8 razões para sua empresa adotar o uso de crachás

O local de trabalho é um ambiente de circulação de pessoas e convívio e como em todos os espaços coletivos, a relação interpessoal pode gerar algumas tensões. Um dos recursos que pode auxiliar na redução de conflitos é um item de fácil confecção e uso, pequeno e simples: os crachás.

Apesar de trazer diversos benefícios, ainda é comum que empregadores ou funcionários se questionem para que serve o cracha e sua utilização acaba sendo rejeitada ou negligenciada.

Somente empresas transportam ou manuseiam materiais e pessoas são obrigadas a empregar o uso do crachá, que nesse caso deve apresentar visivelmente foto de período recente e o nome do funcionário que opera o veículo motorizado.

Embora não haja uma legislação acerca do uso desse cartão de identificação para outros setores empresariais, sua adoção obrigatória por meio de regulamentações internas seria uma ótima solução para múltiplas questões.

Se estabelecida a obrigatoriedade de uso, recomenda-se que o Crachá de identificação de funcionário contenha, em tamanho e letra legíveis, o nome e foto do portador, nome ou logo da empresa por ele representada, além de quaisquer outros dados relevantes pelo empregador.

A depender do interesse e da funcionalidade do crachá, poderá ser feito de material descartável – papel, ou de material resistente e durável, sendo o PVC o mais utilizado na confecção desses itens.

Além de duráveis, os crachás são leves e de facílimo porte e armazenamento, gerando nenhum ou pouquíssimos incômodos

O porte pode ser feito por um Cordão para crachá, geralmente produzido em poliéster, podendo ser personalizado ou liso e preso ao cartão por argolas, clipes, engates ou travas de segurança.

A escolha do tipo e do material do cordão, bem como dos acabamentos, varia de acordo com a disposição para investimento e do intuito da empresa.

Em caso de eventos em que o crachá será descartado, por exemplo, há cordões bem mais simples, baratos e menos resistentes que podem ser adotados.

Vale lembrar que o logotipo ou o nome da empresa não precisam estar necessariamente no cartão portado, podendo ser também inseridos em um Cordão para crachá personalizado.

Segurança da empresa

O acesso restrito a certos setores da empresa pode ser muito mais facilmente controlado quando se adota os funcionários estão devidamente identificados.

Não só a circulação de funcionários é regulada como também se evita que pessoas que não fazem parte do quadro de funcionários circulem por esses ambientes.

Segurança do quadro de funcionários

Além de garantir maior segurança ao espaço de trabalho, o cartão de identificação pode carregar informações que auxiliem a garantir a saúde e a seguridade do próprio portador, como tipo sanguíneo, alergias ou RG.

Esse tipo de informação pode ser muito útil, e cabe ao empregador escolher se e quais serão inseridas. Em casos de emergência, a importância do uso do crachá fica muito clara.

Relações menos hierárquicas

O uso de crachá pode ser uma ferramenta para que a equipe se sinta unida e democrática.

Se todos os funcionários o portarem, inclusive aqueles de categorias mais altas, os membros podem aderir mais facilmente às ideias da empresa e realiza-las com mais empenho, sentindo-se parte de um mesmo time.

Redução de custos

Embora o crachá deva ser fornecido de maneira gratuita pelo empregador, cabe ao funcionário cuidar de sua manutenção se isso for previsto dentro do regulamento interno da empresa, o que evitaria gastos com a confecção de um novo cartão.

Além disso, sendo materiais duráveis, pouco investimento para reposição é necessário.
Ainda, como o uso de crachás garante maior segurança de circulação e maior controle de acesso, reduzem-se os gastos com recursos humanos voltados para essas funções.

Profissionalismo

Outro fator que torna a adoção de crachás de identificação funcional é a transmissão da sensação confiança, legitimação e dedicação ao público alvo da empresa.

Ademais, facilita e torna mais confortável a comunicação entre os colaboradores e os consumidores.

Integração

O senso de pertencimento é um fator essencial em ambientes coletivos e pode ser gerado também pela utilização de crachás. Ao saberem seu nome, o funcionário se sente mais valorizado dentro da equipe.

Registro de ponto

Sabe-se o quão trabalhoso é o registro manual das horas de trabalho. Para acabar com esse dispêndio de energia, o uso de um sistema eletrônico de marcação de ponto pode ler o cartão de identificação e assim, automaticamente registrar horas de expediente ou extras, além de faltas.

Produtividade

A integração entre os funcionários promove bem-estar, e num ambiente mais acolhedor a produtividade só tende a crescer.

Além disso, com a identificação correta, o acesso a determinadas áreas e a identificação de setores e funcionários são facilitados, promovendo maior agilidade no trânsito de pessoas e no cumprimento de tarefas.