A qualidade de vida está relacionada a diversos fatores, como manter a alimentação saudável, ficar longe de hábitos ruins, como cigarros e bebidas alcoólicas, além do sedentarismo que leva muitas pessoas à obesidade e desenvolvimento de doenças correlatas.
As atividades sociais do dia a dia ajudam na manutenção de um corpo saudável, por exemplo, se alimentar nos horários apropriados, como café da manhã, almoço e jantar.
Praticar exercícios físicos também é importante, mesmo que seja uma simples caminhada ou corrida amadora.
Até mesmo varrer a casa, arrumar a cama, lavar a roupa e outras atividades domésticas contam como uma forma de manter a saúde em dia.
A preparação de refeições com ingredientes naturais e diminuição no uso de sal e açúcar diminuem a possibilidade de dois males que afetam a população: pressão alta e hipertensão.
Ainda assim, as pessoas tendem a buscar algo a mais. Tarefas que não estão relacionadas ao cotidiano e que podem ser realizadas de forma prazerosa e em conjunto com outras pessoas, como a prática de dança ou até mesmo artes marciais.
Empresários apostam em ambientes dedicados
Para atender uma parcela da população que foge de academias de ginástica ou não querem chegar perto de uma piscina para fazer natação ou hidroginástica, os empresários antenados oferecem outras possibilidades.
A instalação de uma academia de dança em uma área urbana pode oferecer diversas modalidades, como:
- Jazz;
- Balé;
- Sapateado;
- Zumba.
Os estilos musicais se alternam em cada atividade física praticada, o que também favorece o conhecimento cultural, amplificando o aprendizado e a união entre mente e corpo.
A sintonia entre a movimentação corporal e a percepção musical atinge até mesmo o bem-estar emocional.
São atividades físicas que promovem equilíbrio do corpo, fortalece a capacidade de respiração, atuando até mesmo na autoestima e confiança em si próprio. A contribuição é benéfica em diversos sentidos, que são percebidos ao longo das aulas realizadas.
A disponibilidade de uma academia de artes marciais também atrai pessoas interessadas em uma cultura completamente diferente, em que a autodefesa e a prática de exercícios orientais transporta para uma outra realidade.
As modalidades são variadas e cada uma proporciona diversos benefícios para a saúde e o bem-estar. É possível manter a forma física e melhorar a coordenação motora.
Além do alívio do estresse do dia a dia, que pode ser descarregado no tatame com todo o controle que o sensei passa para os alunos.
Academias atendem amadores e profissionais
O sedentarismo não faz bem a ninguém e isso é um fato incontestável. Para as pessoas que procuram na dança uma forma de praticar uma atividade física, encontrará em academias especializadas as mais diferentes modalidades, com finalidades específicas.
Para quem procura a aula de jazz dance iniciante encontrará técnicas e passos que englobam diferentes estilos, como o balé e danças culturais e contemporâneas. como atividade física, em um único dia é possível eliminar de 500 a 800 calorias, conforme a intensidade e o nível do aluno ou aluna praticante.
A evolução é constante, pois as técnicas empregadas seguem de acordo com a evolução de quem pratica. As academias preparam aulas com diferentes objetivos, podendo até mesmo evoluir para uma coreografia que pode ser apresentada em um festival de dança.
Para os interessados em uma aula fitdance iniciante, o objetivo é queimar as calorias com diferentes estilos de música e danças, das mais antigas aos mais modernos passos que incluem samba, funk e axé. Tudo atual e com a malemolência do gingado brasileiro.
Modalidade de luta valoriza corpo e mente
Suportar socos e chutes e também saber golpear o adversário dentro de um tatame demonstra respeito e aprendizado físico e mental. As artes marciais são praticadas há muito tempo no oriente, mais precisamente na China e no Japão.
A movimentação do corpo é importante em todas as idades, com atividades físicas que podem atender pessoas de todas as faixas etárias.
Gastar energia com práticas esportivas como o caratê e o taekwondo é uma forma de fugir do sedentarismo e manter os músculos e a mente mais ativos.
As academias especializadas exigem o uso da indumentária correta, como o judogi adulto e infantil para a prática de judô e o quimono para o caratê. As faixas indicam o nível de aprendizado e também diferenciam os mestres dos alunos.
A frequência constante de exercícios físicos influencia na qualidade de vida de maneira apropriada, conforme a afinidade e respeitando os limites que o corpo impõe.
Mudanças de atitude são positivas e fazem um bem a curto, médio e longo prazo que será perceptível com o passar do tempo.