Se você já pediu um delivery, em algum momento deve ter sido atendido por um Chatbot. Eles vêm sendo cada vez mais utilizados por diversos estabelecimentos. Pensando em melhorar o atendimento dos clientes, deixando ele mais rápido e prático, diversas lojas aderiram ao Chatbot. Nesse artigo vamos te explicar o impacto e a influência do Chatbot nesse atendimento. Como essa ferramenta afeta a experiência do cliente?
Você já foi atendido por um bot em algum momento? O uso deles se tornou bem comum nos últimos tempos. Pois, é uma ferramenta que auxilia o atendimento inicial, aquele em que geralmente são feitas perguntas comuns. Então, a loja ou restaurante já deixa o Chatbot configurado para ajudar o cliente e tornar o atendimento mais rápido. Caso seja necessário, uma pessoa pode interferir.
No entanto, devemos entender quais os tipos de impacto do uso dessa ferramenta no atendimento. Afinal, se você está pensando em instalar essa tecnologia em seu atendimento, é importante entender tudo. Dessa forma, você pode dar a melhor experiência possível para seu cliente.
O que é um Chatbot?
Um chatbot é um programa de computador feito para simular conversas com usuários humanos, especialmente pela internet. Esses programas são alimentados por regras e, muitas vezes, usam inteligência artificial para responder perguntas e interagir. Ao invés de uma pessoa do outro lado da tela respondendo às suas mensagens, é o chatbot que o faz, de maneira automática.
Com o avanço da tecnologia, os chatbots estão se tornando mais sofisticados e capazes de entender a linguagem natural, tornando a interação com eles mais fluida e semelhante a uma conversa com um humano. Eles podem ser úteis porque estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e podem lidar com várias conversas ao mesmo tempo, o que pode ser vantajoso para empresas e usuários.
Mas, como o Chatbot realmente influencia no atendimento?
Como já foi dito, o Chatbot é uma ferramenta que surgiu para melhorar o atendimento ao cliente. Feito para responder perguntas frequentes, como se fosse um humano, ele apresenta diversas vantagens. Atualmente, é comum ver cada vez mais empresas aderindo aos bots para agilizar o atendimento.
Dessa forma, no lugar de uma pessoa que deveria responder a essas questões, existe um robô. No entanto, é importante destacar que em alguns casos, será necessária a intervenção humana. Boa parte dos estabelecimentos usam o chatbot somente para atendimentos iniciais. Ou seja, o bot responde àquelas perguntas mais frequentes, direcionando para que uma pessoa já tenha tudo encaminhado.
Então, o Chatbot é uma ótima ferramenta para se ter. No entanto, use sempre com moderação. Afinal, alguns clientes ainda vão preferir a interação humana. O bot pode e vai agilizar processos, respondendo clientes muito rápido que uma pessoa poderia fazer. Além disso, ele pode gerenciar diversas conversas ao mesmo tempo. Dessa forma, resta para o usuário humano apenas moderar essas conversas para entender as demandas.
Vale a pena usar chatbot?
Sim! Se você quer agilizar os processos em seu estabelecimento, o Chatbot é um ótimo aliado. Não importa qual o nicho, seja uma loja, restaurante ou seja você um prestador de serviços, o Chatbot pode ser configurado para te ajudar. Sendo assim, você pode focar em outras demandas diárias enquanto o Bot lida com o atendimento ao cliente.
Com a evolução da tecnologia em diversas áreas, muitas ferramentas surgiram para nos ajudar no dia-a-dia. O Chatbot com certeza está na lista dessas inovações que vem pra ficar.
Sendo assim, além de ajudar a melhorar o atendimento, o Chatbot vai otimizar seu tempo. Com ele também é possível aumentar a conversão em vendas. Afinal, com respostas mais rápidas, o cliente se sente mais seguro ao fechar um negócio ou fazer uma compra.
Então, pense no Chatbot como um grande aliado em melhorar o seu negócio. A tecnologia está aí para nos ajudar todos os dias a otimizar nosso tempo e assim, agilizar processos.
Por: Karine Freitas https://www.linkedin.com/in/krnfrts/