Toda atividade profissional, por mais inofensiva que pareça, pode trazer riscos à saúde e à integridade daqueles que a desempenham. É o caso, por exemplo, de quem atua em laboratórios: sejam eles de análises clínicas, de testes ou de qualquer outro tipo, acidentes podem acontecer em suas dependências.
A boa notícia é que preveni-los é muito mais simples do que boa parte das pessoas imagina: existem algumas boas práticas adotadas de forma muito disseminada por esses estabelecimentos justamente por conta de seu potencial para evitar acidentes.
Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para manter a segurança nos ambientes laboratoriais, garantindo empregados mais satisfeitos e uma rotina de trabalho mais eficiente:
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Use todos os EPIs necessários
De acordo com a legislação trabalhista brasileira, cabe ao empregador fornecer todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários às atividades de seus funcionários. O ramo dos laboratórios não é exceção, exigindo o uso de itens como:
- Bota pvc branca;
- Jalecos, de preferência brancos;
- Luvas;
- Óculos de proteção.
A ideia por trás do seu uso é fazer com que toda a equipe fique protegida de eventuais imprevistos causados pelos químicos manipulados no local – que, muitas vezes, podem ser corrosivos e perigosos.
No entanto, também é preciso considerar que, além desses itens básicos, recomenda-se tomar outras atitudes durante a rotina de trabalho em um laboratório.
O uso da mascara, por exemplo, é importante tanto para evitar contaminações nos reagentes quanto intoxicações em quem os manipula.
Da mesma maneira, recomenda-se que os profissionais que tenham cabelos compridos mantenham-os presos durante todo o seu turno de trabalho, e que suas unhas sejam mantidas curtas.
Além disso, é importante que os funcionários contem com itens que os protejam e auxiliem caso seja necessário realizar a evacuação do espaço.
É preciso, por exemplo, que as saídas de emergência estejam devidamente sinalizadas e que cada profissional conte com uma máscara de fuga para deixar o recinto sem ser contaminado por eventuais gases que possam estar presentes dentro dele.
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Cuidado com os recipientes
A rotina de trabalho no ambiente laboratorial requer o uso de diversos acessórios e equipamentos.
Entre os materiais de laboratorio usados pelos profissionais da área, estão as chamadas vidrarias: trata-se de pequenos recipientes que têm a função de acomodar reagentes e outras substâncias, facilitando sua manipulação e tornando-a mais segura.
Por mais que eles facilitem a realização das tarefas, também é preciso ter em mente que tais objetos requerem alguns cuidados.
O principal deles é com a higienização, que deve ser de alto padrão para evitar contaminações, e, consequentemente, a ocorrência de imprevistos durante a realização de reações químicas.
Da mesma maneira, especialistas recomendam que toda e qualquer vidraria que tenha alguma substância dentro dela seja identificada, seja por meio de uma anotação em sua superfície ou pela fixação de uma etiqueta. Deste modo, evita-se a manipulação incorreta de substâncias potencialmente perigosas.
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Seja rigoroso com a limpeza
Alguns estabelecimentos têm que seguir um padrão de higiene muito mais rígido que os demais. Os laboratórios se enquadram nisso: qualquer problema na limpeza pode causar contaminações, e, consequentemente, prejudicar a confiabilidade dos procedimentos ali realizados.
Da mesma forma, isso pode causar acidentes por conta do contato de substâncias com os resíduos de outras.
Felizmente, a solução para isso é simples: basta criar um cronograma de higienização – e segui-lo.
É possível, por exemplo, reservar um dia para limpar o misturador para laboratorio, outro para o piso e, ainda, mais um para fazer uma limpeza mais aprofundada das vidrarias. Assim, todo o espaço estará em ordem, o que, por sua vez, melhorará a produtividade do estabelecimento.
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Oriente os funcionários adequadamente
Por mais que os proprietários de um laboratório tomem todas as medidas necessárias para torná-lo um lugar seguro para a sua equipe, isso não adiantará nada se os funcionários não forem devidamente instruídos a respeito das boas práticas necessárias para reduzir as chances de emergências e, caso elas ocorram de qualquer maneira, lidar com elas.
Assim, é fundamental investir em treinamentos para todos os empregados, de modo que eles saibam como proteger a si mesmos e a seus colegas.
Também é possível investir em prêmios, como bônus financeiros, para equipes que baterem metas de limpeza, organização e produtividade, já que esse é um bom estímulo para que todos sigam as boas práticas do setor, como o. uso da botina e de outros equipamentos de segurança.