Como atrair alunos para as escolas particulares

escolas

Passamos uma grande parte de nossas vidas estudando em instituições de ensinos. Desde bem pequeno ingressamos em creches e vamos avançando no grau escolar, durado pelo menos por volta dos nossos 17 anos, quando finalizamos o ensino médio.

Esse período de estudo é obrigatório no país e determinado pelas instituições do governo, que tem a obrigação de providenciar escolas públicas para que as pessoas possam estudar sem custos.

No entanto, existem também inúmeras instituições de ensino particulares, que possibilitam que os alunos possam estudar mediante do pagamento de mensalidade.

O foco do nosso texto será debater essas escolas particulares, apontando fatores determinantes para o sucesso das instituições e dando exemplos de ideias que podem ser aplicadas para que as escolas atraiam mais alunos e se torne uma ideia de negócio lucrativa. Confira a seguir!

Grau de escolaridade

Como explicamos, tanto escolas públicas como privadas existem para atender as crianças desde bem pequenininhas. As creches são instituições criadas para abrigar as crianças recém nascidas até atingirem 3 anos de idade, quando ingressam a pré-escola, onde ficam até os cinco anos de idade.

Nessa idade, as crianças começam a aprender ensinamentos básicos, como aprender a ler, escrever e começam a entender alguns conceitos importantíssimos que serão usados durante todo o período escolar, por exemplo, a usarem uniformes escolares, como o uniforme escolar infantil feminino ou masculino.

Após esse período, o próximo passo é ingressar nas escolas de ensino fundamental. Ou seja, é um intervalo de tempo bastante grande, principalmente, quando se comparado as outras etapas e graus de ensinos, como a pré escola e também o ensino médio, último período de estudo básico obrigatório.

O ensino fundamental particular é o principal período de desenvolvimento escolar das crianças, já que elas permanecem dos 6 até meados dos 14 anos de idade.

Atividades complementares

As instituições particulares de ensino fundamental são essenciais para o aprendizado de diversas áreas pelas crianças e consequentemente pelo desenvolvimento cognitivo dos alunos.

É preciso que as escolas estimulem a criatividade, o prazer pelos estudos e também eduquem as crianças da melhor forma possível.

As vantagens que uma escola particular pode apresentar em relação às outras concorrentes é na qualidade dos ensinamentos passados pelos professores e educadores e também em relação à esse estímulo, que pode ser trabalhado de diversas maneiras, como as atividades extracurriculares.

São diversas atividades que podem ser aplicadas nessas instituições e fazer com que os pais dos alunos optem por matricular seus filhos nessas escolas.

Podemos citar, por exemplo, o ensino das artes musicais, como aula particular piano, para que os alunos passem a ter contato com diferentes áreas, importantes para o desenvolvimento criativo durante o período escolar.

Outras opções que são muito comuns e bastante eficazes, são:

  • Aulas de reforço;
  • Aulas de teatro;
  • Aulas de luta;
  • Aulas de esportes variados;
  • Ginástica.

Organização e comando das instituições

Obviamente, o sucesso não depende apenas das opções disponibilizadas e de ideias criativas para que os alunos ocupem seu tempo extra nas escolas.

O Ensino básico de qualidade é imprescindível, já que essa é a principal função das instituições de ensino. Dessa forma, a base do sucesso das instituições particulares dependem, principalmente, de uma excelente administração escolar.

Os administradores são responsáveis por organizar os espaços, escolher as melhores ideias de atividades extracurriculares, estipularem os valores das mensalidades, e principalmente, contratam os profissionais mais qualificados para trabalharem nas escolas em todos os espaços e essencialmente os professores que lecionarão todos os conteúdos fundamentais para seus alunos.

A última parte primordial para que as escolas particulares tenham sucesso e se saiam melhor que os concorrentes do setor, independente do grau de escolaridade disponível, é realizado pela gestão pedagógica.

Uma gestão pedagógica qualificada é importantíssima, já que são os profissionais dessa área responsáveis por pensarem nos métodos e nas ideias de ensinamentos que serão aplicados.

Essa gestão é incumbida de escolher os materiais de ensino, como livros e apostilas, além de outros elementos complementares. Por fim, são os designados a aplicarem a proposta política e pedagógica de ensino na escola, que deve ser seguida estritamente a risca, para que o desempenho dos alunos sejam positivos e com resultados engrandecedores.

A escolha dessas propostas devem ser bem elaboradas para que os pais dos alunos se sintam atraídos e entendam que esse é o espaço ideal para que os filhos sejam matriculados, por isso deve ser elaborado com estudo e de maneira bastante cuidadosa.