Conheça mais sobre as aulas para o seu filho(a)

Na busca por uma experiência de educação, aulas e aprendizagem cada vez mais completas e funcionais, as atividades precisam gerar no aluno prazer e engajamento.

Quando a escolha, os cursos e as famílias conseguem motivar os alunos, por meio de atividades complementare, as crianças desenvolvem experiências mais proveitosas, além de estabelecer conhecimentos diferenciais consistentes.

Alunos que praticam atividades fora do currículo comum e ultrapassam a teoria, apresentam importante elevação no rendimento, até mesmo de matérias tradicionais na escola, como matemática e português.

Mais do que internalizar os conteúdos trabalhados no currículo comum, para que os alunos terminem seus estudos com uma base sólida, é necessário que eles desenvolvam uma formação integral.

Na qual serão desenvolvidas outras habilidades cognitivas, motoras e afetivas. Na maioria das vezes, as próprias instituições de ensino oferecem aos alunos programações com outras atividades. Elas podem ser:

  • Esportivas;
  • Recreativas;
  • Musicais;
  • Gastronômicas;
  • Ensino de idiomas;
  • Monitoria;
  • Entre outros.

Elas devem ser escolhidas pelas crianças, de acordo com a área de interesse que melhor se configura à sua personalidade.

É nesse contexto que as aulas dão ao aluno uma importante autonomia, se tornando cada vez mais responsáveis pelo próprio desenvolvimento pessoal e de aprendizagem.

Algumas atividades são muito comuns e podem ajudar de formas diferentes nessa busca por crescimento:

Monitoria

Talvez o mais popular dessa lista, o reforço escolar aparece como aliado fundamental para o desenvolvimento da criança de forma individualizada. Embora o sistema de ensino proponha metas globais, cada aluno tem um tempo de aprendizagem diferente.

Com limitações ou maior força em determinada matéria, essa aula que se oferece mais atenção para um indivíduo especificamente, pode potencializar uma educação de qualidade.

Sanando dificuldades e tornando avanços possíveis, sem pressões desnecessárias, as aulas de reforço apresentam inúmeras vantagens.

Estas para a melhoria do processo de aprendizagem. E ajudam, muitas vezes, dos primeiros anos de estudo formais até à graduação.

Há ainda a alternativa de optar pela aula de reforço online. Por mais que ainda se tenha dúvidas sobre a qualidade do ensino online, cada vez mais professores interessantes estão se adaptando a esse universo.

O e-Learning, porém, é uma alternativa viável para o aprimoramento individual de aprendizagem e oferece outros benefícios, como flexibilidade de horários.

Já que o aluno teria liberdade de assistir às aulas no momento reservado para tal, sem adaptações na rotina; e a completa autonomia nos estudos.

Já que ao contrário das aulas tradicionais, o aluno consegue pausar vídeo-aulas e retomar os assuntos da forma que achar mais pertinente.

Atividades físicas

Com o objetivo de se fortalecer no mercado, cada vez mais escolas optam por firmar parcerias com academias e outras instituições, que promovam atividades físicas além da educação física.

Assumindo a responsabilidade de oferecer serviços mais completos e abrangentes, a escola ainda reduz custos. Além da parte mais burocrática, a questão da saúde do aluno deve ser um dos principais motivos de destaque.

Toda criança precisa de, aproximadamente, 60 minutos de atividade moderada à intensa todos os dias. Além disso, é importante que haja um desprendimento de televisões ou eletrônicos, dando preferência à movimentação.

Nesse contexto, a aula de natação pode oferecer o melhor de dois mundos. Além de tornar possível a incorporação de ações lúdicas durante as aulas, a atividade oferece benefícios como o desenvolvimento da musculatura.

Além da melhora da capacidade respiratória e circulação sanguínea; controle de peso; desenvolvimento da coordenação e do intelecto; melhora na qualidade do sono e do sistema imunológico.

A natação, além de estimular o crescimento da criança, oferece inúmeras melhorias que atingem tanto as habilidades físicas e cognitivas, como motoras e sociais.

Música

Um dos principais benefícios das aulas de música, é o estímulo do uso dos sentidos pelo aluno.

Qualquer experiência musical, independe do estilo ou mesmo dos instrumentos utilizados, oferece maior habilidade de observação, localização, etc. tanto para quem toca, como para quem escuta.

Ao introduzir a aula de violão, por exemplo, um dos instrumentos mais populares, a criança ganhará disciplina. Além de confiança, concentração e olhar crítico diante das manifestações artísticas.

É importante destacar o cuidado para que o aluno seja iniciado no básico e tenha seu próprio tempo de aprendizagem.

Continuando com o exemplo do violão, o aluno deverá ter o primeiro contato com um violão tradicional para depois ter aula de 7 cordas, com o violão de 7 cordas e suas peculiaridades.

É fundamental estar atento ao desenvolvimento das crianças, não apenas com as notas no boletim. Atividades extracurriculares podem auxiliar em avanços importantes para o futuro profissional da criança, fazendo com que se destaquem além do ensino formal.