O envio de SMS é uma ótima maneira de aumentar a interatividade entre empresas e clientes. Por meio deste método, é possível estabelecer a comunicação de forma rápida e fácil. No entanto, existem alguns passos e estratégias que devem ser tomados para otimizar e qualificar o envio de SMS.
Neste artigo, mostraremos os principais passos e estratégias para ajudar a melhorar e qualificar o envio de SMS. Continue acompanhando para saber mais!
Confira o guia com um passo a passo para o envio de SMS
Levantamos um passo a passo para te ajudar a colocar essa estratégia de comunicação que pode ser usada para diferentes finalidades, desde suporte ao cliente até divulgação de campanhas de vendas. Confira:
Passo 1: Estabeleça um relacionamento com seu público-alvo
Antes de começar o envio de SMS, é importante fornecer aos seus clientes informações relevantes para que eles compreendam a sua mensagem.
A criação de uma conexão emocional entre empresa e cliente é fundamental para assegurar que seu conteúdo seja visualizado.
Passo 2: Use o máximo de 160 caracteres
Lembre-se de que os SMS têm limites de caracteres. Portanto, é importante ter cuidado ao selecionar as palavras a serem usadas e ter certeza de que você está conseguindo transmitir a mensagem de forma clara e concisa.
É aconselhável evitar usar uma linguagem muito técnica ou frases longas. Ao invés disso, prefira apostar em palavras curtas e simples para transmitir a sua mensagem de forma mais clara.
Passo 3: Segmente seu conteúdo
Outra estratégia importante é segmentar seu conteúdo, para que os clientes só recebam mensagens que sejam relevantes para eles. Saber aproveitar informações como:
- localização
- idade
- gênero
- interesses
para filtrar a sua lista de contatos de SMS é fundamental.
Por meio da segmentação de conteúdos e da base de contatos, você pode enviar mensagens específicas para grupos selecionados de clientes, tornando o conteúdo mais relevante para eles.
Passo 4: Utilize os horários certos
Você também precisa levar em consideração os melhores horários para enviar SMS. Você deve estar ciente dos horários em que os clientes costumam abrir seus telefones para ler suas mensagens. Por meio de ferramentas de envio de SMS, é possível agendar a hora de enviar suas mensagens para que elas sejam lidas no momento certo.
Passo 5: Otimize as imagens
Conteúdo visual tem um grande impacto na comunicação com seu público-alvo. Ao incorporar imagens nos seus conteúdos, você pode melhorar a experiência dos clientes e tornar a mensagem mais atraente e interessante. Utilize imagens leves, que sejam de boa qualidade e que não excedam o limite de tamanho dos SMS.
Passo 6: Obtenha feedback dos usuários
É importante que você solicite feedback do seu público-alvo. Como resultado, você pode aprimorar a qualidade dos seus conteúdos, tornando-o mais interessante. Além disso, você também obtém uma compreensão melhor do que seus clientes gostam e o que eles acham de seu conteúdo.
Passo 7: Utilize serviços de envio de SMS
Você também deve usar ferramentas de envio de SMS, que permitam a entrega automática das mensagens aos seus clientes. Estas ferramentas facilitam o gerenciamento de todo o processo, desde o planejamento e a criação da mensagem até a sua entrega.
Passo 8: Conheça as melhores práticas de envio de SMS
É crucial ter conhecimento das melhores práticas de envio de SMS. Por exemplo, verifique se o conteúdo é apropriado para o canal de envio. Em seguida, escolha um horário apropriado, de forma a que elas tenham maior probabilidade de serem lidas.
Não envie a sua mensagem sem seguir esse guia
Agora que você já conhece o passo a passo, é importante colocar em prática e seguir as recomendações deste artigo para obter mais eficácia. Além do mais, ao estruturar a sua campanha de SMS você terá maiores chances de performar e manter um relacionamento com a sua lista.
Desse modo, potencializa as chances de estabelecer um relacionamento real e de confiança com os seus leads. Não perca mais tempo, garanta uma estratégia consolidada e de alta performance para o sucesso do seu negócio!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Mister Postman, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. Acesse e encontre a solução para o seu negócio!