional e fornece ao proprietário acesso a recursos úteis, como concursos e análises. 

Em seguida, é um fato que o visual tem um desempenho melhor que o texto em praticamente todas as plataformas de mídia social.

Por esse motivo, é fundamental incluir imagens em suas postagens. Com isso, é possível ter uma visibilidade maior criando imagens que atendem aos requisitos exclusivos de tamanho de cada site. 

Se isso parecer trabalhoso, é possível contar com modelos de mídia social pré-fabricados para garantir que seu conteúdo seja perfeito em pixels. 

Agora com relação ao que os corretores imobiliários devem postar, é preciso cautela com relação ao número de anúncios. Afinal, Ninguém quer passar por uma avalanche de propagandas.

Em vez disso, fale sobre seus clientes e seus sucessos. Fale sobre a área local que você atende, incluindo notícias e eventos da comunidade. 

Outra ação interessante é organizar sessões de perguntas e respostas ao vivo com ferramentas de vídeo como o Facebook Live. 

Realize concursos e sorteios para aumentar o engajamento. Assim, se você conseguir equilibrar as ações e aplicar aquelas que mais tem efeito, poderá listar propriedades sem parecer spam. 

Por fim, não esqueça de aproveitar o marketing pago de mídia social. 

6. Plano de carreira para corretores

Criar uma forte marca imobiliária não apenas ajudará você a encontrar os melhores clientes em potencial, mas também a atrair e manter os melhores corretores imobiliários. 

Ao manter uma marca poderosa que permeia todas as comunicações da sua empresa, você pode compartilhar sua visão com seus corretores e colocá-los “a bordo”.

Se sua marca é fraca e inconsistente, os corretores de imóveis podem ficar tentados a sair procurar por oportunidade que representem seus próprios valores e potencial de carreira. Ou seja, que sejam refletidos na marca da imobiliária.

Enquanto trabalha na identidade da sua marca, não se concentre apenas em transmitir a mensagem aos seus clientes. Deixe seus corretores fazerem parte da história que você está contando!

Gostou destas dicas? Lembre-se que a contratação de uma agência de marketing imobiliário ajudará sua agência a encontrar a direção certa. 

Você também pode escolher as tarefas que precisa que a agência execute para você, para concentrar melhor seu tempo e esforços em atender seus clientes imobiliários.