As consultorias do bem: Serviços que protegem o cidadão e o meio ambiente

A conservação do bem-estar do meio ambiente e as consultorias influenciam diretamente todos os seres vivos e qualquer desequilíbrio que aconteça na natureza, pode agravar a situação do planeta como um todo, inclusive, quando ocorre acidentes ambientais graves.

Existe uma atividade chamada Perícia ambiental que sua principal função é investigar e averiguar prováveis causas que derivaram desastres ambientais e tem o intuito de solucioná-los com etapas técnicas, para comprovar aos órgãos e autoridades competentes para tomar as medidas cabíveis.

Pois, esses acidentes influencia diretamente a vida das pessoas pois, dependendo do acidente, os moradores de determinada região podem perder muito como, por exemplo, se a população é ribeirinha e depende da pesca para sobrevivência e um acidente de indústria contamina a água, logo, ele não terá como sustentar a família e ele próprio.

Cabe à essa função avaliar os danos ambientais, incluindo alterações aos elementos e sistemas do meio ambiente possa ser prejudicado, modificado e degradado sua condição natural.

As consultorias

A perícia ambiental, nos últimos tempos, vem crescendo no país, devido o desenvolvimento e melhorias da Legislação Ambiental e a necessidade humana na proteção e conservação do meio ambiente.

E para ser um profissional especializado nessa área, deve-se exercer o cargo de perito ambiente e de confiança do juiz. Ao assumir o cargo, precisa montar uma equipe multidisciplinar para auxiliar nas etapas da perícia — exame do local, vistoria e avaliação das possíveis causas.

A perícia é contratada por meio de decisões judiciais a destruição ou dano ambiental e exploração de atitudes poluidoras que serão investigadas pelo perito alguns itens, como:

  • Solo e lençóis freáticos;
  • Flora e paisagem;
  • Saúde;
  • Cultura;
  • Entre outros fatores.

Vale ressaltar que existe a Lei dos Crimes Ambientais, artigo 19, no qual determina usufruir da perícia em casos suspeitos de crimes ambientais.

É importante à empresa ter o Laudo de pericia ambiental, atualizado, para a constatação que não há insalubridade e, também, provando de levantamentos de agentes químicos, iluminação, ruídos, agentes de acidentes, ergonômicos e mapas de riscos. Isso é elaborado pela N9 PRPA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

Esse programa visa a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, objetivando sua eliminação ou minimização para que os colaboradores não sofram algum tipo de riscos.

Sua estrutura é formada por: planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; estratégia e metodologia de ação; forma de registro, manutenção e divulgação dos dados; e periodicidade e forma de avaliação do seu desenvolvimento.

O PPRA precisa descrito em forma de um documento com todos os detalhes e no seu cronograma deve indicar seus prazos em etapa das e cumprimento das metas do programa.

Proteção contra para raios

Um outro método de resguardo contra as forças da natureza é a Instalação de para raios, ou instalação SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), pois protege edifícios.

Para instalar um para raio é necessário seguir, à risca, a norma técnica NBR 5419, que fixa padrões para instalar este tipo de equipamento em prédios residenciais, industriais e comerciais.

Os critérios são: finalidade do imóvel, o índice isoceráunico do município, tipo de material utilizado na construção, volume de pessoas em circulação no espaço, quantidade média de raios e dimensões do local.

Laudo de para raio é a comprovação de que o local está seguro contra os raios, mas o projeto deve ser conduzido por um engenheiro qualificado. Feito isso e com o laudo emitido, todos estarão seguros e os eletrodomésticos seguros de possíveis curto circuitos.

Para que serve o AVCB?

Existe mais uma ferramenta que ajuda a proteger o meio ambiente e as pessoas chamado Auto de vistoria do corpo de bombeiros ou AVCB. É um documento oficial que somente o Corpo de Bombeiro pode emitir.

Ele é a garantia que qualquer local (residência, comércio, empresa, etc.) está adequado nas normas de segurança contra incêndio e pânico, vigente na legislação e no Plano de Prevenção e Combate de Incêndios (PPCI). Se por acaso o lugar for reprovado pela norma, Laudo avbc não vai ser emitido e uma nova vistoria será agendada para averiguar as correções apontadas.

Tem o intuito de observar o cumprimento das normas de controle de incêndio e pânico nas edificações, auxiliando os bombeiros a organizar visitas antes do vencimento do laudo AVCB.

Tem a função de proteger o imóvel de um possível incêndio dentro das regulamentações. Aplica-se em vários pontos e o zelador precisa monitorá-las com bastante cuidado, evitando perdas de equipamento que faz parte do controle de incêndio.

Em caso de não renovação da vistoria, os equipamentos ficaram defasados e/ ou danificados, aumentando o risco de um acidente. Não deixe de fazer nenhum procedimento desses, isso protege tanto o meio ambiente como as pessoas que estão ao redor e as que fazer parte da empresa ou outro imóvel.