Comunicação Humanizada: como gerar conexão com seus clientes?

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Com a facilidade da internet e as variadas opções de compra que ela oferece aos consumidores, oferecer uma comunicação de qualidade se tornou um diferencial competitivo no mercado, que pode ajudar a atrair ou afastar seus clientes. Foi nesse contexto que surgiu a comunicação humanizada.

Mas você sabe o que é comunicação humanizada e como ela pode ajudar sua empresa a vender mais?

Neste artigo, vamos explicar as principais vantagens dessa estratégia, além de dar dicas essenciais para ajudar você a aderir à comunicação humanizada no seu atendimento. Continue acompanhando!

O que é comunicação humanizada?

Como já mencionamos, proporcionar uma boa experiência de atendimento ao consumidor é essencial para se destacar no mercado e atrair mais clientes. De acordo com uma pesquisa feita por uma parceria da MindMiners, CS Academy e Cortex, 66% dos consumidores deixariam de fazer negócio com empresas que oferecessem um atendimento ruim durante uma experiência de compra.

Assim, a comunicação humanizada surge justamente com o propósito de evitar que isso aconteça! Como o nome já diz, a estratégia visa trazer um toque mais “humano” ao atendimento.

Com todas as relações se tornando cada vez mais automáticas e mecânicas, a comunicação humanizada começou a crescer consideravelmente e se tornar uma estratégia importante de vendas.

Tal método busca oferecer um atendimento mais personalizado e individual, de acordo com as necessidades específicas de cada consumidor.

Nesse sentido, a abordagem de atendimento que utiliza a comunicação humanizada deve ser empática, com foco na resolução do problema, e estar alinhada aos desejos dos clientes, com o objetivo de estabelecer uma conexão entre marca e consumidor que vá além da simples troca de dinheiro e serviço.

Quais são os benefícios da comunicação humanizada?

Agora que você já sabe o que é comunicação humanizada, continue acompanhando para entender os benefícios dessa prática na relação com seus consumidores.

Fidelização de clientes

Um consumidor satisfeito com o serviço e o atendimento tem muito mais chances de voltar a fazer negócio com a empresa. Nesse sentido, a comunicação humanizada ajuda a evitar que seus clientes procurem a concorrência, buscando um atendimento melhor.

Como já mencionamos, a estratégia almeja criar uma conexão com os consumidores, o que reflete na fidelização de clientes.

Aumento das vendas

A comunicação humanizada é muito mais efetiva na hora de fechar um negócio do que um simples roteiro robotizado de vendas. Com essa estratégia, suas comunicações são mais efetivas, o que significa que há mais gente ouvindo e, portanto, mais chances de vendas.

Funcionários mais produtivos

A estratégia também pode deixar seus atendentes mais produtivos! Ao tirar o atendimento repetitivo, que cansa tanto os funcionários quanto os consumidores, é possível deixar sua equipe mais animada para trabalhar.

Além disso, com a comunicação humanizada, você passa valores, missões e posicionamentos da marca para seus consumidores, e isso pode ser refletido entre os atendentes. Ao entender o que a empresa busca, o sentimento de pertencimento na equipe é maior.

Como oferecer uma comunicação humanizada?

Tendo em vista as vantagens que a comunicação humanizada pode trazer para o seu negócio, listamos agora alguns passos para que você possa incorporar essa técnica ao trabalho dos seus colaboradores. Confira!

Prepare a equipe de atendimento

Preparar seus atendentes é a etapa essencial na hora de adotar essa estratégia.

Isso porque são eles que têm contato direto com seus consumidores. Portanto, sua equipe de atendentes precisa, mais do que ninguém, saber passar os valores da empresa e oferecer um atendimento único para cada consumidor.

Nesse sentido, é importante realizar treinamentos que abordem esse tema, além de criar um roteiro de atendimento a ser seguido. O roteiro, no entanto, deve ser apenas um passo a passo de como realizar o atendimento, já que a empatia, personalidade e valores da empresa devem vir do atendimento do colaborador

Para isso, sua equipe precisa ser bem treinada e estar de acordo com as estratégias da comunicação humanizada.

Conheça o cliente

Saber quem é seu público-alvo também é importante para criar conversas mais agradáveis e assertivas, de acordo com o que sua persona deseja.

Nesse sentido, é possível oferecer um atendimento mais personalizado: se seu público é jovem, por exemplo, utilizar uma linguagem mais informal pode ser um diferencial no atendimento.

Adote ferramentas tecnológicas

A tecnologia se tornou um aliado e tanto do atendimento omnichannel e da comunicação humanizada. A experiência omnichannel traz mais praticidade para os consumidores, enquanto a comunicação humanizada cria um sentimento de acolhimento e pertencimento.

Com as duas estratégias ligadas, a qualidade do seu atendimento vai aumentar consideravelmente.

Além disso, a tecnologia pode fornecer vários outros benefícios, como:

Viu só? Existem diversas práticas da comunicação humanizada que podem ser adotadas facilmente no seu negócio e, com certeza, vão trazer um diferencial competitivo no seu atendimento.

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