EquipamentosProdutosRoupasServiços

Confecção de uniformes: principais características

Um dos setores industriais mais promissores com certeza é o de confecções. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) este setor é um dos mais importantes do Brasil, sendo o país o sexto maior do mundo.

Dentro deste setor existem muitos nichos e um dos mais destacados e importantes é o de confecções de uniformes. Esse setor, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), possui destaque orque empresas de diversos setores veem no uso de uniformes características como:

  • Praticidade;
  • Conforto;
  • Durabilidade;
  • Segurança.

Há ainda dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que apontam que em 2008, o setor da confecção de uniforme empresa compunham cerca de 1700 empresas, movimentando cerca de R$ 3,5 bilhões por anos.

Também segundo a mesma agência o segmento de confecção de uniformes, quanto à produção, cresceu cerca de 80% e aumentou de valor em 50% na última década.

Portanto, as indústrias neste setor começaram a se especializar, adotando tecnologia em seus processos, como sistema de controle de estoque, etapas de controle de qualidade entre outros.

Neste artigo, abordaremos sobre como os uniformes podem ser feitos, suas principais características e suas etapas de produção.

Elementos de um bom uniforme

Os uniformes são usados para diversos fins, para empresas de escritórios fazem parte da estratégia de comunicação visual da empresas, já para outro setores, principalmente relacionados aos ofícios de manutenção, saúde, os uniformes profissionais SP são essenciais e garantem a segurança do trabalhador.

Para que o uniforme garanta uma boa segurança, é possível que este tenha algumas características. Por exemplo, os profissionais que trabalham na cozinha, precisam de fardamentos com tecidos repelentes a água e ao óleo.

Esses mesmos profissionais e outros trabalham em locais com odores muito fortes que impregnam na roupa. Neste sentido é necessário o uso de tecido antimicrobiano, que impedem a proliferação de fungos e bactérias, responsáveis pela impregnação do odor. Esses tecido são conhecidos como antiodor.

Para trabalhadores de indústrias pesadas, distribuidoras de energia elétrica e bombeiros, civis ou militares, é importante que haja tecnologia anti-chama em seus fardamentos, textura firmada, conhecida como costura francesa. Tudo isso garante a segurança no exercício da função.

E para que o uniforme não desbote há o uso de um tingimento especial conhecido como idantren (tingimento de fibras). Esse tingimento possui a característica de resistência ao desbotamento sendo importante sua aplicação em tecidos como o algodão.

Etapas da produção de uniformes

Para que os uniformes sejam produzidos de acordo com as especificações de qualidade há uma série de etapas durante sua produção.

Todo esse procedimento ajuda no controle da qualidade e também nas vendas, tanto físicas como as vendas mobile, pelo site ou aplicativos de varejo.

Abaixo falaremos sobre essas etapas:

1. Definição dos modelos

A definição do modelo é feita depois de realizado um briefing. Após esse briefing são realizados croquis, que são desenhos de esboço.

Desses esboços surgem os moldes das peças, como blusas, calças, camisa. Toda a definição do modelo é importante para servir de referência para o controle de qualidade.

2. Modelagem e corte

A modelagem consiste na definição dos acabamentos que serão usados com base no briefing e nos croquis. Assim, são definidos os tipos de acabamentos, bolos, botões, bordados e outros elementos fundamentais.

O corte consiste na definição da peça no tecido. Assim, o molde é posto no tecido e então há o corte que pode ser tanto manual, como realizado por máquinas automáticas.

3. Costura e controle de qualidade

Depois dos cortes as peças são levadas à costura, onde ganham forma e personalidade. A parte da costura é fundamental para assegurar uma boa peça de uniforme. Também é nesta etapa que se colocam os botões, os bolsos, overloques e outros.

Findo o trabalho as peças são encaminhadas para o controle de qualidade que identificará possíveis erros ou falhas que deverão ser arrumadas antes de serem encaminhadas ao cliente que solicitou.

Desse modo, vimos que o setor de confecções de uniformes são promissores e que para que as peças sejam seguras é importante atenção às etapas e também a empresa deve dar um suporte ao cliente com um sistema de orçamentode modo que ele possa ter um uniforme de qualidade e sem gastar altas quantidades de dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *