Como faço para o wi-fi pegar na casa inteira?
A princípio, aspectos relacionados ao modelo do seu roteador, posição e local de armazenamento do modem podem influenciar na qualidade do sinal distribuído pela casa.
Entretanto, seguindo alguns passos e tomando certas precauções, é possível que seu WI-FI consiga cobrir boa parte da sua residência. Fique com a gente até o final deste artigo e descubra o que precisa ser feito.
Por qual motivo seu WI-FI não funciona em todos os cômodos da casa?
Dados ISP limitados
As empresas provedoras de internet podem reduzir a velocidade de conexão, caso você esteja utilizando muitos dados. Por esse motivo, antes de assinar qualquer contrato, leia atentamente os termos de uso.
Assim, caso perceba que as condições impostas não satisfazem as suas necessidades, você poderá trocar de operadora sem nenhum empecilho.
Alcance delimitado
Faça testes e veja até até onde chega o seu sinal de WIFI. Normalmente, os roteadores oferecem um alcance de aproximadamente 40 metros – cheque essa informação na embalagem do produto. Entendido qual é o alcance máximo, certifique-se de manter seus aparelhos o mais próximo possível do roteador.
Bloqueios
Conforme falamos no início do artigo, algumas obstruções podem afetar negativamente a distribuição do seu sinal – paredes e portas, posicionamento do aparelho, móveis, superfícies reflexivas, entre outros. Desse modo, o ideal é escolher um local onde o roteador fique livre de barreiras, como em cima da bancada do quarto ou na mesinha no corredor.
Quantidade de dispositivos conectados simultaneamente
Conectar diversos dispositivos a um único ponto de acesso (sem fio) faz com que a conexão fique lenta e menos segura. É por isso que, ao acessar uma rede de WIFI pública, o usuário tende a não conseguir realizar tarefas básicas como responder a e-mails ou visualizar fotos nas redes sociais.
Confira 5 dicas para para o wi-fi pegar na casa inteira
Atualize seus dispositivos
Algumas pessoas não veem necessidade de baixar as atualizações dos equipamentos quando elas estão disponíveis. Entretanto, é fundamental que você faça isso para que o Wi-Fi possa funcionar adequadamente. Assim, verifique com frequência as atualizações dos seus dispositivos móveis (celulares, notebooks e ipads) e fixos (desktop e smart TV).
Posicione seu roteador no local correto
Lembre-se de colocar o seu roteador em lugares altos. Isso faz com que o sinal possa ser dividido em partes iguais ao redor da casa. Além disso, verifique o cômodo mais frequentado do ambiente e instale-o ali.
Desligue seu roteador
Desligar seu aparelho de vez em quando pode ser uma excelente ideia, evitando que ele fique aquecido e sobrecarregado. Faça isso quando for dormir ou quando estiver fora de casa.
Mude o canal de conexão
Acesse seu roteador com a senha e o endereço fornecido na embalagem/aplicativo e altere o canal de conexão. Se você não souber como realizar essa ação, o mais aconselhado é chamar alguém que possa te ajudar. Esse método faz com que as interferências diminuam e, consequentemente, o alcance do wifi fique maior.
Repetidor de sinal
Outra dica importante é aderir a um repetidor de sinal, caso a sua casa seja muito grande. Em suma, esse aparelho será responsável por fazer o sinal da internet chegar com qualidade aos lugares mais afastados da residência. O preço desse produto não costuma ser alto, podendo ser achado facilmente em lojas online.
Por último, saiba que o Portal Entre é o principal provedor de Internet em Rio das Ostras e região, oferecendo serviços de qualidade para seus clientes há mais de 10 anos. Desse modo, para adquirir pacotes de internet com estabilidade e baixíssima latência, visite nosso site e fale com um de nossos especialistas.