Saber delegar é um talento muito valorizado no ramo dos negócios, uma vez que permite que o trabalho flua da melhor forma.
No entanto, para quem ainda não tem tanta experiência, pode ser difícil dosar a forma correta de distribuir e cobrar tarefas.
Por saber desta dificuldade tão comum, no artigo de hoje falaremos sobre este assunto, vendo de que forma é possível ser um líder de qualidade.
Então, se você quer saber mais, a fim de vencer dificuldades, não deixe de continuar sua leitura, pois aqui está todo o auxílio que precisa!
Por que é importante saber delegar?
É muito provável que em algum momento da sua vida você já tenha escutado algum líder de empresa reclamar de sua equipe.
Uma das queixas principais é sobre a dificuldade em encontrar colaboradores que executem tarefas da forma correta.
Este pensamento comum acaba fazendo muitos empresários cometerem equívocos, uma vez que nem sempre o problema está em quem executa a ação, e sim, em quem comanda.
Bons funcionários não conseguem mostrar seu potencial quando liderados por uma gestão ineficiente, por isso, é muito importante aperfeiçoar este setor da empresa.
Saber delegar vai muito além de distribuir ordens e separar tarefas, uma vez que requer um trabalho de integração intenso por parte do líder.
Sendo assim, se você deseja atrair bons números e resultados em seu trabalho, comece a dar maior atenção a este assunto e se aperfeiçoe.
Mas, se você não sabe por onde começar, existem dicas simples que podem te auxiliar e que certamente farão grande diferença.
Algumas delas separamos aqui, para que você possa conferir e já incluir em sua rotina, então acompanhe!
1. Saiba reconhecer talentos
Um dos fatores que atrapalha o exercício eficiente da gestão é a falta de confiança do líder com seus colaboradores.
Isso acarreta na desvalorização do funcionário, que não consegue entregar todo o seu valor para a empresa.
Por isso, a primeira coisa que você deve fazer ao delegar tarefas é reconhecer tudo de bom que alguém pode executar.
Assim, será mais fácil distribuir tarefas que sejam mais prazerosas, o que certamente tornará o trabalho mais produtivo e eficiente.
Dessa forma, todos saem ganhando – tanto os funcionários, que se sentirão úteis e valorizados, quanto o gestor e a empresa, que conseguirão atingir bons resultados!
2. Tenha o respeito como base em seu trabalho
Um ditado vai nos dizer que “é mais fácil atrair moscas com mel do que com vinagre”. Embora pareça totalmente alheio ao setor empresarial, este pode nos ensinar muita coisa sobre trabalho em equipe.
Isso porque, ao adotar uma postura de respeito com seus colegas e funcionários, você notará que os mesmos retribuirão atitudes do mesmo gênero.
Dessa forma, ficará muito mais simples delegar funções, uma vez que a chance de serem cumpridas com eficiência é bem maior.
Por isso, ao solicitar algum serviço, seja sempre cortês e busque respeitar o colaborador, pois os resultados serão melhores!
3. Seja um líder, não um comandante
Executar o papel de líder é muito mais satisfatório e eficiente do que incorporar o papel de comandante.
Faz parte do trabalho de um gestor a integração entre a equipe, então quanto mais agradável e colaborativa for a gestão, mais incentivados os funcionários se sentirão.
Como líder é importante demonstrar o exemplo, a fim de que todos possam seguir as recomendações e chegar a um resultado em comum.
Por isso, estude bastante sobre liderança, sendo uma ótima alternativa um Curso de Chefia e Liderança, que mostra todos os segredos para delegar funções de forma gentil e que traga resultados!
4. Deixe claro o que precisa
De nada adianta querermos algo se não soubermos a forma certa de pedir, uma vez que os colaboradores não podem adivinhar as expectativas de seus líderes.
Por isso, deixe sempre muito claro para a sua equipe o que precisa e qual o resultado esperado, pois isso evitará trabalhos de correções.
Ao alinhar seus interesses com o dos funcionários fica muito mais fácil atingir um bom resultado, então seja sempre bem claro e específico com o que espera.
Seguindo todas estas dicas você verá que a delegação de tarefas não é um bicho de sete cabeças e que pode ser bem mais simples do que parece, então coloque-as em prática o quanto antes!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.