Todo jovem cristão, alguma vez, já foi questionado sobre relacionamentos, e muitos desses jovens têm algumas dúvidas a respeito do assunto.
E foi pensando nisso que desenvolvemos esse conteúdo. Continue com a sua leitura.
1. Pense em casamento, não apenas em divertimento
Isso pode parecer extremo, mas, considerando que mais de cinquenta por cento dos casamentos terminam em divórcio, os cristãos precisam pensar na pessoa que estão namorando como alguém com quem poderiam estar a longo prazo.
Os pais se beneficiaram de orar pelos futuros cônjuges de seus filhos desde tenra idade.
Quando seu filho começa a namorar alguém que se encaixaria perfeitamente nele, os pais podem ajudar a orientar o filho a encontrar alguém que não apenas seja um bom namorado ou namorada, mas a pessoa que será sua melhor metade para todos os momentos da vida.
2. Estabeleça limites para a intimidade
Como em qualquer área de nossas vidas, os cristãos devem demonstrar autocontrole quando se trata do que farão e não farão com alguém significativo antes do casamento.
Isto é especialmente importante quando se trata de limites sexuais.
Nesse mundo excessivamente sexualizado, onde adolescentes e adultos podem ver pornografia com um simples clique, os cristãos precisam saber que o sexo só é apropriado dentro dos limites do casamento.
Como sempre, as crianças contarão com pais, líderes juvenis e outras pessoas com autoridade para ajudá-las a traçar esses limites.
É importante fazer parte de uma igreja local que conhecerá e amará seus filhos o suficiente para ajudá-los a navegar por águas difíceis, mas necessárias.
3. Não seja desigualmente unido
2 Coríntios 6:14 diz: “ Não se junte aos incrédulos. Pois o que a justiça e a iniquidade têm em comum? Ou que comunhão a luz pode ter com as trevas?”
Um garfo é um equipamento que os agricultores usam para colocar dois bois juntos. O arnês é colocado ao redor de seus pescoços e isso força os bois a caminhar juntos.
Se um boi for rápido demais, ele puxará o pescoço do outro boi, forçando-o a seguir o mesmo caminho e no mesmo ritmo. Se for muito lento, um boi será forçado a diminuir sua velocidade.
É o mesmo com os cristãos. Os cristãos que namoram alguém que não está na mesma página espiritualmente sofrerão mais tarde quando discordarem de tópicos importantes e de escolhas de vida.
Certifique-se de estar envolvido com alguém comprometido em seguir o mesmo caminho – e na mesma velocidade – que você.
4. Considere alguém que ama o Senhor
Embora não seja um plano infalível, ajude seu filho a discernir se a pessoa que ele quer namorar é alguém que ama o Senhor.
Só porque alguém declarou que aceitou Jesus não significa que ele está entregando sua vida a Ele.
Os pais podem ajudar com isso, observando atentamente as ações da pessoa, e aqueles que são mais velhos podem procurar o conselho de amigos íntimos e daqueles que interagiram com vocês dois.
Essa pessoa exibe os frutos do Espírito? Ele frequenta a igreja regularmente? Tem um coração para serviço?
Responder a essas perguntas pode parecer crítico, mas esses julgamentos devem ser feitos para escolher a pessoa com quem você passará o resto da vida.
5. Não Netflix e criança… mas fique quieto
Embora “Netflix e relaxamento” seja um termo de gíria para assistir filmes juntos ou atividade sexual, nenhum deles está no centro de um relacionamento profundo e significativo.
Embora não haja nada errado em passar um tempo juntos apenas assistindo filmes e se divertindo, os cristãos precisam de um tempo para ficarem quietos e deixar que o Senhor os guie quando se trata de encontrar o parceiro certo.
Esta é uma lição de autocontrole e paciência, bem como um compromisso de que nada vai acontecer entre você e um sólido relacionamento com o Senhor – incluindo seu outro significativo.
6. O casal que ora junto, permanece junto
Embora não exista uma fórmula para o relacionamento perfeito, os casais que adquirem o hábito de fazer devocionais juntos ou orar juntos têm mais probabilidade de permanecerem juntos nos momentos difíceis.
Os cristãos devem considerar parceiros que estejam dispostos a se ajoelhar por seu relacionamento, futuro e compromisso de seguir a Deus todos os dias de sua vida.
Quanto mais os casais estão comprometidos, maior a probabilidade de pedirem a Deus sua ajuda e provisão em todos os aspectos de seu relacionamento. E esse é o melhor lugar que um casal pode estar – na palma da mão de Deus.
7. Coloque sua armadura
Se um cristão encontrou a pessoa com quem permanecerá pelo resto de suas vidas, Satanás procurará separá-las.
João 10:10 diz: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; Eu vim para que eles possam ter vida e tê-la ao máximo.”
Os casais precisam vestir toda a armadura de Deus, incluindo um claro entendimento das Escrituras e a verdade do que a Palavra de Deus diz antes e durante do relacionamento.
O principal objetivo de Satanás é isolar as pessoas, porque ter duas pessoas juntas dobra a quantidade de impacto que elas podem causar no Reino de Deus aqui na terra.
8. Busque o Espírito Santo
Pais e filhos podem orar pelo futuro cônjuge juntos desde tenra idade. O espírito, cujo papel é convencer, guiar e direcionar Seus seguidores, revelará quem os cristãos devem namorar e, finalmente, se casar, se os cristãos tiverem tempo para buscar Sua vontade para suas vidas.
Durante o namoro, os dois cristãos devem continuar a buscar o Espírito Santo e pedir a orientação Dele em sua vida e em seu relacionamento.
Texto por: WNWeb