Academia

7 maneiras de manter o corpo ativo sem academia

academia

Recentemente, o Ministério da Saúde publicou um novo relatório sobre a vigilância dos fatores de risco e proteção para doenças no Brasil. 

O principal objetivo da pesquisa foi recolher e expor informações atualizadas sobre os fatores de risco que trazem influência no desenvolvimento de doenças crônicas, entre os brasileiros.

Nessa etapa, a pesquisa analisou os índices brasileiros de atividade física nos últimos 15 anos e concluiu que a frequência de exercícios regulares entre adultos aumentou 6,4%.

Foi observado, o crescimento tanto para homens quanto para mulheres. Mas o aumento foi maior para o público feminino, passando de 22,2% em 2009 para 31,3% em 2021. 

No caso dos homens no mesmo período, a faixa de oscilações foi de 39,8% a 43,1%.

No entanto, o pensamento de muitas pessoas é que o corpo só entra em atividade, com exercícios pesados, principalmente em academias. 

Na verdade, manter o corpo ativo sem academia é possível, ainda que não use pesos.

Neste artigo, você vai ver como!

Praticar atividades físicas traz muitos benefícios à saúde

Quando se trata de uma alimentação saudável, o exercício ajudará tanto a prevenir a obesidade, quanto a manter o peso desejado. Isso ocorre porque a queima de calorias acontece com frequência.

O exercício aeróbico é recomendado para pessoas com excesso de peso, pois acelera o metabolismo e causa uma redução significativa na gordura corporal. 

Alguns estão andando, correndo, andando de bicicleta, nadando, bailando e assim por diante.

O exercício físico pode ajudar a prevenir doenças crônicas, como doenças cardíacas e vasculares, pois fortalece o músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea, ameniza os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis de colesterol bom (HDL).

Como manter o corpo ativo sem academia?

Natação

Se procura uma atividade física que o ajude a movimentar todo o corpo e a melhorar a sua respiração. A natação é uma ótima alternativa à academia. Com ela, você consegue manter o corpo ativo sem academia.

Este exercício fortalece os grupos musculares dos músculos superiores, inferiores, das costas e do peito e melhora a coordenação e a flexibilidade mão-olho, minimizando o impacto nas articulações. 

Corrida

O número de corredores aumentou, ultimamente. Percebeu isso? Não admira isso, porque esta atividade ajuda a fortalecer os músculos das pernas, melhora a função respiratória e cardiovascular e promove significativamente a queima de gordura.

Além disso, a corrida estimula a liberação de hormônios fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Caso você não viva em um ambiente propício para correr ao ar livre, pode comprar uma esteira. Mas, não compre qualquer equipamento. 

Priorize a melhor esteira residencial possível, que caiba no seu bolso também. 

Hidroginástica

Essa modalidade é completa, quando se trata da natação, ela pode exigir um condicionamento físico que você ainda não possui

Nesse caso, a dica é fazer aulas de hidroginástica, que hoje não são mais reservadas apenas para idosos, mesmo que esses praticantes ainda sejam a maioria.

O movimento melhora o equilíbrio e a coordenação, fortalece o sistema cardiovascular e promove o relaxamento. 

Além disso, a hidroginástica é frequentemente recomendada para pessoas com problemas nas articulações, pois a água evita impactos e desgastes.

Dança

Dançar é divertido, fortalece o sistema cardiovascular, desenvolve coordenação e equilíbrio e faz os músculos tonificarem. 

Além disso, é uma atividade física que permite conhecer novas pessoas, melhora a autoestima e ajuda a reduzir a ansiedade, contribuindo para o seu bem-estar físico e mental.

Existem vários tipos de danças, você deve escolher a melhor, na sua opinião, que se adeque ao seu estilo.

Caminhar

A caminhada é um exercício de baixo impacto, principalmente se você tem problemas nas articulações do joelho. 

Caso queira se exercitar ao ar livre, então você também pode optar pela caminhada, um exercício muito democrático que pessoas de todas as idades podem praticar. Uma boa opção para manter o corpo ativo sem academia.

Embora você acabe queimando menos calorias do que quando está correndo, caminhar melhora a circulação e a respiração, relaxando a mente e reduzindo o risco de osteoporose, pressão alta, diabetes, derrame e ataque cardíaco.

Mas não se esqueça, procure sempre usar o equipamento adequado para a atividade física. Por exemplo, um tênis confortável para caminhada deve ser o bastante. 

Mas se você pensa em elevar o nível, busque o melhor tênis para corrida, que esteja ao seu alcance.

Artes marciais

A popularização do MMA tem feito muitas pessoas procurar aulas de Muay Thai, boxe e outros tipos de lutas, mas é importante dizer que as aulas não incluem nenhum tipo de violência, mas sim de exercício intenso.

O Muay Thai utiliza movimentos como socos, cotoveladas, joelhadas e chutes, todos acompanhados por um instrutor

O boxe, por outro lado, também oferece murros e chutes, incluindo corrida, abdominais e cordas para melhorar a forma física.

Qualquer que seja a luta que você escolher, todas elas proporcionam construção muscular, aumento da queima de calorias, coordenação e desenvolvimento de força e, claro, uma ótima maneira de aliviar a tensão.

Pilates

O Pilates é uma atividade física que pode ser adaptada de acordo com a idade, peso, limitações e necessidades de cada praticante, para que os movimentos oferecidos sejam escolhidos de forma personalizada.

Este método ajuda a fortalecer os músculos, previne lesões, melhora a postura, promove a consciência corporal e ajuda a aliviar dores, permitindo um aumento do bem-estar físico e mental.

Gostou das modalidades?

Podemos dizer que todas elas são boas para manter o corpo ativo sem academia. No entanto, correr ou caminhar, que são bem populares, podem te fornecer mais uniformidade na prática do exercício e promover melhores benefícios à saúde.
Por isso, se você é iniciante nos exercícios físicos, você pode escolher correr ou caminhar. Sendo assim, é válido verificar as dicas do guia de corrida para iniciantes ou até mesmo o guia de caminhada para iniciantes e escolher o que mais se adequa ao seu estilo e ao seu momento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *