Muitas vezes as empresas se concentram em obter o maior número possível de clientes para obter lucro. Eles acreditam que essa atividade é suficiente para mostrar o crescimento da marca, mas a realidade é outra.
Reter clientes é uma tarefa tão importante quanto conquistar novos, pois não adianta vender produtos ou serviços sem satisfazer os clientes, e o mesmo pode ser aplicado aos hotéis.
Por isso, é importante que os clientes estejam satisfeitos com o alojamento fornecido. Nesse sentido, o texto discute a importância da fidelização de clientes na área de marketing e quais estratégias podem ser aplicadas a um hotel.
O que é fidelização de clientes em marketing?
O marketing de fidelização de clientes é o objeto de pesquisa do CRM, sigla para o termo em inglês Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com clientes em português.
O CRM é uma abordagem de marketing que visa priorizar o cliente dentro dos objetivos da empresa, seja ela uma empresa de topografia e georreferenciamento ou qualquer outra de outro nicho do mercado.
A fidelização busca, portanto, entender e antecipar as necessidades dos clientes para atendê-los da melhor forma possível. Como resultado, esses consumidores se tornam leais à marca.
Portanto, a fidelização de clientes pode ser descrita como uma estratégia que visa fazer com que os consumidores formem vínculos emocionais fortes e consistentes com uma marca.
Isso cria uma espécie de “grupos de fãs” que protegem e usam os produtos da empresa por muito tempo.
O significado desta medida é que o retorno do cliente ao hotel é garantido quando ele sair para outra viagem. Muitas vezes com hotéis, uma pessoa pode fazer a mesma viagem apenas para ficar novamente em um hotel que realmente gostou.
Benefícios da retenção de clientes
Fidelizar os clientes de um determinado hotel pode trazer diversos benefícios para a empresa. Entre eles podemos citar:
1) Um hóspede regular é sempre um hóspede
Ou seja, um consumidor que teve uma boa experiência em um hotel provavelmente voltará para lá no futuro. Isso porque essa pessoa não precisa mais ser convencida da qualidade do hotel, ela já confia na marca porque demonstrou a qualidade do serviço oferecido.
O poder da fidelidade também é importante porque é mais fácil fazer um consumidor pagar por um apartamento novo do que fazer um estranho se hospedar em um determinado hotel.
2) O serviço é mais vendido
Hospedando-se em um hotel por duas ou mais vezes, é provável que uma pessoa aproveite mais os serviços internos do que antes.
Isso porque esse cliente já tem uma ideia sobre a qualidade do quarto e por isso tem fé na marca a ponto de contratar mais serviços do hotel como alimentação, limpeza etc.
3) Recomendações convencem novos clientes
Clientes que já são fiéis à marca podem recomendar determinado serviço para outras pessoas, como conhecidos e familiares, em seu dia a dia de trabalho.
Esse consumidor não espera nada em troca desse anúncio, ele age por hábito porque sua experiência foi bastante satisfatória e deseja o mesmo para seus entes queridos.
4) As receitas hoteleiras podem ser previsíveis
No mundo hoteleiro, existem aqueles clientes que viajam sempre para o mesmo local numa determinada altura do ano, e isso significa que os hotéis serão beneficiados
Isso significa que o hotel está ciente de quanto ganha durante um determinado período de tempo, sabendo que um número X de clientes está sempre presente naquele momento. Isso geralmente acontece durante as férias escolares.
Como prestar um serviço de excelência?
Vale a pena saber que um cliente de hotel torna-se mais fiel à empresa se tiver uma experiência agradável com o melhor serviço possível, ou seja, “as primeiras impressões são as que ficam”, como diz o ditado popular.
Portanto, o hotel pode fazer duas atividades principais para tornar a experiência de seus clientes muito satisfatória:
1) Investir na atmosfera do hotel
A atmosfera pessoal do hotel é um fator muito importante em relação à satisfação do cliente. Portanto, um interior bem-feito oferece aos hóspedes uma aparência visual mais agradável. Para o efeito, o hotel pode contribuir para:
- Projetos paisagísticos;
- Design de móveis;
- Poltronas;
- Cobertores.
Um hotel pode usar o projeto paisagístico para criar uma atmosfera visual agradável. Para isso, é possível contratar uma empresa de paisagismo de jardim, responsável pelo paisagismo e jardinagem dos hotéis.
Esta empresa pode fornecer uma ampla gama de itens decorativos, como plantas, pedras, gramíneas e outros itens que criam uma vista bonita e agradável para os hóspedes.
Além disso, essas empresas podem criar tanto jardins quanto paredes verdes, que são uma tendência crescente em design de interiores.
O design dos móveis é perfeito para criar ambientes únicos e especiais. Nesse sentido, você pode contratar uma fabricante de móveis de madeira para mobiliar o quarto de hóspedes, que podem ser feitos em diversos materiais, cores e espessuras.
O conceito de design de móveis visa tornar um espaço totalmente funcional usando beleza. Com ele, é possível criar espaços confortáveis, bonitos e dinâmicos para os clientes.
Além dos produtos de beleza utilizados no hotel, existem também outros que proporcionam aos hóspedes uma experiência agradável. Então você pode apostar em uma cadeira de massagem como uma espécie de serviço adicional que o hotel oferece.
Por isso esta poltrona está muito presente nos hotéis de tipo resort, pois procuram oferecer diversos serviços para o bem-estar dos seus hóspedes, desde piscinas e saunas a salões de spa.
Por fim, há cobertores que são usados nos quartos. Esses itens são muito importantes porque devem ser bonitos e confortáveis. E o cobertor de microfibra para bebê combina com esses recursos.
Esses cobertores oferecem proteção, conforto e aconchego não só para os bebês, pois esses objetos também podem ser utilizados para qualquer hóspede do seu hotel, assim como uma fabrica de produtos veganos oferece produtos para todas as pessoas.
Para isso é utilizada a microfibra, um material sintético bem fino que deixa a manta bem leve, mas que ainda oferece beleza e conforto.
2) Manter e proteger o hotel com qualidade
Além dos aspectos visuais agradarem aos hóspedes, é importante que o espaço seja bem cuidado e seguro. Certos itens podem ser usados para isso, como etiquetas, fechaduras eletrônicas, serviços de limpeza e suprimentos de primeiros socorros.
A sinalização personalizada é importante tanto para dar beleza ao hotel quanto para ajudar os hóspedes a navegar pelo espaço, então entrar em contato com uma fábrica de placas de sinalização para encomendar algumas é um ótimo investimento.
Portanto, esses sinais podem ser usados para transmitir informações, alertas, advertências, cuidados, etc. Eles podem vir em uma grande variedade de cores, formas e tamanhos, dependendo apenas das necessidades do hotel.
Outro elemento de segurança do espaço é a fechadura eletrônica biométrica, assim como já pode ser encontrado em algumas empresas, um sistema que funciona como catraca eletrônica para empresa, que permite o acesso apenas de pessoas autorizadas.
Como o nome sugere, esse tipo de fechadura funciona a partir de um sistema biométrico, ou seja, ao chegar ao hotel, o hóspede registra sua impressão digital na fechadura de seu quarto e começa a abrir a entrada apenas com o dedo.
Isso garante a segurança e privacidade dos hóspedes.
Além disso, quartos bem cuidados são indispensáveis em hotéis. Por isso, é possível contratar uma terceirização de mão de obra limpeza hoteleira cuja tarefa é fornecer aos profissionais produtos e equipamentos utilizados para limpar o ambiente da melhor forma.
Desta forma, o hotel pode oferecer um serviço de limpeza profissional sem ter que se preocupar com a contratação de novos funcionários. Estas empresas limpam todo o edifício e áreas fechadas, desinfetam recipientes de água, tecidos e outros lugares.
A saúde dos hóspedes não deve ser descurada. Para isso, o hotel pode adquirir um kit CIPA. Isso significa um kit que inclui vários equipamentos de resgate e primeiros socorros. Este kit inclui máscaras, maca, mochilas de resgate e outros equipamentos.
Com base nas informações acima, verifica-se que a fidelização de clientes é uma realidade no setor hoteleiro. Existem vários produtos que podem ser usados para devolver clientes satisfeitos.
Graças a tudo isso, a empresa se destaca de seus concorrentes e conquista cada vez mais espaço no mercado oferecendo um serviço de alta qualidade, assim como uma empresa de raspagem de pisos de madeira se tornou referência no seu nicho de atuação.
Agora que você já sabe como chamar a atenção dos clientes e fazer com que eles apreciem tanto o seu serviço que voltem sempre que puderem, não falta nada para deixar o seu hotel no topo da lista dos que oferecem melhores experiências para os hóspedes.