Temos a total ciência de que vivemos em um mercado extremamente competitivo e audacioso, por isso, devemos nos manter atentos e atentas às inovações do mercado de frotas atual.
Para que você tenha êxito, devem-se reduzir custos, melhorar sempre o seu sistema de gestão de frotas e oferecer o melhor serviço.
Estima-se que a procura por empresas de veículos, para transporte de mercadoria ou de pessoas, possa crescer 60% nos próximos 3 anos, comparados à 7% da Europa, em relação ao mesmo período.
A terceirização alavanca ainda mais os lucros das empresas donas de frotas, ou seja, é melhor a empresa contratar uma frota, do que comprar um automóvel novo.
O primeiro passo, não é a aquisição do veículo, mas sim, planejar e estruturar os pilares que sustentarão toda a base para a sua empresa.
Siga essas orientações!
Veja algumas dicas para quem quer montar, ou até mesmo, para quem quer reestruturar sua empresa de frotas de veículos:
1. Planejamento
É o primeiro pilar no qual se irá sustentar toda a empresa, saber qual tipo de veículo e qual tipo de material será transportado.
Por exemplo: o serviço de motoboy terceirizado levará documentos para empresas diferentes, dentro da cidade de São Paulo. O planejamento irá desenhar toda a rede logística da sua empresa.
Ou seja, é preciso decidir qual a motocicleta que esse serviço de motoboy utilizará, assim como a localidade e distribuição de seus fornecedores, quais cuidados esse motoboy irá ter com a carga, etc.
Todo dinheiro gasto em investimento deve ser anotado e caso já exista algum tipo de estrutura, esta deve ser listada. Deve-se, também, saber a dimensão da necessidade das empresas.
Para que você tenha certeza, de que vai suprir a demanda e não saia no prejuízo, assim como, prejudique as empresas.
O valor por viagem realizada e o lucro mensal, também deverá estar em planilha. E devem-se ter ferramentas e pessoas para trabalhar na área financeira.
2. Contabilidade
Deve-se saber qual o valor investido ou o “capital inicial”, para sua empresa de transporte, sabendo que, costuma ser alto! O automóvel vendido no Brasil é muito caro, apesar dos veículos durarem bastante.
Tanto carros, quanto caminhões e motos, têm uma grande manutenção bimestral/semestral. Anote sempre em planilhas os custos das manutenções, o valor de cada abastecimento de combustível, os quilômetros rodados e o valor do rastreador veicular ou seguro.
Já que a proteção da sua carga é fundamental. Tendo isso, você saberá qual veículo consome mais combustível e qual modelo apresenta maior tempo sem manutenção – isso é fundamental, para suas próximas aquisições.
Ao abrir sua empresa, contate diferentes seguradoras para fazer uma comparação entre elas, a quantidade de veículos em sua frota pode gerar um bom desconto.
A segurança é um dos fatores na sua empresa, pequenos assaltos podem somar quantias milionárias de prejuízo
3. Documentação
Para abrir sua empresa legalmente, é necessário o alvará de funcionamento da prefeitura e a licença do corpo de bombeiros, o valor levará em conta o tamanho e o número de pessoas que trabalham com você.
4. Localização
A localização da sua empresa é fundamental para reduzir gastos, para a acessibilidade de clientes e colaboradores. Ter acesso às principais rodovias ou marginais, é importante nesse quesito.
5. Cuidado com as contas!
Manter suas contas de IPVA e Licenciamento atualizadas é importantíssimo, assim como, multas levadas durante o trajeto de seus veículos. Manter as contas de água e luz é crucial também.
6. Investir nos funcionários
Manter uma boa relação e comunicação, é importante na sua empresa. Dar instruções e cursos para sua equipe de motoristas, como:
- Dirigir com cuidado em longas distâncias;
- O que evitar fazer em caso de assaltos;
- Direção defensiva;
- Entre outros.
Deve-se orientar o funcionário a manter sigilo sobre os trajetos e cargas, para que não haja risco de assaltos. Manter esses cuidados em sua gestão administrativa, é muito importante.
O Brasil está em sexto lugar como país onde mais se roubam carga do mundo, pela associação britânica JJC cargo wacthlist, a segurança de sua carga é muito importante.
E o setor de recursos humanos em sua empresa, é importante para manter a harmonia de seus colaboradores e outros procedimentos realizados de forma organizada.
Tenha sempre um relatório de quem trabalhou no veículo, as horas trabalhadas e os dias de trabalhos, e uma notificação – caso tenha acontecido alguma coisa no trajeto desse funcionário.
Aparência não é tudo, mas ajuda
O conforto e a aparência são o chamariz de clientes, não poupe dinheiro e energia para manter em bom estado as aparências físicas de seus veículos, seja de uma frota para terceirização de aplicativo ou de táxis.
Um regulador de temperatura, para cargas que precisam refrigeração, por exemplo, é importante, além de atribuir valor estético e contribuir com a qualidade dos produtos transportados.
Este dá mais valor comercial à sua carga, como carnes e medicamentos, e é um ótimo acessório para frete fiorino, que é compacto e pode atribuir mais versatilidade à sua frota.