A fábrica 5G do futuro: o que isso implica?

5G

Algumas dessas pesquisas, incluindo uma da Ericsson, mostraram que o valor que o 5G criará vai atingir a marca de US $100 bilhões até 2026. 

A indústria manufatureira deverá suportar cerca de 25% disso, destaca a importância da fábrica 5G do futuro. 

As aplicações pretendidas do 5G nas fábricas

Ao contrário das tecnologias 4G e LTE, desenvolvidas para o consumidor móvel médio, essa nova tecnologia é voltada para aplicações industriais. 

Seu principal objetivo é dar suporte ao processamento de baixa latência para indústrias que produzem, processam e transferem grandes conjuntos de dados. 

A indústria manufatureira é uma delas, pois cada ativo da fábrica produz seus próprios dados.

Em termos de aplicação, espera-se que o 5G seja um trampolim para alcançar a fábrica sem luzes ou a Indústria 4.0 em que a automação é rei. Isso também é conhecido como a fábrica inteligente. 

Para isso, o processamento de dados em dispositivos ou equipamentos interconectados deve ocorrer em tempo real. 

Esse modelo de conectividade fornece a confiabilidade que uma fábrica 5G precisará para processar big data em tempo real. 

Assim, com as redes 5G, as fábricas 5G do futuro consistirão em sistemas interconectados que compartilham dados instantaneamente e tomam decisões em tempo real.

A fábrica 5G também oferecerá suporte a manutenção preditiva e atividades de manutenção remota de diferentes maneiras. 

Um exemplo é a visualização em tempo real de componentes defeituosos em locais remotos por equipes de engenheiros experientes. 

Nesse cenário, um consultor em Washington pode avaliar os problemas de equipamentos defeituosos no Alasca em tempo real. 

As redes 5G vão acelerar os canais de comunicação e permitir o compartilhamento instantâneo de grandes dados históricos que foram coletados pela equipe de trabalho. 

A equipe de reparo poderá fornecer assistência de forma remota e em tempo real.

As redes 5G também devem ser a união que ajuda a melhorar os esforços de colaboração entre iniciativas de IoT industrial, inteligência artificial e o machine learning dentro da fábrica 5G. 

Nesse caso, o processamento de baixa latência e o suporte de alta largura de banda oferecidos por essa tecnologia garantirão que milhares de redes IIoT funcionem de forma ótima e sem atrasos. 

A grande velocidade de internet com a rede de quinta geração é um dos pontos fortes dessa tecnologia.

Como a fábrica 5G definirá o futuro

Espera-se que o 5G otimize o uso de outras tecnologias emergentes e inter-relacionadas, essas tecnologias incluem:

  • IIoT;
  • Gêmeo digital;
  • Machine learning;
  • Robótica;
  • Computação. 

Sendo por isso que o Google fez uma parceria com a AT&T para garantir que suas soluções de Edge Computing e a nuvem ofereçam suporte a fábricas 5G e ao uso de 5G nas instalações de fabricação.

Espera-se que as redes 5G sejam as únicas a oferecer uma solução abrangente de gêmeos digitais para a fábrica 5G. 

Espera-se que esse modelo de conexão suporte a transferência de dados coletados em tempo real, independentemente de seu tamanho. 

Com os dados coletados, as partes interessadas da fábrica podem executar simulações por meio do gêmeo digital para receber insights de negócios.

A integração desta tecnologia também garantirá que o gêmeo digital possa ser usado para monitorar e gerenciar as operações de fabricação em tempo real por meio de comunicações de software a software

Isso significa que o gêmeo digital receberá os dados, analisará, tomará uma decisão e notificará as equipes sobre o próximo passo a ser dado. 

Tudo isso será feito sem um operador para servir de intermediário, pois as redes 5G garantem que os dados transferidos sejam enviados e recebidos em tempo real nas fábricas 5G.

Os benefícios propostos do 5G para instalações de fabricação

Espera-se que essa conexão traga os seguintes benefícios para as instalações de fabricação.

Automação do sistema 

Espera-se que a quarta era industrial ofereça processos automatizados que agilizem a fabricação. 

Como mostram alguns dos cenários destacados acima, essa tecnologia fornece a confiabilidade e a velocidade necessárias para garantir que os sistemas industriais sejam automatizados e funcionem com precisão em tempo real.

Aumento da receita 

A mudança do Google para posicionar seus serviços para oferecer suporte a redes 5G e fábricas 5G destaca como as empresas podem aproveitá-lo para obter receita adicional.

Para as PMEs, esse tipo de tecnologia fornecerá uma maneira mais acessível de automatizar os processos de fabricação tradicionais. 

Automatizar esses processos também levará ao aumento da produtividade e do crescimento da receita.

Novos casos de negócios

A introdução desta nova conexão fornece uma base para desenvolvedores de software e hardware criarem novos casos de uso. 

Essas soluções podem ser nas áreas de robótica, Edge Computing ou automação. Casos de uso bem-sucedidos levarão a uma maior produtividade e oportunidades de geração de receita.