Banco digital para empresas: por que vale a pena abrir o seu?

Digital

Um banco digital para empresas pode ser definido como um modelo bancário criado especialmente de um negócio para outro. 

Explicando de outra forma, consiste na abertura de um banco digital pertencente à sua empresa, o qual oferecerá produtos e serviços financeiros diretamente para os seus clientes finais.

Se, neste momento, você está pensando que isso é impossível pelo fato de a sua companhia não pertencer ao mercado financeiro, saiba que a realidade é outra.

Por meio de uma solução chamada Banking as a Service, qualquer empresa, de qualquer segmento, pode oferecer conta digital e diversas outras ferramentas bancárias, sem precisar ser nativa desse segmento, e tudo levando a própria marca.

Isso se tornou totalmente possível por conta da tecnologia disponibilizada pelas fintechs, que entrega para os negócios interessados em entrar para o setor financeiro todos os recursos necessários para isso, indo do desenvolvimento dos produtos e serviços, ao cumprimento das questões regulatórias.

Mas por quais motivos vale a pena você criar um banco digital para empresas? As razões são inúmeras. Entre as que mais se destacam, estão a geração de uma nova fonte de receita para o negócio, e a inclusão de uma nova solução ao portfólio, contribuindo para atrair e fidelizar mais clientes.

Para entender, em detalhes, como tudo isso funciona, basta seguir a leitura deste artigo!

O que é um banco digital para empresas?

Um banco digital para empresas é um negócio bancário eletrônico, pensado especialmente para atender o público-alvo de uma determinada companhia.

Para você entender melhor esse conceito, usaremos como exemplo o “Banco dos Restaurantes“, criado pelo iFood.

A empresa, que é líder no setor de delivery de entrega de alimentos e mercados, criou para os seus mais de 270 mil estabelecimentos comerciais parceiros um banco digital completo, mesmo sem fazer parte desse segmento.

Com o Banco dos Restaurantes, o iFood facilitou a gestão financeira dos comerciantes usuários de sua plataforma, melhorou o processo de divisão de valores e comissão, e entregou um leque de funcionalidades voltadas pontualmente para esse público, tais como:

  • conta digital;
  • cartão pré-pago;
  • ferramenta de transferência de valores, como TED e Pix, entre outras.

Tudo isso foi feito com sobre uma plataforma Banking as a Service, recurso tecnológico que viabiliza a criação de bancos digitais para empresas dos mais variados setores econômicos.

O que é e como funciona uma plataforma Banking as a Service?

Uma plataforma Banking as a Service, ou simplesmente plataforma BaaS, é um sistema que permite a construção de bancos digitais

Comumente criada e disponibilizada por Fintechs as a Service, essa solução traz toda a tecnologia necessária para a estruturação e o fornecimento de um negócio desse tipo.

De forma prática, a companhia interessada em abrir um banco digital para empresas contrata a plataforma BaaS, personaliza as funcionalidades com a sua própria marca e regras de negócio, e entrega os produtos e serviços bancários diretamente para o público-alvo.

Ou seja, quem contrata esse recurso usufrui da tecnologia e não precisa se preocupar com questões como desenvolvimento, testes e regulamentações — todos esses pontos são tratados e de responsabilidade da fintech fornecedora da solução BaaS.

Somado a isso, a companhia não precisa mais estar vinculada a nenhum outro banco tradicional, pois terá o seu próprio e com as diretrizes mais adequadas para si mesma e, ainda, para seus clientes e parceiros.

Por conta de todas essas características, entre as diversas vantagens que podem ser obtidas ao abrir um banco digital dessa maneira estão:

  • redução do tempo necessário entre o planejamento e a entrega dos serviços e produtos aos clientes finais;
  • diminuição dos custos operacionais relacionados a esse processo;
  • flexibilidade para expandir as soluções bancárias oferecidas, sempre que for interessante para o negócio;
  • garantia de compliance junto aos órgãos regulamentadores.

Qual o melhor banco digital para empresa? 

Os melhores bancos digitais para empresas são aqueles que atendem, de maneira realmente pontual, às dores e necessidades dos seus usuários.

Usando novamente o banco do iFood como exemplo, todos os recursos bancários oferecidos foram pensados para suprir as carências financeiras e facilitar a gestão monetária dos estabelecimentos comerciais usuários da plataforma de delivery

Isso quer dizer que o seu negócio, independentemente do ramo de atividade, também pode fazer o mesmo por seus clientes.

Você, muito melhor do que os bancos tradicionais — e até mesmo que outros bancos digitais —, conhece o que seu público-alvo precisa. Afinal, está diariamente em contato com ele.

Ao entregar um produto como esse, tanto a sua empresa quanto seus clientes se beneficiam de diversas formas. Por exemplo, você tem a chance de gerar uma nova fonte de receita para o seu negócio, a qual pode ser obtida por meio de cobrança de taxas e tarifas bancárias.

Ao incluir uma solução como essa ao seu portfólio, sua marca se torna mais competitiva, atrativa e completa, contribuindo para aumentar o índice de atração e fidelização de consumidores e parceiros e, consequentemente, o faturamento.

Os clientes finais e parceiros, por sua vez, não precisam buscar outras empresas para resolverem suas dores financeiras, pois encontrarão tudo o que precisam por meio do seu negócio.

Por que e como abrir um banco digital?

O número de bancos digitais aumenta cada vez mais no Brasil e no mundo. Aproveitar as oportunidades geradas por essa expansão é uma boa maneira de alavancar o seu negócio e de ampliar sua participação no seu mercado de atuação.

Dados do hub de relacionamento e conteúdo Cantarino Brasileiro, e da empresa de tecnologia Akamai Technologies, divulgados no site Exame Future of Money, mostraram que os bancos digitais cresceram 61% no Brasil entre 2020 e 2022.

No que se refere à abertura de novas contas digitais, a tendência apontada pelo relatório da plataforma gerenciadora de riscos idwall era que, até o final de 2022, 184 milhões de contas desse tipo estariam ativas.

Ou seja, cada vez mais pessoas físicas e jurídicas estão migrando dos modelos bancários tradicionais para os digitais.

Para a sua companhia fazer parte desse mercado, sem precisar se desviar do core business, o sugerido é firmar parceria com uma Fintech as a Service

Assim como dissemos, essa startup de serviços financeiros fornece a tecnologia necessária para o seu negócio abrir um banco digital para empresas de maneira rápida, prática, totalmente segura, e com a sua marca!

Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.